TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE METALOFARMACOS

Por:   •  8/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Francisco das chagas Sousa dos santos

Curso: Farmácia                    Modalidade: EAD            Período: 3°

Matricula: 01442731

Disciplina: Química geral e Inorgânica         Professar/tutor: Ricardo de Sousa silva

                                                                                                                                       

                                                   TERESINA 2022

                    UTILIZAÇÃO DE METALOFARMACOS

         Alguns metalofarmacos já são utilizados para tratamentos de doenças como tumores de cabeça, pescoço e testículos um deles é a cisplatina e seus derivados e sulfadiazina de prata que tem função antibacteriana e é aplicada na forma de pomada.

        Cisplatina a partir de sua formula (NH3)2CI2 e possível observar a sua composição e projetar sua estrutura, e bastante utilizada no tratamento de tumores / cancros que surgem no pescoço, cabeça e testículos seu mecanismo de ação tem como base a ligação do tipo covalente ao DNA, com formação de adultos, o que dá origem a ligações Inter e intracadeias as quais levam alterações estruturais apoptose. Mas existem algumas contraindicações, a cisplatina não pode ser utilizada em pacientes com insuficiência renal pré - existente e com deficiência auditiva ou em pacientes com mielodepressão.

       O uso da cisplatina pode ocasionar diarreia, anorexia, alopecia, erupção cutânea, astenia. Também foram observados alguns casos de infarto do miocárdio, arterite cerebral e síndrome hemolítica urêmica.

       Sulfadiazina de prata possui na sua formula C10H9AgN4O2S na qual é possível observar a sua composição e projetar sua estrutura, sendo muito utilizada em casos de queimaduras, o seu mecanismo de ação dar se através do íon de prata que provoca precipitações das proteínas, agindo, assim de forma direta na membrana citoplasmática que compõe as células das bactérias, exercendo assim a ação bactericida de forma imediata, e a ação bacteriostática de forma residual.

       A sulfadiazina de prata e contra indicada em casos de gravidez, crianças prematuros e recém-nascidos, quando a área que se deseja tratar for superior a 25% da superfície total do corporal queimada. Além disso, não e recomendado seu uso durante o período de amamentação.

        Existem evidencias na literatura de que a sulfadiazina de prata é toxica para o crescimento de queratinócitos e fibroblastos.

        Com o surgimento da pandemia do coronavírus (COVID19) o uso de metalofarmacos esta em evidencia. Por ser um composto químico que leva metal em seu principio ativo, já existem vários estudos e pesquisa em relação ao uso de metalofarmacos para combater surtos virais.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com