TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises clinicas

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 10

3° BIMESTRE

ANALISES CLINICA

Sangue total tem fibrinogênio

Plasma = obtido quando coloca anticoagulante (sem fibrinogênio)

Soro= obtido quando não tem anticoagulante.

Tubo vermelho – sem anticoagulante; Tubo cinza – fluoreto de sódio; Tubo azul – citrato; Tubo roxo – EDTA; Tubo verde – heparina sódica; Tubo branco – EDTA + fluoreto de sódio.

Sangue total aumenta a [ ] de alguns compostos.

Os anticoagulantes são:

HEPARINA: inibir o processo de coagulação a protombina e se transformar em trombina, ativa a antitrombinaIII que inibe a trombina, está inibindo ainda mais a trombina.

Melhor anticoagulante

Gasometria arterial

Não preserva eritrócitos

Causa agregação plaquetaria

Inibe fatores de coagulação = trombina

Elevado custo. Se tiver que dosar o fator de coagulação não usa a heparina.

EDTA:  vai quelar o cálcio, se liga no cálcio e não deixa o cálcio disponível para atuar na cascata de coagulação e preserva componentes celulares do sangue.

CITRATO DE CALCIO: elimina o cálcio da via de coagulação, dosa os fatores de coagulação.

Não preserva eritrócitos

Casos de emergência

Exames de coagulação sanguínea

Revestido pela adição de cálcio

FLUORETO DE CALCIO: inibe a enzima enolase que inibe a glicólise não deixa que os eritrócitos usem a glicose. Dosa a glicose, vai permanecer e não vai ser utilizada, vai ser o que realmente está na corrente sanguínea.

FATORES QUE INTERFERE:

HEMÓLISE: por agitação forte, onde tem o extravasamento dos constituintes das hemácias. Pode liberar mais ferro muito maior do que tem lá dentro. A cor interfere na leitura; quanto maior a cor, maior a absorbância. SORO OU PLASMA ICTÉRICO: tem a coloração amarela que vai interferir na leitura do espectrofotômetro. SORO OU PLASMA LIPÊMICO: não consegue fazer a leitura correta, aí tem que diluir.

VARIÁVEIS PRÉ-ANALÍTICOS: alimentação, cigarro, pipetagem, pode alterar.

VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS:

VARIAÇÕES FISIOLÓGICAS:

Postura corporal: volume sanguíneo, posição supina 600 a 700 ml; aumento de 10% na concentração de proteínas. Se o volume é menor tem um aumento da concentração dos constituintes sanguíneos.

Exercício físico: aumento da glicose sanguínea; aumento da atividade de enzimas; diminuição de colesterol e triglicerídeos; aumento de ureia, ácido úrico, creatinina e tiroxina (indicativo de função renal).

Variação circadiana: Variação diária, diminuição durante o dia e aumento durante a noite. Durante o dia tem uma concentração de cortisol e no período da tarde tem uma concentração menor. Glicose também logo após a alimentação dá alterado.

Ciclo menstrual: altera a aldosterona que atua no rim. Controla a reabsorção de íons e água. No período pré-ovulatorio, 2x maior aldosterona na retenção de liquido é muito aumentada. Secreção de catecolaminas – meio do ciclo; concentração plasmática de colesterol e triglicerídeos – meio do ciclo; concentração plasmática de ferro diminuída – início da menstruação.

Dieta: proteínas que mais altera o exame de sangue.

Ingestão de alimentos: jejum noturno de 10 a 14 horas – tempo ideal.

Vegetarianismo: diminui concentração de LDL, VLDL E HDL.

Mal nutrição: diminui concentrações de proteínas, albumina e Y globulina (anticorpos) falta de proteínas - tem falta de ingestão de aminoácidos.

Jejum e inanição: Corpos cetonicos = cetonas, B- hidroxibuterato, acetoacetato.

ESTILO DE VIDA:

Tabagismo: aumenta a concentração de glicose, hormônio do crescimento, colesterol, triglicerídeos, cortisol, concentração de leucócitos. Níveis menores de IgA, IgG e IgM.

Ingestão de álcool: Etanol -> acetaldeido -> acetato -> acetil COA -> forma os corpos cetônicos, triglicerídeos que forma o fígado gorduroso.  

VARIAVES NÃO CONTROLADAS:

Idade: Contagem de hemácias e hemoglobina maiores = bilirrubina. Diminui depuração de creatinina IgG, IgM, T3 e hormônios sexuais.

Raça: Negros: proteínas totais, IgG e IgA, CK (Creatino – Quinase), LD (lactato desidrogenase), mais elevada.

Sexo: Homens: tem aumento de albumina, cálcio, magnésio, colesterol, LDL, aminoácidos, creatinina, ureia, ácido úrico. Mulheres: Y-globulina está aumentada.

AGUA REAGENTE E ESPECTROFOTOMETRIA

AGUA REAGENTE: para o laboratório clinico -> agua com uma quantidade mínima de contaminantes (íons, matéria orgânica e microrganismo) capaz de atender a diferentes aplicações.

AGUA TIPO I: Agua destilada, agua de osmose reserva. Dosagem de traços de alimentos, testes que requerem máxima precisão e exatidão, preparações de calibradores e controle.

AGUA TIPO II: Enzimologia, testes gerais de laboratório, corante de coloração.

Microbiológica (sistema não esterilizados); Reagentes sem preservativos.

AGUA TIPO III: Preparação de meios de cultura, limpeza geral de vidraria, procedimentos qualitativos.

AGUA ESPECIAL: Preparações de soluções injetáveis, exames microssomais; HPLC.

PROCESSOS DE PURIFICAÇÃO:

DESTILAÇÃO: passa do estado liquido para o gasoso, passando por um processo de condensação, depois por resfriação e forma agua na forma liquida novamente.

Vantagem: é um processo simples, barato. Desvantagem: porque utilizar uma grande quantidade de agua.

DEIONIZAÇÃO OU TROCA IÔNICA: Presença de íons tem a troca de carga na amostra. Oque tiver negativa se liga na carga – e o positivo se liga no +.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com