TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DE TRABALHO E CLASSES SOCIAIS, INSERÇÃO NA SOCIDADE E DESAFIOS DO PROFISSIONAL DE FARMACÊUTICO RECÉM SAÍDO DA UNIVERSIDADE

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA[pic 1]

ISABEL NASCIMENTO

RHAIZA FREITAS

TATIANE NASCIMENTO

RELAÇÃO DE TRABALHO E CLASSES SOCIAIS, INSERÇÃO NA SOCIDADE E DESAFIOS DO PROFISSIONAL DE FARMACÊUTICO RECÉM SAÍDO DA UNIVERSIDADE

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

             

Salvador- BA

2017

ISABEL NASCIMENTO

RHAIZA FREITAS

TATIANE NASCIMENTO

RELAÇÃO DE TRABALHO E CLASSES SOCIAIS, INSERÇÃO NA SOCIDADE E DESAFIOS DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO RECÉM SAÍDO DA UNIVERSIDADE

Atividade apresentada para obtenção de nota na disciplina de Estudos Sócio-antropológicos do curso Bacharelado em Farmácia da Universidade do Estado da Bahia.

Docente: Nelson Amaral

Salvador- BA

2017

RELAÇÃO DE TRABALHO E CLASSES SOCIAIS, INSERÇÃO NA SOCIDADE E DESAFIOS DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO RECÉM SAÍDO DA UNIVERSIDADE

Uma atividade profissional surge, na divisão social do trabalho, com o intuito de sanar determinada necessidade. Quando as demandas sociais se tornam mais complexas, a ponto de as profissões existentes já́ não conseguirem mais ser suficientes, também surgem novas profissões. Da mesma forma, certa profissão pode deixar de existir, ao deixar de existir a necessidade que ela sanava.

A profissão do farmacêutico é uma das mais antigas da humanidade. Desde a antiguidade os seres humanos buscavam entre as plantas a cura de doenças. A história da farmácia vai está diretamente ligada à busca de extrair conhecimentos da cura de doenças a partir das plantas, pela preocupação com a saúde, o surgimento dos primeiros medicamentos e do farmacêutico.

As relações de trabalho no âmbito capitalista visam o lucro e a valorização de capital. Para isso se produz mercadorias que possuem valor de troca, comprando a força de trabalho dos operários. Isso faz com que a função de uma profissão esteja ligada ao valor de troca do produto resultante de seu trabalho, e não do seu valor de uso. O papel social de uma profissão é a função que o trabalhador exerce no cotidiano da sociedade.

O papel social do farmacêutico é, num olhar superficial, obter e gerar lucro. Num olhar mais profundo, essa profissão depende de seus instrumentos (se a utilização deles será vendável, como a venda de medicamentos e insumos farmacêuticos), da forma como esses instrumentos são utilizados, etc.
Assim, é possível inferir que é uma profissão útil, produz valor de troca, emprega instrumentos (técnicos e psicológicos), de determinada forma que seja obtido o produto desejado.

O farmacêutico, hoje em dia, atua em diversas frentes.  Essas áreas abrangem testar substâncias, estudos sobre a composição e a criação de novos de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados, entre outras funções.

A necessidade social dos instrumentos de trabalho do farmacêutico (majoritariamente medicamentos e insumos farmacêuticos) existe, tanto para a população, que precisa de cuidados de saúde, quanto para o capitalista, que tem nesses instrumentos meios de conseguir lucro.

A saúde é um direito complexo que envolve o completo bem-estar físico e mental. Isso inclui uma boa alimentação, moradia, segurança, dentre outros aspectos que não podem ser adquiridos com medicamentos ou cuidados hospitalares. O Estado tem o dever de ofertar serviços acessíveis à população, a fim de garantir seus direitos básicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (139.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com