TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Problema Clínico

Por:   •  18/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

Descrevendo a situação

Paciente, chega na farmácia no município de Ibicaraí e solicita o medicamento dexa-citoneurin injetável sem receita medica. O atendente (sem identificação e sem uniforme), pergunta se ira aplicar o medicamento na farmácia. Paciente pergunta pelo farmacêutico e é informado que o mesmo não se encontra no estabelecimento. Paciente indaga sobre quem irá aplicar e o atendente informar que é uma funcionaria antiga, atendente de caixa. No momento de ir pagar o medicamento a cliente indaga a funcionaria quanto a sua capacitação para aplicação de injetáveis, e a mesma responde que aprendeu dentro da própria farmácia com o dono do estabelecimento. A mãe da paciente observa que no alvará do estabelecimento não consta nada sobre o serviço de aplicação. Pela necessidade de tomar o medicamento, a cliente resolve que irá fazer a aplicação com a funcionaria (caixa).

Após o pagamento, a funcionaria pede que a cliente a acompanhe, as duas entram no escritório do proprietário onde as aplicações são feitas, a cliente sentiu um cheiro desagradável que vinha do banheiro do escritório cuja porta encontrava-se aberta, sem fazer o registro do serviço a ser prestado uma vez que não existe livro para isso, a funcionaria avisa que irá deixar o medicamento guardado para o dia seguinte, antes de aplicar a funcionaria acha o aspecto físico do medicamento estranho, porem resolve aplicar mesmo assim. No momento da aplicação em que a paciente estava com roupa abaixada, o dono do estabelecimento juntamente com sua esposa entra na sala do escritório, ao perceberem que tinha paciente pedem desculpas e saem da sala.

O descarte do material perfuro cortante foi feito em lixo comum (estabelecimento não tem Manual de boas práticas nem PGRSS).

A paciente começa a passar mal após aplicação e a funcionaria ao procurar endereço e telefone para o socorro percebe que não há lista com estabelecimentos de saúde mais próximo disponível. Preocupada a mãe pegou a embalagem do medicamento e percebeu que este encontrava-se vencido.

Indagados sobre o procedimento tanto a funcionaria que aplicou o medicamento como o dono do estabelecimento informaram que nunca foram orientados pelo farmacêutico sobre o assunto. Afirmaram ainda que o farmacêutico mora em outro município que vai na farmácia uma vez no mês e que nunca questionou aplicação de injetáveis pela funcionaria já que ela tinha muito tempo executando o procedimento.

Indagações

1. Paciente, chega na farmácia no município de Ibicaraí e solicita o medicamento dexa-citoneurin injetável sem receita medica;

2. O atendente (sem identificação e sem uniforme);

3. Paciente pergunta pelo farmacêutico e é informado que o mesmo não se encontra no estabelecimento. Paciente indaga sobre quem irá aplicar e o atendente informar que é uma funcionaria antiga (atendente de caixa);

4. A cliente indaga a funcionaria quanto a sua capacitação para aplicação de injetáveis, e a mesma responde que aprendeu dentro da própria farmácia com o dono do estabelecimento;

5. A mãe da paciente observa que no alvará do estabelecimento não consta nada sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com