TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES FARMACIA HOSPITALAR

Por:   •  15/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 8

PROVA – Farmácia Hospitalar e gestão

1)A SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS é um processo contínuo, multidisciplinar e participativo, que deve se desenvolver baseado na eficácia, segurança, qualidade e custo dos medicamentos a fim de assegurar o seu uso racional. (Organização Panamericana de la Salud, 1987). São objetivos da seleção de medicamentos: 

I - Promover o uso racional de medicamentos assegurando o acesso aos fármacos seguros, efetivos e com qualidade. 

II - Minimizar custos do tratamento selecionando os medicamentos com critérios científicos e econômicos.

III - Realizar controle do uso dos medicamentos e estudos de utilização de medicamentos.

IV - Padronizar condutas terapêuticas baseadas em evidências científicas. 

V - Desenvolver mecanismos de gestão de risco que assegurem segurança e eficiência do plano terapêutico e garantam qualidade na assistência.

É possível afirmar que estão corretas:    b) I, II, III, IV e V

2)A ergonomia no trabalho está relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do serviço. Sobre os tipos de ergonomia, podemos afirmar: 

I – Ergonomia física considera a postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.            

II - Ergonomia cognitiva envolve tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

III - Ergonomia organizacional inclui formas de comunicação, projeto de trabalho participativo e cooperativo, organização do tempo, como realiza o trabalho em grupo e em rede. 

IV – Ergonomia social onde se avalia como é o comportamento social, como se veste, como se preocupa com os outros. 

É possível afirmar que estão corretas:   c) I, II e IV apenas.

3) O sistema de dose unitária exige o preparo de medicamentos em que o farmacêutico avalia a prescrição identificando se o medicamento, a via e a dose são compatíveis, identifica o diluente e as embalagens corretas para os medicamentos; no preparo, identifica corretamente o destinatário do medicamento preparado, minimizando os erros de troca de paciente ou de medicamento. Dentre os itens de segurança que esse sistema oferece ao atendimento de saúde, podemos citar: 

I – Permite a verificação dos erros de medicação e fidelidade das doses. 

II - O farmacêutico, ao realizar a avaliação da prescrição e o preparo, identifica interações medicamentosas, reações adversas e outras causas do uso do medicamento. 

III – No preparo e no acondicionamento, observa as características do fármaco. 

IV - Proporciona melhor segurança, rastreabilidade e identificação dos medicamentos. 

V - Racionaliza o processo de distribuição, eliminando os estoques periféricos e reduzindo custos. 

É possível afirmar que estão corretas:    b) I, II, III, IV e V.

4) O combate à emergência e à propagação de bactérias resistentes aos antimicrobianos e ao desenvolvimento de novos mecanismos de resistência exige uma abordagem conjunta e articulada de vários segmentos governamentais, dos profissionais de saúde e de toda sociedade (ANVISA, 2017). São princípios básicos do uso adequado de antimicrobianos:

I - Abordagem clínica do paciente independentemente da realização de um adequado diagnóstico etiológico.

II – A escolha do antimicrobiano deve observar o padrão de suscetibilidade do provável agente infectante e o local da infecção acessível ao ATB. 

III – Atenção ao tempo no uso de profilaxia Antimicrobiana. 

IV – Observar o momento correto para administração do ATB.

V – Observar as situações especiais do paciente: idade, gestação, lactação, insuficiência renal, insuficiência hepática, alergia anterior.

É possível afirmar que estão corretas:   b) II, III, IV e V apenas.

5) Home Care é o termo em inglês para a assistência médica domiciliar. Na atualidade, essa modalidade de assistência é uma exigência do SUS e da saúde suplementar. Tem como objetivo permitir a desospitalização precoce dos pacientes e tem como principais usuários pacientes com doenças crônicas e com grande dependência para cuidados da vida diária e de enfermagem. As atribuições do farmacêutico na Assistência Domiciliar são regulamentadas pela Resolução nº 386/2002 do Conselho Federal de Farmácia (CFF). São atribuições do farmacêutico no home care: 

I - Prestar orientações para o uso, indicações, interações (medicamentosas e/ou alimentares), efeitos colaterais.

II – Orientar uso de medicamentos administrados por sondas (enterais e nasoenterais). 

III - Guarda, administração e descarte de medicamentos para a equipe multidisciplinar, para o paciente e seus familiares. 

IV - Gerenciar o armazenamento para garantir que o medicamento e os produtos para a saúde cheguem ao domicílio do paciente de forma segura e com qualidade.

É possível afirmar que estão corretas:   b) I, II, III e IV.

6) Na grande maioria dos hospitais e clínicas do Brasil, os medicamentos injetáveis são manipulados nas unidades de internação pela equipe de enfermagem. Com a implantação do setor de misturas intravenosas, essa prática é assumida pela farmácia apresentando as seguintes vantagens:

I - Garantia de estabilidade e esterilidade do medicamento preparado.

II – Análise e triagem das prescrições médicas realizadas pelo farmacêutico quanto à compatibilidade entre os componentes de uma preparação.

III - O farmacêutico pode antever os possíveis problemas no preparo de administração (concentração e velocidade) dessas preparações, solicitando alterações na prescrição médica ou informando a equipe de enfermagem sobre como proceder em casos especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (263 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com