TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Por:   •  7/11/2017  •  Dissertação  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

 

 

 

     

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA   

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAS   

CURSO SERVIÇO SOCIAL  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  

ANA MEIRE MACHADO DOS SANTOS  

  

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

  

 

  

  

Retrospectiva do filme: História do movimento político das pessoas com deficiência no  Brasil 

  

  

  

 

 

 

 

 

 

  

  

  

Salvador  

2017.2 

 

  

  

  Este filme descreve com detalhe de riqueza a luta as dificuldades e as conquista dos deficientes , e quando ainda precisa de melhorias  neste Brasil para que ele possa ser um local igualitário onde o Estado possa por em pratica suas obrigações e o cidadão seja ele deficiente ou não possa usufruir plenamente os seus direitos com dignidade. 

      Final de 1970 – início do movimento de pessoas deficientes, que antes eram invisíveis na sociedade, institucionalizadas ou reservadas apenas ao âmbito familiar. Todas as ações em torno da pessoa deficiente tinham como base a caridade e na a cidadania ou a conquista dos direitos. Estes começaram a falar por si, uma vez que nenhuma deficiência pode limitar a vida. 

       A uma conquista importante no Brasil Imperial, onde foi construído o Instituto Benjamim Constant, primeiro instituto trazendo o Braille e para educação para as pessoas cegas.  

       Após  em 1856, tivemos também o Instituto Nacional para Educação de Surdos. Nesse momento, passa a receber um espaço de ensino formal, deixando de ser considerado como uma pessoa incapaz a margem da sociedade. 

       A Pestalozzi, por exemplo, passou a oferecer os primeiros cursos sobre estimulação precoce e o trabalho com pessoas com deficiência 

Com o surto de polio foram criado alguns centros de reabilitação, mais quando os usuarios deixavam a instiruição ficavam por conta propria, e não havia um movimento de inclusão de fato na sociedade. 

      Em 1980 ocorreu o primeiro  encontro das entidades das pessoas com deficiência  no Distrito Federal, algo que chamou a minha atenção, pois a comunicação com as associações das capitais era falha, e quando se reunião poderam perceber que defendiam as mesma causas, dentro das suas necessidades. A viagem foi cansativa pois pessoas ficam nos hotéis , a maioria foram acolhidas pelo Corpo de Bombeiro. Escolas públicas  e privadas, sendo que mesmo com toda a ajuda eles tiveram  muitas dificultas, pois estes locais não fora projeta para o acesso de pessoas com necessidades especiais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (173.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com