TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Por:   •  15/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

[pic 2]

Professor(a): Alessandra Azevedo do Nascimento - DISCIPLINA: Farmacodinâmica

Exercício de Fixação de Conteúdo: Farmacologia do Sistema Respiratório

Isadora Andrade de Sá

  1. Quais fatores são capazes de desencadear um processo asmático e como esta doença se caracteriza do ponto de vista imunopatológico?

Podem ser alergenos, irritantes ambientais, exercício, ar frio e indecções. Na asma, embora a maioria dos sintomas primários sejam devidos a broncocontrição, a causa subjacente consiste na inflamação alérgica das vias respiratórias. Isso desencadeia a formação de edema, inflitração de células inflamátorias, hiperplasia das células caliciformaes, aumento de secreção de muco e fibrose subepitelial.

  1. Quais as classes de fármacos utilizados para tratar a asma e qual a finalidade terapêutica de cada classe?

São utilizados fármacos broncodilatadores, que revertem o broncoespasmo da fase imediata e anti-inflamátorios, que inibem ou previnem os comoponentes inflamátorios de ambas as fases.

  1. Indique o esquema terapêutico para cada situação listada abaixo:
  1. Asma leve.

Broncodilatador de curta duração

  1. Quando apresenta dispnéia mais de uma vez por dia.

Acrescentar um corticóide inalatório regular

  1. Asma sem controle mesmo com uso de corticosteróide inalatório.

Acrescentar broncodilatador de longa duração; pode usar teofilinas e antagonistas de leucotrienos (montelucastes) – também tem efeito poupador de corticosteróice; aumentar a dose do corticosteróde inalatório até o máximo recomendado

  1. Asma sem controle.

Pode acrescentar um corticóide oral regular.

  1. Qual o papel dos broncodilatadores no tratamento da asma?

O papel dos broncodilatadores causam o relaxamento do músculo liso brônquico, revertendo o broncoespamo da fase imediata.

  1. Que fármacos podem ser utilizados como broncodilatadores no tratamento de doenças pulmonares? Descreva o mecanismo de ação farmacológica para cada classe.

Agonistas β-Adrenérgicos:

  • A droga atua sobre o receptores ligado à proteína G, que ativa a adenilciclase (ATP → AMPC). Estimulam os receptores β1 e/ou β2 –adrenérgicos; os receptores β2 ocorrem na maioria das artérias, pulmões e músculo uterino, estão relacionados a broncodilatação e vasodilatação.

          Antimuscarínicos:

  • Os antaganoistas muscarínicos usados no tratamento asmatico são os brometos de ipratrópio. Eles atuam inibindo os receptores M1 e M3, sem agir sobre o M2.

          Metilxantinas:

  • As xantinas causam inibição da fosfodiesterese, aumentando a quantidade de AMPc. Isso aumentará a contrabilidade do diafragma que melhora a respitação. Os medicamentos usados são a teofilina e aminofilina.

          Antagonistas dos leucotrienos:

  • Atuam sobre os recpetores cisteinil-leucotrienos - CysLT1. Isso acontece por antagonizarem competitivamente a cisteinil-leucotrienos. Os medicamnetos utilizados são Montelucaste e Zafirlucaste.

  1. Cite dois exemplos de agonistas β2-adrenérgicos de curta e longa duração, o tempo médio de duração de efeito de cada classe, a via de administração utilizada e as condições em que cada uso é indicado.

Longa duração:

  1. Salmeterol: o efeito broncodilatador dura aproximadamente 12 horas, sendo a via de administraçao usada a inalatória. São fármacos que, associados à terapia de manutenção com corticosteróides inalatórios, atuam para o melhor controle dos sintomas.
  2. Formoterol: possui efeito de aproximidamente 12 horas, sendo mais utilizada a via inalatória. O início de ação do formoterol é rápido, semelhante ao dos b2 de curta duração (um minuto), sendo indicado para o controle da asma e pode ser usado como droga de resgate.

          Curta duração:

  1. Salbutamol: o efeito dura aproximadamente de 4 a 6 horas, sendo mais administrado por via inalatória. Os broncodilatadores b2-agonistas de curta ação são as medicações de escolha para o alívio dos sintomas da asma.
  2. Terbutalina: : o efeito dura aproximadamente de 4 a 6 horas, sendo mais administrado por via inalatória. Os broncodilatadores b2-agonistas de curta ação são as medicações de escolha para o alívio dos sintomas da asma.

  1. Quais os principais efeitos indesejáveis dos agonistas β2-adrenérgicos? Explique o por que do surgimento de tais efeitos.

Os efeitos estão relacionados à dose administrada que são causadas por ação em receptores extrapulmonares, sendo comuns nas administrações oral e parenteral, mas incomuns na inalatória.

  1. Em relação as metilxantinas responda:

  1. Quais as metilxantinas farmacologicamente ativas?

Teofilina

  1. Qual o principal fármaco terapêutico desta classe?

Teofilina

  1. Que mecanismo de ação boncodilatadora é atribuído a estes fármacos?

Promovem inibição das fosfodiesterases que hidrolisam AMPc e GMPc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (569.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com