TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas e Tratamento do Hipotireoidismo Subclínico

Por:   •  12/11/2023  •  Artigo  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 4

MATERIAL DE APOIO - ARTIGO SOBRE HIPOTIREOIDISMO SUBCLÍNICO

Título: "Causas e Tratamento do Hipotireoidismo Subclínico"

Justificativa do Tema:

O hipotireoidismo subclínico, uma condição caracterizada por níveis elevados de hormônios estimulantes da tireoide (TSH) e níveis normais de hormônios tireoidianos, é uma condição clínica que merece atenção devido à sua prevalência e potencial impacto na saúde. Compreender as causas subjacentes e estratégias eficazes de tratamento para o hipotireoidismo subclínico é crucial para melhorar o manejo clínico dessa condição e prevenir complicações futuras.

Delimitação do Estudo:

Este estudo concentra-se na análise das causas e opções de tratamento do hipotireoidismo subclínico em adultos. A pesquisa não abordará outras condições tireoidianas, como hipotireoidismo clínico ou hipertireoidismo, nem será aprofundada em abordagens terapêuticas específicas não relacionadas ao hipotireoidismo subclínico.

Problema de Pesquisa:

Quais são as principais causas do hipotireoidismo subclínico e quais estratégias de tratamento são mais eficazes na normalização dos níveis de TSH em pacientes com essa condição?

Questionamento do Problema:

Quais são os fatores de risco associados ao desenvolvimento de hipotireoidismo subclínico?

Como o hipotireoidismo subclínico afeta a função tireoidiana e a saúde geral dos pacientes?

Quais são as opções de tratamento disponíveis para pacientes com hipotireoidismo subclínico?

Qual é o medicamento e segurança dessas opções de tratamento?

Como as características individuais dos pacientes influenciam a resposta ao tratamento do hipotireoidismo subclínico?

Objetivo Geral:

O objetivo geral deste estudo é investigar as causas e estratégias de tratamento do hipotireoidismo subclínico, contribuindo para uma compreensão abrangente dessa condição clínica.

Objetivos Específicos:

Revisar a literatura científica para identificar os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de hipotireoidismo subclínico.

Avaliar o impacto do hipotireoidismo subclínico na função tireoidiana e na saúde global dos pacientes.

Analisar as opções de tratamento disponíveis, incluindo terapia com hormônios tireoidianos e disciplinas não farmacológicas.

Investigar a eficácia e segurança das opções de tratamento, considerando parâmetros clínicos e laboratoriais.

Explorar como características individuais, como idade, sexo e comorbidades, influenciam a resposta ao tratamento do hipotireoidismo subclínico.

Esses objetivos específicos orientam a pesquisa para uma abordagem abrangente da problemática do hipotireoidismo subclínico, proporcionando uma base sólida para a compreensão e gestão eficaz dessa condição clínica.

Metodologia

A elaboração deste estudo se deu pelas seguintes etapas: escolha do tema e apuração da hipótese, da pesquisa para concepção  da revisão,  criação  de critérios  para inclusão,  exclusão  de amostragem / estudos  para buscar  na literatura, definir  o conceito  das informações  a serem apresentadas  dos estudos selecionados  ou seja, categorização dos estudos; analise  dos estudos  inclusos na revisão; interpretação da apresentação da revisão dos resultados. Como questão norteadora foi formulada a seguinte indagação: Quais são as evidências científicas relacionadas à utilização de fitoterápicos no controle da ansiedade?  

O estudo investigativo exploratório, analítico e descritivo constituiu-se de uma revisão de literatura especializada realizada no período de março a junho de 2023 em quatro bases eletrônicas: Google acadêmico, Periódicos Capes, PubMed e SciELO. Os descritores utilizados foram: depressão, ansiedade, plantas medicinais, tratamento, diagnóstico, fitoterapia, fitoterápicos, Kava-kava, com seus respectivos termos na língua inglesa, utilizando o operador booleano “e” e “and”, restringindo o período de publicação entre 2019 e 2023.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com