TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colesterol Total e Frações

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 6

Richard Souza Costa – RA 679356-8

COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES


Richard Souza Costa – RA 679356-8

COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES

Síntese de arquivo científico sobre Colesterol Total e Frações do curso de Farmácia apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Profº Luiz Henrique de Moura


INTRODUÇÃO

Do modelo de vista bioquímico existem quatro lipídeos mais relevantes para o organismo, sendo eles os fosfolipídios, ácidos graxos, colesterol e triglicérides. No atual trabalho iremos abordar sobre o colesterol total e suas frações.

O Colesterol total é um tipo de lipídeo que é encontrado de forma natural no organismo dos seres humanos e animais. Possuindo uma função vital no corpo, pois faz parte da composição das membranas celulares, sendo encontrados nos tecidos nervosos, músculos, cérebro, pele, coração, intestinos e fígado. Em torno de 70% (setenta por cento) do colesterol, é produzido pelo fígado, enquanto os outros 30% (trinta por cento) é proveniente de alimentos ricos em gorduras, açúcares e carboidratos. Sendo precursor dos hormônios esteroidais, ácidos biliares e vitamina D.

As lipoproteínas que são compostas de lipídeos em seu interior e proteínas no exterior e são responsáveis por permitir a solubilização e transportes dos lipídeos, pois as mesmas são substancias hidrofóbicas, em meio aquoso plasmático.

Dentro dos colesteróis totais, existem suas frações, sendo eles o colesterol bom (HDL), o colesterol ruim (LDL) e as triglicérides (VLDL).

O colesterol bom ou HDL (High Density Lipoproteins – Lipoproteína de alta densidade) tem como função de transportar gordura para fora das artérias e veias, fazendo o transporte reverso do colesterol, onde são captadas pelo receptores SR-B1 para levá-las até o fígado e assim eliminá-las pela bile ou fezes.

O Colesterol ruim ou LDL (Low Density Lipoproteins – Lipoproteínas de baixa densidade) possui apenas conteúdo residual, que quando capturadas por células hepáticas ou periféricas, ficam esterificadas para depósito por ação da enzima Acil-CoA (colesteril aciltransferase (ACAT).

Seus altos níveis presentes no organismo, acarretam maior acúmulo de colesterol nas artérias e veias, causando doenças cardiovasculares, dislipidemias, dentre outras doenças. Vale ressaltar que não é apenas por conta da dieta desregulada, que há o acúmulo de colesterol ruim nas artérias, várias doenças metabólicas, alteram a ação metabólica do organismo, causando disfunção no fígado, dentre outros órgãos.

 O Triglicerídeo ou VLDL (Very Low Density Lipoproteins – Lipoproteína de densidade muito baixa), são as lipoproteínas mais comum no nosso corpo, pois é através dela que possuímos energia para fazermos as reações metabólicas do organismo, sendo assim para possuirmos reservas energéticas para momentos de adrenalina, momentos de jejum prolongado ou para momentos de alimentação insuficiente. Seu acúmulo além de se dar em tecidos adiposos há também nas paredes das artérias e veias, aumentando muito as chances de doenças cardíacas. O modo mais fácil de conseguir esse tipo de proteína é através da alimentação, mais precisamente dizendo carboidratos e açúcares.

Para descobrir os níveis de colesterol no organismo o profissional da saúde terá que colher uma amostra de sangue, com o paciente em jejum de 12 horas.

Colesterol Total

Valores de Referência

Crianças e Adolesc.

Maiores de 20 anos

Diabéticos

Desejável

< 150mg/dL

< 200 mg/dL

< 200 mg/dL

Máximo

150 – 169 mg/dL

200 – 239 mg/dL

-----

Alto

> 170 mg/dL

> 240 mg/dL

-----

Colesterol HDL

Valores de Referência

Crianças e Adolesc.

Maiores de 20 anos

Diabéticos

Baixo

< 45mg/dL

< 40 mg/dL

-----

Desejável

-----

> 60 mg/dL

> 45mg/dL

Colesterol LDL

Valores de Referência

Crianças e Adolesc.

Maiores de 20 anos

Diabéticos

Ótimo

-----

< 100 mg/dL

< 100 mg/dL

Desejável

< 100 mg/dL

100 - 129 mg/dL

-----

Máximo

100 – 129 mg/dL

130 – 159 mg/dL

-----

Alto

> 130 mg/dL

160 – 189 mg/dL

-----

Muito Alto

-----

> 190 mg/dL

-----

Triglicerídeo ou VLDL

Valores de Referência

Crianças e Adolesc.

Maiores de 20 anos

Diabéticos

Desejável

< 100mg/dL

< 150 mg/dL

< 150 mg/dL

Máximo

100 – 129 mg/dL

150 – 199 mg/dL

-----

Alto

> 130 mg/dL

200 – 499 mg/dL

-----

Muito Alto

-----

> 500 mg/dL

-----

Como citado acima, não é apenas a dieta desregulada que causa o aumento do colesterol no organismo, existem doenças que causam disfunção metabólica. Abaixo iremos citar algumas causas de colesterol alto, dando ênfase em algumas doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (187.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com