TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução – Fármacos Antidepressivos

Por:   •  15/10/2019  •  Resenha  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução – Fármacos Antidepressivos

Os antidepressivos são fármacos eficazes para tratar transtornos depressivos, mas também são utilizados para tratar diversas doenças como transtornos de ansiedade, alimentares, distúrbios do sono, dor crônica e mal de Parkinson.

Os sintomas da depressão são sensações intensas de negatividade, na qual o indivíduo se encontra no quadro de melancolia, desespero, desesperança, incapacidade de sentir prazer em atividades do cotidiano, perda de vigor, pensamentos suicidas, entre outros.

Algumas pessoas tem depressão devido a alteração no equilíbrio de alguns neurotransmissores, e esses neurotransmissores ajudam a controlar as emoções.

Existem três mensageiros principais que são a serotonina, noradrenalina e dopamina. Os níveis deles aumentam ou diminuem, mudando nossas emoções.

Quando os neurotransmissores encontram-se em equilíbrio, sentimos a emoção certa para cada ocasião. Quando alguém está deprimido, significa que os mensageiros químicos não estão em equilíbrio. A partir desse ponto segui a teoria das monoaminas que propõe que a depressão se deve às deficiências das monoaminas em certos locais do cérebro.

I. Inibidores da monoamina-oxidase:

Inibem a enzima monoamina-oxidase que são as enzimas MAO-A e MAO-B, ambos metabolizam neurotransmissores e outras moléculas também. Os mais eficazes, atualmente, são os neurotransmissores inibidores reversíveis de MAO-A e todos eles aumentam consideravelmente as concentrações da serotonina, da noradrenalina e também da dopamina.

Eles aumentam esses neurotransmissores em nível cerebral e dependendo da área que esses neurotransmissores tem sua concentrações aumentadas, podemos observar euforia e excitação.

Os principais representantes IMAO é a Iproniazida, a Isocarboxazida e a moclobemida. Os principais fármacos que inibem a IMAO são: Fenelzina, Tranilcipromina, Isocarboxazida e Pargilina, esses por sua vez não são seletivos e seu modo de ação é irreversível. Temos também a Moclobemida que é seletivo para a MAO-A de forma reversível, a Clorgilina que é seletivo para a MAO-A de forma irreversível e a Seleginina que é seletiva para MAO-B de forma reversível.

-Mecanismo de Ação:

A norepinefrina assim como a serotonina ao ser liberada na fenda sináptica ela pode ser recaptada por transportadores específicos. Ao ser recaptada a amino biogênica vai ser rearmazenada na vesícula sináptica ou pode ser degradada pela enzima mitocondrial monoamina oxidase. Os inibidores vão inibir os IMAO impedindo que a amino biogênica seja degradada, consequentemente ela vai ser rearmazenda na vesícula sináptica e vai ser eliminada, promovendo assim a propagação do impulso nervoso.

-Reações adversas dos IMAOs:

Podem aparecer alucinações, confusão e convulsões (raras ocasiões) tremores, excitação, insônia e hiperidrose, agitação e comportamento hipomaníaco, Ganho de peso, Lesão hepática.

-Cuidados para pacientes que usam IMAO:

Se alguém que está tomando um IMAO e come algum alimento rico em tiramina pode ter uma crise hipertensiva. Pois a tiramina é uma amina pressora, composto nitrogenado da tirosina está presente m vários alimentos, provoca aumento súbito da PA.

-Interações Medicamentosas:

Os antidepressivos inibidores da MAO agem com outros antidepressivos como ATC potencializando os seus efeitos. Também agem com inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Interagem com precursores de aminas biogênicas e entre outros.

II- Antidepressivos Tricíclicos:

O mecanismo de ação dos ADT é inibir a recaptacao da Serotonina (5-HT) e Noradrenalina (NE) da fenda sináptica através do bloqueio dos transportadores da recaptação de 5-HT e NE. Eles potencializam a transmissão realizada pela 5-HT e NE. São indicados principalmente para depressões graves ou resistentes.

Os ADT apresentam esse nome porque na sua estrutura observamos três anéis, dois deles aromáticos e um anel com heteroátomo de nitrogênio. Os seus representantes são a Imipramina, Desipramina, Amitriptilina, Nortriptilina e Clomipramina.

Quando há seletividade os ADTs podem ser não seletivos, quando inibe a recaptação de NA e 5-HT, e seletivos, quando inibe apenas a recaptação de NA. Em virtude da sua falta de seletividade os ADTs além dos efeitos desejáveis estão relacionados com a inibição da recaptação de serotonina ou da noradrenalina. Os efeitos indesejáveis como o antagonista de receptores de histamínico do Tipo H1, ao inibir esses receptores os ADTs mostram o aumento do peso corporal e também geram sonolência.

-Uso Terapêutico:

Atualmente ela é usada com cautela devido à inibição de arritmias cardíacas e de outros problemas cardiovasculares graves. Os ADTs têm sido usadas para o tratamento da enxaqueca e de síndromes de dor crônica em inúmeras condições em que a causa da dor é desconhecida.

-Efeitos Adversos:

Visão borrada, retenção urinária, taquicardia sinusal, causam hipotensão ortostática, tonturas e taquicardia reflexa, disfunção sexual.

-Precauções:

Devem ser usadas com cautela nos pacientes com transtorno bipolar, mesmo durante seu estado depressivo, pois eles podem causar mudanças no comportamento maníaco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com