TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Microbiológica De Água Em Uma Comunidade Quilombola De Um Município Do Agreste De Pernambuco

Por:   •  23/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 5

JADILANDIA CORDEIRO ALVES

JOÃO RICARDO VILAR

MARIA JOSE DE TORRES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE UM MUNICÍPIO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

[pic 1]

Caruaru/PE

 2022

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE UM MUNICÍPIO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Farmácia do Centro Universitário Mauricio de Nassau UNINASSAU – Caruaru como parte dos requisitos parciais para obtenção do título    de Bacharel em Farmácia.

Orientador: MSc Efrain Naftali Lopes Soares.

Caruaru-PE

 2022

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE UM MUNICÍPIO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

A banca examinadora do Trabalho de Conclusão de curso, em sessão pública realizada em        /        /        , considerou o trabalho        .

 [pic 2]

Prof. Efrain Naftali Lopes Soares (Uninassau Caruaru)

             [pic 3]

 

      Profª. Nathana Yngreti Marques Magalhães (Uninassau Caruaru)

 

[pic 4]

Prof.Felippe Anthony Barbosa Correia (Uninassau Caruaru)

Caruaru-PE

 2022

¨Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim” (Nikola Tesla) 

AGRADECIMENTOS

A Deus, por nos guiar nesta caminhada, por nos abençoar, nos iluminar e nos dar forças e coragem para alcançarmos nossos objetivos.

Aos nossos pais, por sempre estarem ao nosso lado, nos ensinando valores, acreditando em nois e nos apoiando em todas nossas decisões.

À turma de 2018.1, pelos momentos vivenciados, experiências compartilhadas e pelas amizades construídas, em especial aos integrantes do grupo Geneses, so nós sabemos os percausos enfrentados.

Aos professores, pelos grandes ensinamentos em sala de aula.

À nosso orientador Prof Efrain Naftali Lopes Soares, pela paciência, dedicação, cumplicidade e pelos excelentes direcionamentos acadêmicos fornecidos durante a orientação deste trabalho e nosso convivio acadêmico. Muito obrigado.

A UNINASSAU CARUARU, pela oportunidade de aprender não só assuntos acadêmicos, mas também aprender a enxergar o mundo fora da nossa bolha social e por ter contribuído em nossa formação profissional e pessoal.

A Secretária de Saúde do Município de Agrestina – PE, pelo apoio logistico e confiança para a realização desta pesquisa, na pessoa da Secretaria municipal de saude Dra. Maria Gheizianne Silva Farias.

 

A todos, que contribuíram de maneira direta ou indiretamente para realização desse trabalho.

RESUMO

A água é um bem de extrema importância para a sobrevivência do ser humano, e para que isso ocorra é necessário que seu fornecimento esteja dentro dos parâmetros pre estabelecidos pelos Órgãos de vigilância em saúde, que irão atestar a sua qualidade. Sabemos que em muitos casos, as comunidades mais afastadas dos centros urbanos, não possuem a mesma oferta de água tratada como os da zona urbana, utilizando-se de poços ou nascentes, muitas vezes, sem um tratamento básico ou até mesmo uma cloração, que iria diminuir a ocorrência de algumas patologias.O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica da água oferecida a Comunidade Quilombola Pé de Serra dos Mendes, localizada no município de Agrestina no interior de Pernambuco, com a finalidade de identificar a presença de Coliformes Fecais e Escherichia Coli, através da técnica de substratos cromogenicos. Foram coletadas cerca de 40 amostras em 23 domicilios, sendo estas coletas divididas em duas etapas, uma no dia 05 de outubro de 2022 e a outra no dia 19 de outubro de 2022, sendo as amostras em saquinho de 100 ml, contendo pastilha de tiossulfato de sódio.: As coletas foram feitas em diversos pontos de consumo de cada habitação visitada, em seguida encaminhadas  ao laboratorio de microbiologia d Centro Universitario Maurício de Nassau -  UNINASSAU Caruaru, afim de inocular-mos o substrato cromogênico nas amostras, levando-as á estulfa em uma temperatura media de 35°C a 37°C por 24 horas, para que possamos identificar atraves de uma câmara ultravioleta, com uma luz a 360 nm, que nos indicará no caso de fluorenscência da amostra a presença de Escherichia Coli e Coliformes Fecais. Os parâmetros microbiológicos encontrados após a inoculação das amostras, para Coliformes Fecais e Eschericha Coli se mostraram positivos para todas as amostra, indicando assim que a água ofertada na comunidade não está em conformidade com a Portaria de nº. 888 de 7 de maio de 2021, do Ministério da Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com