TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas e Pipetagem

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

MEDIDAS E PIPETAGEM

  1. INTRODUÇÃO

A pipeta é um instrumento volumétrico para medir a taxa de líquido com bastante precisão, existem diferentes tipos de pipetas, como por exemplo:

Pipeta volumétrica: com essa pipeta é possível transportar apenas uma determinada quantidade de volume.

Pipeta de graduada: possibilita a sucção de variáveis quantidades de líquidos.

Pipeta eletrônica: essas mircopipetas são mais utilizadas quando requer uma precisão maior, as pontas são geralmente descartáveis para que não haja contaminação das substâncias e o líquido fica na parte removível para uma melhor retirada.

Cada pipeta é mais bem utilizada em determinado experimento, no experimento feito em sala a pipeta utilizada foi a eletrônica para que houvesse um aprendizado diferente e uma maior precisão.

  1. OBJETIVOS

Utilizar corretamente micropipetadores.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Para o uso correto das micropipetadoras é sempre importante lembrar que não se pode colocá-la em qualquer lugar, não utilizar a mesma ponteira para diferentes substâncias, sempre deixa-la na posição vertical quando não estiver em uso para uma maior duração da mesma e é sempre recomendável limpar a ponta da pipeta regularmente.

As micropipetas não são recomendáveis para matérias voláteis e materiais viscosos, os voláteis fazem com que aumente a pressão interna fazendo gotejar e os viscosos deixam o deslocamento da amostra mais lento.

Para obter-se uma melhor precisão é necessário uma pré-lavagem da ponteira sempre que for utilizá-la, sempre mudar a ponteira para as diferentes substancias utilizada, pressionar o botão de modo lento e enquanto aspira é recomendável manter a ponteira a uma profundidade constante abaixo da superfície do liquido.

  1. CONCLUSÃO

Conclui-se que através da prática é possível se aprofundar no manuseio correto das micropipetas, já que as mesmas são muito frágeis.

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GAMA, A. et al.Micropipetas: Funcionamento, uso correto e manutenção –2009 – – Acesso em: 16/06/2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (298.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com