TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Relatório do Estágio Supervisionado III

 Farmácia Hospitalar

Itabuna – Ba

Maio 2013

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Docentes: Glesley Vito

 Maria das Graças como

Discente: Letícia Matos de Oliveira,

7º semestre do curso de Farmácia Noturno.

Itabuna – Ba

Maio de 2013

Sumário

  1. Introdução.....................................................................................................4,5
  2. Caracterização do Campo de Estágio.................................................6,7,8,9

2.1 O município de Itabuna

  1. Seleção e Programação de medicamentos............................................9
  2. Aquisição de medicamentos................................................................11
  3. Distribuição de medicamentos............................................................12
  4. Dispensação de Medicamentos..........................................................12
  5. Atividades desenvolvidas.....................................................................13
  6. Conclusão.........................................................................................................14
  7. Referências..........................................................................................15

Introdução

A farmácia hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa,onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares. A execução de suas atividades é ligada aos resultados para o paciente e não apenas a serviços.

 Desde sua seleção até sua dispensação,velando a todo momento por sua adequada utilização no plano assistencial, econômico, investigativo e docente. O farmacêutico tem,portanto,uma importante função clínica,administrativa e de consulta.

Segundo a  legislação que regulamenta o exercício profissional da Farmácia em Unidade Hospitalar temos como conceito:“Uma unidade técnico-administrativa dirigida por um profissional  farmacêutico, ligada funcional e hierarquicamente a todas as atividades hospitalares”. (Resolução nº. 300, de 30 de janeiro de 1997)

.O estágio supervisionado III,foi realizado no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (HBLEM),Itabuna, no período de 18 de ABRIL de 2013 a 08 de MAIO de 2013, tendo como objetivo desenvolver atividades específicas do farmacêutico na área hospitalar com isso adquirir conhecimento  e prática  no que é determinado como funções do profissional.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

 Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães

O Hospital de Base é público, foi fundado em 27 de setembro de 1998 e desde então atende pacientes do próprio município que é Itabuna e das cidades em volta, em torno de 206 municípios ao todo.

O hospital presta assistência na área de Angiologia/pós –cirúrgico  ,Clinica médica, Neurologia/neurocirurgia e Traumatologia. São elas distribuídas em quatro enfermarias (A – Angiologia e ortopedia; B- Clínica Médica; C- Neurotraumatologia - ; D- Pós-Cirúrgica), aproximadamente 200 leitos ao todo, porém em funcionamento 30 por enfermaria. Tem o CTI (Centro de Tratamento Intensivo) o qual apresenta médicos e enfermeiros exclusivos com disponibilidade e apenas 12 leitos ativos.Possui também ala de Psiquiatria onde os pacientes podem adquirir atendimento  e medicamentos, mas permanecem lá até 72 horas,depois encaminhados para o São Judas ( Hospital específico). E para pronto- atendimento ou emergência existe um pronto socorro (encontra-se em reforma). Dispõe de uma verba do SUS aproximada de 1,5 milhões, contribuição da prefeitura municipal, e doações para atender as necessidades do mesmo.

Cada enfermaria possui um posto de dispensação dos medicamentos, é utilizado o sistema de distribuição individualizado. Somente no pronto-atendimento a solicitação é diferente ,pois a enfermagem já solicita uma quantidade de medicamento que supra a demanda por todo o dia.

.Farmácia do Hospital de Base

 O espaço é inapropriado para a quantidade de medicamento que é recebido, o que pode causar uma danificação dos mesmos. Não são armazenados em condições exigidas como deveria,a começar pelos palets que são de madeira e deveriam ser de propileno e temperatura inadequada. Violam a lei da portaria 344 por não possuírem controle adequado dos fármacos controlados (apenas de estoque), compartimentos em bins individualizados e por reposição, enquanto deveria ter salas apropriadas para etiaquetagem e selagem ,mantendo comprimidos separados de injetáveis e centro cirúrgico. Não atendem a demanda de medicamentos para os pacientes por falta de verba.

 *Os profissionais farmacêuticos responsáveis tem as funções básicas de selecionar (padronizar), requisitar, receber, armazenar, dispensar e controlar os medicamentos , bem como de analisar possíveis interações medicamentosas, porém a assistência farmacêutica dificilmente ocorre pela pequena quantidade de profissionais contratados.

Seleção e Programação de medicamentos

De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) o passo inicial para a efetiva implementação de uma política de medicamentos essenciais baseia-se na seleção dos mesmos para posterior elaboração de um Formulário Terapêutico. A seleção de medicamentos é considerada o eixo do Ciclo da Assistência Farmacêutica e as demais atividades desse ciclo são desenvolvidas tomando como base os medicamentos selecionados, tanto na atenção ambulatorial quanto na hospitalar. O Hospital de Base utiliza a RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) como norteadora para desenvolver a lista de medicamentos essências, além de tomar como base o perfil epidemiológico da população atendida, sendo que os medicamentos selecionados devem ser aqueles cuja eficácia seja comprovada e baseada em ensaios clínicos controlados e que demonstrem efeito benéfico à espécie humana.O hospital não possui uma CFT (Comissão de Farmácia e Terapêutica) que deveria ser a comissão responsável por essa seleção, sendo assim desenvolvida pelo farmacêutico de acordo as necessidades do hospital. O planejamento de compra é anual, e realizado através do pregão eletrônico. Porém o recebimento é mensal, uma vez que a CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) não tem estrutura para armazenar todos os medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (226.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com