TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO COSMÉTICO: LOÇÃO DEMAQUILANTE

Por:   •  21/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO COSMÉTICO:

LOÇÃO DEMAQUILANTE

Tubarão

2013


DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO COSMÉTICO:

LOÇÃO DEMAQUILANTE

                Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia Farmacêutica V do Curso de Farmácia da Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora: Fabiana Vieira Lima, Msc.

Tubarão

2013

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a indústria de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria apresentou crescimento médio de 10,6% nos últimos, sendo que em 2008, o Brasil ocupou o 3° lugar no ranking mundial deste mercado. Assim, para atender o vigoroso crescimento da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, é necessário assertividade e velocidade no desenvolvimento de produtos bem como em todas as etapas que sustentam a segurança e eficácia dos mesmos (BONTORIM, 2009).

De acordo com a Resolução RDC nº 211, de 14 de julho de 2005, os produtos cosméticos são classificados como produtos Grau 1 que:

são produtos cuja formulação cumpre com a definição adotada no item 1 do Anexo I desta Resolução e que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às características intrínsecas do produto”: (BRASIL, 2005).

Dentro dos cosméticos, as loções são preparações líquidas destinadas à aplicação externa na pele. A maioria das loções contem substâncias reduzidas a pós finos insolúveis no meio de dispersão e são mantidas em suspensão com suspensores e dispersores. Outras loções possuem como fase dispersa substâncias líquidas imiscíveis no veículo e em geral são dispersas por emulsificantes ou outros estabilizantes adequados.  Dependendo da natureza dos componentes, as loções podem ser preparadas da mesma maneira que suspensões, emulsões ou soluções. (ANSEL & POPOVICH & ALLEN, 2000). 

Segundo a dermatologista Suzy Rabello, lavar bem o rosto com água e sabão não substitui uso do demaquilante, que é o produto certo para essa função, pois, produtos não retirados corretamente, sejam maquiagem ou protetor solar, podem favorecer o surgimento de oxidantes na pele e gerar o envelhecimento precoce (Contributor Network, 2013).

  1. FORMULAÇÃO

A formulação produzido trata-se de uma Loção Demaquilante que foi composto por Polawax (6g) que tem ação emoliente/cera auto-emulsionante, Propilparabeno (0,05g) como preservante, Lanolina Anidra (3g) como emoliente, Metilparabeno (0,15g) como preservante, Glicerina (3g) como umectante e água deionizada (qsp 100g) como veículo.

A loção age emulsionando os resíduos de maquiagem e da poluição, removendo por arraste (BATISTUZZO & ITAYA & ETO, 2005).

  1. RÓTULO

Para a rotulagem destes produtos de grau 1 é necessário ressaltar que todas as embalagens de cosméticos devem conter, por lei, as seguintes informações: ingredientes, lote, data de fabricação, validade, instruções completas de uso, endereço completo e CNPJ do fabricante. E devem ser expressas claramente as precauções durante o uso do produto, como: manter fora do alcance de crianças, em caso de irritação suspender o uso do produto e apenas para uso externo (SEBRAE, 2008), sendo o rótulo do produto apresentado na Figura 1 e 2 abaixo:

Figura 1 – Rotulagem da formulação demaquilante embalagem secundária.

[pic 5]

[pic 6]

Figura 2 – Rotulagem da formulação demaquilante embalagem primária.

[pic 7]

[pic 8]

Como a fase dispersa tende a separar-se do veículo em repouso, as loções devem ser vigorosamente agitadas antes de cada aplicação, para redistribuir qualquer material que tenha se separado (ANSEL & POPOVICH & ALLEN, 2000).

Na formulação, quanto as características organolépticas, o aspecto não se apresentou homogêneo após os 15 dias de análise. Nos cinco tubos que foram feitas as análises, houve uma separação de fases. Assim, a cor da formulação se alterou em duas: branco opaco (cor da formulação inicial) e transparente (separação de fases).

A pequena variação do pH obtida não influi em problemas ao consumidor, já que ainda se encontra no parâmetro estabelecido de variação aceitável para a mesma (pH 5,5 a 6,0).

Quanto à viscosidade, a mesma obteve mais consistência com o passar de 15 dias em todas as amostras analisadas nos diferentes aspectos a qual foi submetida, pesar da separação fases.

Após os tubos serem centrifugados, a formulação que ali continha, não sofreu alteração alguma.

        

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PROCEDIMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DA LOÇÃO DEMAQUILANTE

        

        O procedimento para a elaboração da loção demaquilante inicia-se com o aquecimento do polawax, propilparabeno e lanolina (fase 1) a 75 – 80ºC em um recipiente, e em outro recipiente o metilparabeno, glicerina e água (fase 2) na mesma temperatura.

        Deve-se verter lentamente e com agitação vigorosa e constante, a fase 2 sobre a fase 1.

        Diminuir a velocidade de agitação para lenta e manter até a mistura alcançar temperatura ambiente.

  1. TESTE DE ESTABILIDADE PRELIMINAR

        Após a criação de uma formulação cosmética, é importante que se proceda a alguns testes antes de fabricá-la e comercializá-la, como os testes de estabilidade. Os testes de estabilidade objetivam comprovar a ausência de alterações de um produto quando submetido a variações de temperatura e a luz solar. A aprovação é dada geralmente após trinta dias, quando não se verifica nenhuma alteração em suas propriedades físicas ou químicas, as avaliações podem sem realizadas semanalmente até a finalização dos testes (REBELLO, 2010, p.67).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (323.7 Kb)   docx (575.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com