TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Polímeros

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

 POLÍMEROS

  1. Conceito de Polímeros

Polímeros são macromoléculas formadas a partir da união de muitas unidades estruturais menores (os monômeros).

[pic 1]

  1. Conceito de Monômeros, Dímeros e Trímero

Monômeros são moléculas de baixa massa molecular capazes de se ligarem a outros monômeros, originando os polímeros. A união de duas moléculas de monômeros recebe o nome de dímero. Trímero é a união de três moléculas de monômeros que são formadas em processos de polimerização.

[pic 2]

Dímero

[pic 3]

Trímero

  1. Reação de Polimerização

Polimerização é quando um monômero se agrupa sucessivamente a outro, produzindo o polímero, dímero e trímero. Pode ser dividida em dois grupos

  • Adição
  • Condensação

3.1) Adição

Os polímeros de adição são macromoléculas resultantes na união de monômeros idênticos sem que haja perda de massa, são obtidos por meio da soma dos reagentes. Apresentam obrigatoriamente no mínimo uma ligação dupla entre os carbonos.

A formação do polietileno a partir do etileno é um exemplo de polimerização por adição. O polímero formado é utilizado na fabricação de brinquedos, garrafas e sacolas plásticas.

[pic 4]

Polietileno

3.2) Condensação

Os polímeros de condensação são macromoléculas resultantes da união de um único tipo de monômeros ou de dois tipos diferentes, que ao se unirem liberam água ou outra substância de estrutura simples. Neste tipo de polimerização, os monômeros não precisam apresentar necessariamente duplas ligações entre os carbonos.

A formação do amido a partir de glicose é um exemplo de polimerização por condensação. Quando duas moléculas de glicose se unem, forma a molécula de maltose e desprende-e água. A maltose pode continuar adicionando moléculas de glicose nas suas extremidades, originando o amido.

[pic 5]

Molécula de Amido

  1. Tipos de Polímeros

4.1) Polímeros Naturais ou Orgânicos

Polímeros naturais são moléculas biológicas, ou seja, produzidas por organismos vivos.

4.1.1) Carboidratos

REFERÊCIAS

Blog do ENEM. 2014. Revisão de Química – Polímeros e a reação de polimerização. Disponível em: www.blogdoenem.com.br/quimica-polimeros-polimerizacao/. Acesso em: Outubro/2015

LISBOA, Julio Cezar. Química, 3° ano: Ensino Médio (Coleção Ser Protagonista). 1° edição. São Paulo: Edições SM, 2010. 464p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (84.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com