TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Célula- Membrana e Especialidades

Por:   •  31/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

UNINASSAU

Amanda Cristina e Mylena Cardoso

Relatório de Aula

Recife,05 de setembro de 2017

Estrutura da membrana

Medindo cerca de 8 nm de espessura (1nm = 0,000001mm), a membrana plasmática só pode ser observada ao microscópio eletrônico. Ela é formada principalmente por fosfolipídios, proteínas e uma pequena quantidade de glicídios. A estrutura da membrana plasmática foi descoberta gradualmente.

A dupla camada de Lipídios

O lipídio mais comum na membrana é o fosfolipídio, disposto em uma camada dupla. Os fosfolipídios apresentam uma região apolar, que se dissolve bem nas cadeias de carbono dos lipídios, que são apolares, e outra região polar que se dissolve na água (que também é polar). Na parte polar estão o glicerol e o ácido fosfórico, além de uma substância com nitrogênio. A parte apolar é formada por 2 cadeias de carbono ácidos graxos.

As proteínas da membrana

A maioria das proteínas está mergulhada na dupla camada de lipídios, interrompendo sua continuidade; são as proteínas integrais. Outras, as proteínas periféricas, que não estão mergulhadas na dupla camada, mas aderidas a extremidade de proteínas integrais.

Os glicídios da membrana

Os glicídios são formados por pequenas cadeias de monossacarídeos (em geral com até 15 unidades) e estão localizados na face externa da membrana. Alguns se ligam aos lipídios, formando glicolipídios, mas a maioria está ligada as proteínas, constituindo as glicoproteínas.

Como as substâncias atravessam a membrana

De modo geral, podemos dizer que as substâncias atravessam a membrana de duas maneiras: por transporte passivo e por transporte ativo. No transporte passivo, uma substância move-se de uma região mais concentrada para outra onde está menos concentrada. Nesse caso não há gasto de energia nesse deslocamento. No transporte ativo, ocorre o inverso a substância move-se contra um gradiente de concentração (gradiente indica variação), havendo consumo de energia pela célula.

Transporte passivo por difusão

A difusão é a capacidade que partículas (átomos, moléculas ou íons) de gases e líquidos tem de se espalhar uniformemente por todo o espaço disponível. Esse fenômeno ocorre porque o movimento das partículas do gás e do líquido é constante e aleatório (ao acaso)

Difusão simples e Difusão facilitada

Moléculas pequenas e apolares como o oxigênio e o gás carbônico, passam com facilidade pelos lipídios da membrana. A passagem de moléculas pela parte lipídica de regiões de maior concentração é chamada de difusão simples e ocorre sem gasto de energia. Moléculas polares um pouco maiores, como a glicose e os aminoácidos, e os íons de sódio e potássio, por exemplo atravessam a membrana passando através de proteínas especiais, no processo denominado difusão facilitada. Essas proteínas carregadoras são específicas para cada tipo de substância e algumas funcionam com enzima, ligando-se à molécula de um lado da membrana e soltando-a do outro lado.

Osmose

É a passagem de água de uma solução para outra através de uma membrana semipermeável ou de permeabilidade seletiva. Quando uma solução tem pressão osmótica maior é chamada hipertônica, em relação a que perde água; esta é hipotônico em relação àquela. Quando as duas soluções apresentam a mesma pressão osmótica dizemos que são isotônicas.

Pressão osmótica (PO)

Também chamada de sucção interna ou sucção vacuolar (Si), tende a encher o vacúolo; Pressão Osmótica é a pressão que deve ser aplicada à solução para evitar que ocorra o fluxo osmótico, ou seja, a passagem de solvente do meio mais diluído para o meio mais concentrado através de uma membrana semipermeável.

Osmolaridade

Osmolaridade é a quantidade de partículas dissolvidas em um determinado solvente, é a medida que expressa o nível de concentração dos componentes de diversas dissoluções.

Transporte ativo

O movimento de substâncias através da membrana em sentido contrário (         ) com gasto de energia é chamado transporte ativo. Ele depende de proteínas carregadoras especiais que, com grande consumo de energia se combinam com a substância de um lado da membrana e as soltam do outro lado. A proteína muda de forma (com gasto de energia) abrindo-se e deixando a substância entrar. Em seguida, ela abre na face oposta e solta a substância do outro lado da membrana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com