TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA FARMACÊUTICA

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

                                                         [pic 1]

                        Paloma Bierhals

                        Tecnologia Farmacêutica I / 4º semestre

INFLUÊNCIA DE EXCIPIENTES FARMACÊUTICOS EM REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS

Os excipientes são substâncias fundamentais existentes nas formulações de medicamentos, porém existem efeitos adversos neles.

Alguns exemplos são os edulcorantes que são utilizados para modificar o gosto ruim de alguns fármacos. Eles são alguns açucares como aspartame, o sorbitol, a lactose, a sacarina e o cliclamato de sódio, podendo ser cancerígeno como uma das reações adversas.

Os corantes servem para melhorar a aparência do medicamento, um exemplo é o amarelo de tartazina que é responsável por 2% das reações adversas da população, como a hipersensibilidade com manifestações de anafilaxia, bronco constrição, urticária, dores abdominais, vômitos, dermatite de contato, rinite e angiodema.

Os conservantes que são substâncias adicionadas a produtos farmacêuticos e cosméticos para prevenir ou retardar a deteorização microbiana. Os conservantes que podem causar efeitos adversos são os parabenos, o cloreto benzalcônio, o benzoato de sódio, o álcool benzílico entre outros.

Os parabenos tem como principal reação adversa o hipersensibilidade.

O cloreto benzalcônio, esse conservante pode causar a diminuição da função pulmonar, reação de hipersensibilidade em pacientes asmáticos e pode agravar a rinite medicamentosa causada por descongestionantes nasais.

Álcool benzílico usado em cosméticos e medicamentos injetáveis, utilizado como antibacteriano, antifúngicos, com alta concentração pode ser utilizada como anestésico e antipuriginoso, tem seu principal efeito adverso em recém-nascidos, pois é conjugado com glicina no fígado e excretado na forma de ácido na urina, e os recém-nascidos não tem essa rota de metabolização completamente formada.

Antioxidantes são utilizados em alimentos para que eles não se oxidem e percam seu efeito. Um deles é o sulfito podendo causar diarreia, náusea, vômito, cólicas abdominais, tontura, urticária, edema loca, cefaleia, alteração na frequência cardíaca, inconsistência, como e principalmente as relacionadas ao trato respiratório, como sebios dispneia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com