TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIGESTÃO E ABSORÇÃO NO TRATO GASTROINTESTINAL

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.935 Palavras (16 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 16

                   [pic 1][pic 2][pic 3]


DIGESTÃO E ABSORÇÃO NO TRATO GASTROINTESTINAL

Trabalho apresentado à Universidade Salgado de Oliveira – Universo como requisito para obtenção de nota VT na disciplina de Fisiologia

Professora: Ana Claudia

SÃO GONÇALO – RJ

2016

SABRINA AZEVEDO DA SILVA

JULIANA ARGUELLES

FERNANDA MARIA DA SILVA MAIA

JOYCE NEGREIROS

BRUNA SOARES

LORENA PINHEIRO DA CONCEIÇÃO

KARLA E. GONÇALVES SALES

KELLY BARROS

VERÔNICA ALBERNAZ FERREIRA

GISELE SEGADAS DOS SANTOS

SÃO GONÇALO – RJ

2016

SUMÁRIO

  1. Introdução............................................................................................................................3
  2. Digestão de diversos alimentos por Hidrólise.......................................................................4
  3. Princípios Básicos de Absorção Gastrointestinal.................................................................8
  4. A Absorção do Intestino Delgado.........................................................................................9
  5. Absorção no Intestino Grosso Formação de fezes.............................................................12
  6. Conclusão..........................................................................................................................14
  7. Referencias Bibliograficas.................................................................................................14

     

INTRODUÇÃO

Os principais alimentos que sustentam a vida do corpo com exceção de pequenas quantidades de substancias como vitaminas e sais minerais.

Podem ser classificados como carboidratos, gorduras e proteínas.

Vamos apresentar primeiro os processos pelo quais os carboidratos, gorduras e proteínas são digeridos a compostos que podem ser absorvidos e, segundo os mecanismos pelo quais os produtos finais da digestão, bem como agua eletrólitos e outras substancias, são absorvidos.

Digestão: moléculas ingeridas são convertidas para formas que podem ser absorvidas pelas células epiteliais do trato gastrointestinal.

Absorção: processos pelos quais as moléculas são transportadas através das células epiteliais que revestem o trato gastrointestinal para penetrarem no sangue ou na linfa. Ocorre por transporte ativo e/ou por difusão.

Base Anatômica da Absorção

Existem milhões de pequenas vilosidades que se projetam cerca de 1mm acima da superfície da mucosa, elas aumentam cerca de 10 vezes a área absortiva.

DIGESTÃO DE DIVERSOS ALIMENTOS POR HIDRÓLISE

Hidrólise de Carboidratos

Principais carboidratos da dieta: „ Amido (polissacarídeo) - alimentos não-animais, principalmente nos cereais

  • Sacarose (dissacarídeo) - açúcar da cana-de-açúcar
  •  Lactose (dissacarídeo) – leite
  •  Outros carboidratos: amilose, glicogênio, álcool, ácido láctico, ácido pirúvico, pectinas, dextrinas.
  •  Celulose: carboidrato não absolvido pelo organismo humano

Os Carboidratos são digeridos até seus monossacarídeos constituintes, enzimas específicas combinam Hidrogênio e radicais hidroxilas, derivados da água, com os poli e dissacarídeos e desse modo, separam os monossacarídeos uns dos outros. Esse processo é denominado hidrólise: R-R + H2O ----> RH + ROH A digestão do amido começa na boca com a ação da alfa-amilase (Ptialina), que hidrolisa o amido, quando o alimento chega ao estômago, a alfa-amilase é inativada pelo ácido gástrico (pH menor que 4,0). A alfa-amilase pancreática é muito ativa, completando este processo. Originam principalmente maltose.

Hidrólise de Gordura

Quase todas as gorduras da dieta consistem em triglicerídeos (gorduras neutras) formadas por três moléculas de ácidos graxos condensados por uma molécula de glicerol.

[pic 4]

        

A digestão do triglicerídeos ocorre de forma inversa, as enzimas digestivas de gordura reinserem três moléculas de agua na molécula de triglicerídeos e assim separam a molécula de ácido graxo do glicerol.

Hidrólise de Proteínas

As proteínas são formadas de aminoácidos unidos através de ligações peptídicas. A digestão de proteínas envolve o processo de hidrólise, enzimas proteolíticas combinam íons hidroxila e íons hidrogênio derivados da água com as moléculas de proteínas para decompô-las em seus aminoácidos constituintes. Nos humanos normais essencialmente toda a proteína ingerida é digerida e absorvida.

Estômago: Pepsinogênio => pepsina Intestino delgado: „ Secreção pancreática: Tripsina, Quimiotripsina, Carboxipeptidase, Elastase

„ Intestino delgado: A borda em escova do duodeno e do jejuno contém inúmeras peptidases (aminopolipeptidase e dipeptidases)

Digestão dos carboidratos

Temos três fontes na dieta humana. Sacarose, dissacarídeo (o açúcar de cana); lactose, dissacarídeo encontrado no leite e amido, polissacarídeo encontrado em alimentos de origem não animal, como batata e grãos. Ingeridos em menos quantidades temos a amilase, glicogênio, álcool, ácido láctico, ácido pirúvico, pectinas, dextrinas e derivados de carboidrato da carne.

Temos a celulose, mas como nossas enzimas do trato digestivo não a hidrolisam, não pode ser considerada como alimento.

Digestão de carboidratos na boca e no estômago.

A mastigação e a saliva contêm a enzima digestiva ptialina, secretadas em sua maioria pelas glândulas parótidas. Hidrolisa maltose e polímeros de glicose, o alimento permanece na boca até que não mais de 5% dos amidos hidrolisem, até a deglutição total.

A digestão do amido continua no estomago por até uma hora, depois é misturado às secreções gástricas. A atividade da amilase salivar é bloqueada por ácido das secreções gástricas. Contudo até 40% dos amidos hidrolisados formam maltose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (517.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com