TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Práticas Educativas em Saúde

Por:   •  14/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.561 Palavras (19 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA - IESFAVI

Curso: Farmácia

Disciplina: Práticas Educativas em Saúde

Adriely de Freitas Rodrigues

Luciene de Souza Domingos

Scheila Suely Claudina Florencio

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)

Prof.ª. Drª. Cláudia Janaina Torres Müller

Vitória, ES

2022

INTRODUÇÃO

A Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) que, atualmente são conhecidas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), tem sido um grande problema para saúde pública em vários países. Existem diversos tipos de IST’s, algumas assintomáticas, com sintomas leve e outras mais graves, podendo ser mais severas. Algumas infecções sexualmente transmissíveis podem causar a morte, seja por danificar o sistema imunológico, como é o caso do HIV, ou por aumentar o risco de malignidade, como é o caso da hepatite B e do HPV. Outras complicações comuns das IST’s são infertilidade, lesão uretral e doença inflamatória pélvica. Faremos uma rápida revisão dos tipos mais comuns de ISTs. Vamos falar sobre como ela se espalha e os sintomas mais comuns. E concluindo, com nosso jogo educativo que tem como prioridade as práticas educativas de saúde, orientar as pessoas sobre a prevenção e cuidados.

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST’s)

O termo DST’s foi alterado recentemente pela Organização Mundial da Saúde, que agora passa a ser definido como IST’s, infecções sexualmente transmissíveis. É raro, mas ainda assim é possível contrair e transmitir a doença, sem ter sintomas. Por isso, o indicado é realizar exames quando exposto a qualquer risco de contaminação.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são transmitidas na maioria das vezes por contato sexual sem proteção, entretanto, existem diversas formas de contaminação. Por exemplo, o HIV e a hepatite B e C podem ser transmitidos de mãe para filho por meio de agulhas contaminadas, transfusões de sangue ou durante a gravidez. Se houver lesões na boca, a sífilis pode ser transmitida pelo beijo. Os piolhos pubianos (chatos) podem se espalhar através de toalhas ou roupas íntimas.

Podem se manifestar de diversas formas, as mais comuns são verrugas anogenitais, ferimentos, corrimentos, ardência ao urinar, dor pélvica, lesões de pele e aparecimento de ínguas. São alguns exemplos de IST’s: Cancro Mole, Pediculose Pubiana, Clamídia, Gonorreia, Hepatite b, Hepatite c, Herpes Genital, HIV(AIDS), HPV, Sífilis e Tricomoníase.

CANCRO MOLE

É uma IST causada pela bactéria Haemophilus ducreyi, que normalmente se manifesta como úlceras na região genital. É também conhecido pelo nome de cancroide. Inicialmente, com dor de cabeça, febre e fraqueza. Pode aparecer uma íngua, que talvez pode dificultar os movimentos da perna ao andar. Esse caroço pode drenar uma secreção purulenta esverdeada ou misturada com sangue.

PEDICULOSE PUBIANA

Conhecida como chato, uma doença contagiosa que é causada por um inseto parasita Phthirus púbis(piolho), a infecção é semelhante a que ocorre no couro cabeludo quando há infestação de piolhos. Não é transmitido apenas pelo contato sexual, com toalhas, lençóis e roupas intimas que tiveram contato com os pelos pubianos. O sintoma mais comum é a coceira nas áreas onde tem pelos.

CLAMÍDIA

É uma IST, que na maioria das vezes causa infecção nos órgãos genitais, podendo afetar também a garganta e os olhos. Ela pode afetar homens e mulheres com vida sexual ativa. Geralmente nas mulheres os sintomas aparecem como corrimento amarelado, sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais, dor ao urinar e/ou durante as relações sexuais. Já nos homens, ardência ao urinar, corrimento uretral com a presença de pus e dor nos testículos. Podendo levar a algumas complicações como por exemplo: infertilidade, dor na região pélvica, dor durante as relações sexuais e complicações na gestação.

GONORREIA

É uma IST causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, que infecta especialmente a uretra, causando inflamação no canal que liga a bexiga ao meio externo. É transmitido através do contato sexual sem o uso do preservativo. Causa inflamação no canal da uretra, dor ou ardor ao urinar, saída de secreção purulenta amarelo-esverdeada pela uretra. Na maioria das mulheres infectadas não apresentam sinais e sintomas. Já os homens podem apresentar ardor e esquentamento ao urinar, podendo haver corrimento ou pus, além de dor nos testículos.

HEPATITE B

É uma IST causada pelo vírus da hepatite b, conhecido como, HBV. É classificada em dois tipos: Hepatite aguda, onde melhora rapidamente e sozinha; Hepatite crônica, que é mais severa, podendo levar ao câncer do fígado. Na hepatite aguda os sintomas mais comuns são: Febre, cansaço, dor abdominal e nas articulações, náuseas, vômitos e perda de apetite. Já na hepatite aguda, as complicações mais comuns, são a cirrose e o câncer no fígado.

HEPATITE C

A hepatite está ligada a inflamação do fígado, a hepatite c é causada pelo vírus da hepatite c, também conhecido como, HCV. É também classificada em dois tipos de infecção: Aguda e crônica. A infecção aguda normalmente é assintomática, e a infecção crônica tem grande possibilidade de desenvolver uma cirrose hepática. É transmitido através do sangue contaminado ou ato sexual. Os sintomas mais comuns na hepatite aguda são: O cansaço, náuseas, pele amarelada, dor abdominal e mal-estar. Na hepatite crônica são: Urina escura, perda de peso, perda de apetite, coceira pelo corpo ou até mesmo ao câncer do fígado.

HERPES GENITAL

Uma IST causada pelo vírus herpes simplex, que é caracterizada pelo surgimento de úlceras erosivas, precedidas ou não por pústulas e/ou vesículas, podendo ser acompanhadas ou não de dor, ardor, sangramento e ínguas regional. No tipo 1, a contaminação é causada quando ferimentos na boca e é transmitida pelo sexo oral. Podem conter lesões avermelhadas com pequenas bolhas muito dolorosas e de localização variável na região genital, as quais evoluem para pequenas úlceras arredondadas. Febre, mal-estar, dores no corpo e ardência ao urinar, com ou sem retenção urinária. Ínguas dolorosas na região da virilha. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com