TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Depressão é uma doença que afeta pessoas de formas diferentes e pode causar vários sintomas físicos

Por:   •  27/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

        

A Depressão e Seus Impactos Na Comunidade LGBT.

A depressão é uma doença que afeta pessoas de formas diferentes e pode causar vários sintomas físicos, psicológicos (mentais) e sociais. Um dos maiores sintomas são sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, baixa auto estima, etc.. O preconceito contribui para o aumento da depressão ,pois o intolerante afeta o indivíduo com agressões físicas e psicológicas, e muitas vezes a discriminação acontece por parte da família. Através de estudos, foi-se concluído, que a comunidade LGBT, por sofrer mais preconceito tem um maior índice de depressão e suicídios.

Mas por quê o preconceito persiste em pleno século 21? Será que falta mais discussões no âmbito escolar? Porque a depressão é ignorada e tratada como drama por parte de algumas pessoas? Será que a sua opinião a respeito de alguém não está violando o direito dela?

O objetivo desta pesquisa visa a diminuição dos índices de depressão na comunidade LGBT, que têm como a meta principal estudar o preconceito , discriminação e suas consequências, identificando as possíveis soluções para esses problemas. Especificando o índice de depressão na comunidade LGBT, que segundo a pesquisa da Unicamp (BARBETTA, DANIELA,2012) de 35% dos pesquisados apresentaram depressão e 10%, risco de suicídio. Já entre os heterossexuais, apenas 15% sinalizaram quadro depressivo e nenhum caso de tentativa ou intenção de se matar.

Portanto, no Brasil, por causa do forte preconceito social em torno da homoafetividade, uma porcentagem relevante de jovens se suicida. São três mortes por dia e até 1.000 por ano (DANCE,ONIX,2017).

Dessa forma, é importante reconhecer a necessidade de atenção a saúde mental dos LGBTS, pois a discriminação e violência incide diretamente no processo de adoecimento dessa população.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CLARA ROMAN. Preconceito aumenta risco de depressão, diz estudo. Disponível em: . Acesso em 28 de SET. 2017

BARBETTA ,DANIELA. Homossexualidades na adolescência: aspectos de saúde mental, qualidade de vida, religiosidade e identidade psicossocial”. Jornal da Unicamp. Campinas, 26 de março a 8 de abril de 2012.

REGIS, Tailson ; FALEIROS ,Iara ; WANDERLEI ,Abadio ;  ANGÉLICA ,Marta. O impacto da homofobia na saúde do adolescente. 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2014.

ONIX DANCE. 1.000 Jovens gays cometem suicídio por ano no Brasil por causa da homofobia. Disponível em: . Acesso em 2 de OUT.2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com