TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Detecção e Caracterização de Drogas de Uso

Por:   •  9/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Detecção e Caracterização de Drogas de Uso 

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

No nosso curso, definimos as técnicas cromatográfica, espectroscópicas e também a detecção de droga in vivo.

Faça a leitura da apostila de Detecção e Caracterização de Drogas de Uso e elabore um artigo opinativo sobre os vários tipos de detecção de drogas (sangue, urina, saliva e cabelo).

O texto deve ter entre 500 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas. Vale de 0 (zero) a 15 (quinze) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.

TAREFA 4.2

Um dos grandes problemas de saúde pública, social e econômica que estamos vivenciando no Brasil e no mundo tem sido o crescente abuso de drogas como cocaína,  álcool,  canabióides, anfetaminas entre outras. A análise dessas drogas vem sendo utilizada por diversos segmentos da sociedade e aplicada para verificar o uso de drogas no ambiente de trabalho, esporte e com finalidade forense1.

Os exames toxicológicos foram desenvolvidos para conseguir detectar se determinada pessoa esteve exposta à substâncias tóxicas ou faz uso de drogas lícitas ou ilícitas. A análise toxicológica para evidenciar o uso de drogas de abuso pode ser realizada em diferentes amostras biológicas, como urina, sangue, suor, cabelo, saliva1.

A urina é uma amostra extremamente tradicional, e consiste em um ultrafiltrado do sangue, formado continuamente pelos rins a partir do qual foram reabsorvidas substâncias essenciais ao metabolismo do organismo, como glicose, aminoácidos e seu uso é bem estabelecido.  Além  disso,  apresenta concentrações  elevadas  de  xenobióticos  e/ou  seus produtos de biotransformação, e em média, um indivíduo produz cerca de 1200 mL de urina, que é vantajoso para as análises apesar de ser uma amostra com grandes vantagens, é uma amostra que pode  ser facilmente  adulterada, o  tempo  de  detecção de  drogas  na  urina  é  de  um  curto intervalo de tempo (1 a 3 dias) o que permite somente a detecção do uso de substâncias recentemente e devido a muitos fatores alterarem a taxa de excreção na urina, é difícil fazer correlação com os efeitos provocados pela substância no organismo e somente detectar sua presença no organismo2.

Outra amostra convencional é o sangue. É uma amostra ótima para monitorização de fármacos de estreita margem terapêutica, pois fornece boa correlação com os efeitos das drogas no organismo e sua presença no sangue. Porém, sua coleta é invasiva e muitos fatores  podem  interferir  em  sua  análise,  como  o  uso  de  anticoagulante.  Além  disso,  na coleta,  fatores  como  região  anatômica  e  cinética devem  ser  levadas  em consideração  na  interpretação  dos  resultados,  pois  estes  podem  ser  alterados  devido  à diversos fatores, e também, deve-se tomar cuidado com a hemólise do material que pode ocorrer em caso de agitação vigorosa do recipiente de coleta, pois isso pode resultar em valores elevados de ferro ou potássio2.

Como matriz alternativa, a saliva  é  um  complexo  fluido  produzido  por  glândulas especializadas que é secretado na cavidade oral. Uma das maiores vantagens em se ter saliva como amostra, é a possibilidade da coleta não invasiva e assistida, o que pode não ser possível com a coleta de sangue e urina. Apesar disso, a quantidade de saliva como amostra varia entre 1-5 mL o que pode dificultar a análise quando comparado a quantidade  de  urina  que  pode  chegar  a  valores superiores  a  50mL . As substâncias pesquisadas em amostras de saliva são para exposições recentes, como até dois dias depois da exposição, como é o caso da maconha e de anfetaminas. Este intervalo varia de acordo com a natureza da substância 1.

O uso de cabelo e pelo como amostras biológicas tem ganhado cada vez mais destaque na detecção de drogas. Suas vantagens como facilidade de transporte, coleta não invasiva e larga janela de detecção tornam essa matriz biológica perfeita para o uso nos exames toxicológicos. Porém não é possível detectar o uso recente (ate uma semana), devido ao processo de incorporação na matriz  queratinizada  levar  dias . Alem  disso,  o  uso  de  tinturas,  tratamentos cosméticos como descoloração e permanentes podem afetar a estabilidade e retenção das drogas na matriz, pois estes causam danos a fibra capilar. Os  mecanismos  exatos  de  como  ocorre  a incorporação de drogas em cabelos ainda necessita de mais estudos, porem, assume-se que  essas  substancias  adentram  no  cabelo  por  meio  de  difusão  passiva  dos  capilares sanguíneos para as células da matriz e o fim da zona de queratinizarão do folículo capilar. Alem  de  virem  do  sangue,  essas  substancias  podem  passar  do  suor  e  sebo  da  pele  ao cabelo por meio de difusão, e também podem vir do ambiente externo, o que constitui outra desvantagem em relação ao uso de cabelo e pelos, pois gera falta da correlação entre a dose e a concentração do agente toxico no cabelo2,3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com