TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos graxos

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 10

DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DA FRAÇÃO LIPÍDICA DE CÁPSULAS CONTENDO ÓLEO DE LINHAÇA, ÓLEO DE PEIXE E ÓLEO DE ABACATE POR CROMATOGRAFIA GASOSA

Elenita Bastos Almeida Costa[1]*

RESUMO

Os ácidos graxos da fração lipídica das cápsulas do óleo de linhaça Triple Ômega 3-6-9, do óleo de peixe Ômega 3 EPA/DHA e do óleo de abacate Flora 7 Ervas foram estudados através da cromatografia em fase gasosa. Utilizou-se o conteúdo das cápsulas como matéria-prima, procedeu-se a extração dos lipídios e, em seguida, a metilação. Após estas etapas, realizou-se a extração dos ésteres metílicos dos ácidos graxos, onde foi efetuada a determinação qualitativa e quantitativa dos ácidos graxos através da análise cromatográfica. A análise qualitativa dos ácidos graxos foi realizada através da comparação dos tempos de retenção da amostra padrão com os da amostra-teste e leitura na curva construída com o logaritmo do tempo de retenção contra o número de carbonos. Já para a análise quantitativa desses ácidos utilizou-se as áreas sob os picos apresentados nos cromatogramas obtidos, sendo os resultados expressos em valores de massa. Sobre os resultados obtidos, estes foram comparados com os valores referenciados nos rótulos dos suplementos alimentícios analisados e, com isto, foi possível observar que grande parte das amostras possuíam variações no teor de ácidos graxos acima dos limites referenciados (variação de 20%) na Resolução RDC nº 360/2003.

PALAVRAS-CHAVE: Lipídios. Ácidos graxos.

1 INTRODUÇÃO

O crescente mercado dos produtos naturais, aliado ao interesse dos consumidores na prevenção de doenças, tem pressionado a indústria alimentícia na busca por produtos mais saudáveis e direcionado pesquisas nesse sentido. Em tal contexto, os alimentos funcionais ganharam destaque pelos efeitos benéficos que promovem à saúde (ANJO, 2004).

Composição, qualidade e aproveitamento de alimentos estão inseridos no conceito de segurança alimentar e nutricional. Essa questão, no Brasil, tem gerado ações no sentido de se adotar uma Política Nacional de Alimentação e Nutrição – política através da qual planos, programas e projetos são incentivados quanto à sua elaboração e readequação (BRASIL, 1999).

Os ácidos graxos são os principais constituintes dos lipídios e, em geral, possuem longas cadeias de ácidos carboxílicos. Mais de 50 tipos foram identificados na natureza, sendo que todos estes contém um número par de átomos de carbono. Destes, poucos são ramificados – alguns são ácidos graxos insaturados, que contém uma ou mais ligações duplas.

Os ácidos graxos estão presentes nas mais diversas formas de vida, desempenhando importantes funções na estrutura das membranas celulares e nos processos metabólicos. Em humanos, os ácidos linoleico (18:2n-6, AL), alfa-linolênico (18:3n-3, AAL) e oleico (18:1n-9) são necessários para manter sob condições normais as membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos. Esses ácidos graxos também participam da transferência do oxigênio atmosférico para o plasma sanguíneo, da síntese da hemoglobina e da divisão celular, sendo denominados essenciais por não serem sintetizados pelo organismo a partir dos ácidos graxos provenientes da síntese de novo (MARTIN et al., 2006).

2 MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Obtenção e armazenamento das amostras

As análises foram realizas nas cápsulas contidas nos potes do óleo de linhaça Triple Ômega 3-6-9, do óleo de peixe Ômega 3 EPA/DHA e do óleo de abacate Flora 7 Ervas. Os critérios de escolhas das cápsulas foram do tipo randomizado. Deve-se frisar que estas estavam armazenadas em local à temperatura ambiente.

2.2 Esterificação

Inicialmente, foram pesados separadamente 25mg do óleo contido nas cápsulas de cada um produtos em tubos de ensaio com tampa e com rosca. Posteriormente, foram adicionados com uma pipeta de precisão 1,5 mL de hidróxido de sódio (NaOH) 0,5N em metanol (MeOH) nos tubos de ensaio. Após esta etapa, o tubo foi cuidadosamente fechado, passando nitrogênio de alto teor de pureza a fim de garantir uma atmosfera inerte.

Os tubos foram aquecidos à temperatura de ebulição da água (100°C) por um período de 10 minutos. Passado isto, cada tubo foi retirado do banho, resfriado e adicionado com auxilio da pipeta volumétrica 2,0 mL de trifluoreto de boro (BF3) em metanol, seguido pelo seu fechamento em atmosfera inerte e vedação.

As amostras foram novamente conduzidas ao banho por um período de 40 minutos e, após esse tempo, resfriadas com água corrente. Em seguida, foram adicionados 2,0 mL de isooctano com posterior agitação no vortex por cinco minutos. Após, foram adicionados 5,0 mL da solução saturada de cloreto de sódio (NaCl) e posterior agitação no vortex.

Após a separação das fases, foram retiradas cuidadosamente com uma pipeta Pasteur de vidro a fase superior de cada amostra (contendo iso-octano e ésteres metílicos de ácidos graxos). Em seguida, tais fases foram armazenadas em frascos âmbar de 5,0 mL, mantendo a atmosfera inerte até o momento da análise por cromatografia gasosa (CG).

2.3 Análise cromatográfica dos ésteres metílicos de ácidos graxos

Os ésteres de ácidos graxos foram analisados em um cromatógrafo gasoso CP 3800 (Varian), utilizando uma coluna capilar CP-WAX 58 (FFAP) CB (25m X 0,25mm X 0,2μm) equipado com detector de ionização de chama (CG-DIC). Os fluxos dos gases foram de 1,3 mL.min-1 para o gás de arraste H2; 30 mL.min-1 para o gás auxiliar (make-up) N2; e 30 e 300 mL.min-1 para os gases da chama H2 e ar sintético, respectivamente. A razão de divisão (split) da amostra foi de 1:100. A temperatura da coluna foi programada a 150ºC por 16 minutos, sendo então elevada para 180ºC a uma taxa de 2°C.min-1, permanecendo nesta temperatura por 20 minutos. Em seguida, a temperatura foi elevada para 210ºC a uma taxa de 5ºC. min-1, permanecendo nesta temperatura por 20 minutos. As temperaturas do injetor e detector foram de 250°C e 280ºC, respectivamente. A esterificação e a injeção (1μL) foram realizadas em triplicata para cada amostra analisada. A quantificação foi realizada por normalização das áreas dos picos, e a identificação dos picos por comparação dos tempos de retenção das amostras com os de padrões de ésteres metílicos de ácidos graxos (Sigma189-19 USA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (282.9 Kb)   docx (196.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com