TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Insuficiência Cardíaca

Por:   •  23/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 3

A Insuficiência cardíaca (IC), trata-se de uma síndrome na qual o bombeamento do sangue é atenuado, o que impossibilita que as necessidades metabólicas sejam supridas.

Essa síndrome pode ser causada por mudanças estruturais e funcionais cardíacas. Apresentado sinas e sintomas típicos que resultam na: redução do débito cardíaco e/o das elevadas pressões de enchimento seja no repouso ou no esforço.

Então, fica evidente a associação do ciclo cardíaco - com suas duas funções: sistólica (contração saída do sangue) e diastólica (relaxamento entrada do sangue) - com a IC.

“A IC pode ser determinada de acordo com a fração de ejeção (porcentagem do sangue bombeado com cada batimento; preservada50% ou mais, intermediária entre 41 e49% e reduzida40% ou menos), a gravidade dos sintomas e o tempo e progressão da doença (diferentes estágios).”

Sobre a Epidemiologia, a IC se classifica como patologia grave, afetando, no mundo, mais de 23 milhões de pessoas.

Fatores de Risco -

A hipertensão arterial é fator de risco para desenvolvimento de IC, tanto por aumentar o risco de infarto do miocárdio quanto por levar a anormalidades na estrutura e na função cardíacas.

O tabagismo aumenta o risco da IC. Eu não vou me prender muito a explicar os fatores de rico.

Diagnostico e sintomas -

Sobre o diagnostico, eu quero destacar a Radiografia do tórax – seve para avaliação de cardiomegalia (crescimento do tamanho do coração) e congestão pulmonar (acúmulo de líquidos).

Eletrocardiograma - para avaliar sinais de cardiopatia estrutural como hipertrofia ventricular esquerda, isquemia miocárdica, áreas de fibrose, distúrbios da condução atrioventricular, bradicardia, que podem demandar cuidados e tratamentos específicos.

ecocardiograma – que é um exame de imagem que permite avaliar a função ventricular; a espessura parietais; função das valvas entre outra. Em um paciente com suspeitas de IC esses exames serão os principais para detectar as alterações estruturais cardíacas. Os demais estão relacionados com a forma de classificar a IC.

Tratamento –

Os Pacientes com IC se beneficiam da orientação multiprossional, Devemos enfatizar para os pacientes e cuidadores, as causas da IC, seu tratamento, o potencial de progressão e a importância do autocuidado diário (peso, atividade física, cuidados com dieta, uso regular dos medicamentos, monitorização dos sinais e sintomas de descompensação, como piora do cansaço, flutuações de peso e limitação funcional).

Gostaria de destacar aqui que em casos graves é necessário realizar o transplante do coração, para que o paciente não venha a óbito.

Medicamentos

Inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA) e bloqueadores dos receptores da angiotensina II  (BRA) – Ajudam a dilatar e relaxar os vasos sanguíneos. O BRA só será utilizado em pacientes que demostrem intolerância ao IECA.

Betabloqueadores – diminuem a frequencia cardíaca e pressão arterial e são idicados em IC reduzida.

Diuréticos - Os diuréticos são a classe terapêutica mais largamente utilizada em pacientes com IC para alívio de congestão de líquidos diminuindo assim os edemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com