TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças do Trato Gastrointestinal

Por:   •  1/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA

(ASCES-UNITA)

Nathália Millena Alves Lira

Rita de Cássia Oliveira Santiago

Vanessa Gabriely Souza Viana

Rosângela Augusta de Lima

Matheus Marques do Nascimento

Doenças do Trato Gastrointestinal

CARUARU-PE

2022

Doenças do Trato Gastrointestinal

Doença do Refluxo Gastresofágico

Paciente do sexo feminino, 40 anos, parda, mãe, hipertensa, natural de Caruaru. Foi encaminhada ao ambulatório de gastrenterologia com história de pirose retroesternal há 5 anos. Anteriormente o sintoma se apresentava de forma esporádica, mas nos últimos 6 meses, a frequência e a intensidade dos episódios aumentaram. Atualmente apresenta episódios todos os dias da semana com piora após refeições volumosas e após deitar-se, além de ser acompanhada de regurgitação; sem fator de melhora. Refere que associado a esses sintomas apresenta tosse seca e rouquidão. Nega náuseas, vômitos, diarreia, odinofagia, disfagia, hematêmese, perda ponderal e halitose. Afirma que já faz uso de losartana 50mg e furosemida 25mg. Nega tabagismo e etilismo. Refere que possui uma alimentação bem desregulada, abusando de pães, fast food e comidas processadas. Após vários exames o medico gastroenterologista apontou como principal suspeita a Doença do Refluxo Gastroesofágico. Como conduta, orientou a paciente a melhorar as condições nutricionais, tomar omeprazol 20mg/dia e realizar uma Endoscopia Digestiva Alta com biópsia. Após um mês, a paciente retornou ao consultório médico com os resultados dos exames. A Endoscopia Digestiva Alta apresentou esofagite erosiva grau B e esôfago de Barret. Além disso, paciente relata controle dos sintomas, refere uso correto de medicamento e está tentando melhorar os hábitos alimentares, evitando excessos e consumindo alimentos mais leves e saudáveis.

Questões para orientar a discussão

1.  O que é Doença do Refluxo Gastroesofágico?

2. Qual o tratamento?

1. A doença do refluxo gastroesofágico é uma afecção crônica decorrente do fluxo retrógrado de parte do conteúdo gastroduodenal para o esôfago e/ou órgãos adjacentes a ele, acarretando um espectro variável de sinais e sintomas. Esses sintomas podem ou não estar associados a lesões teciduais. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das mais importantes afecções digestivas, tendo em vista as elevadas e crescentes incidências, a intensidade dos sintomas e a gravidade das complicações. É uma das causas mais frequentes de consultas gastroenterológicas em pacientes ambulatoriais, comprometendo de forma significativa a qualidade de vida dos seus portadores.

O tratamento da DRGE tem como objetivos principais o alívio dos sintomas, a cicatrização das lesões e a prevenção de recidivas e complicações. É fundamental que o paciente seja esclarecido da natureza crônica de sua enfermidade e sobre a necessidade de modificações em seu estilo de vida para o sucesso do tratamento.

Tratamento clínico

Medidas comportamentais e dietéticas: elevar a cabeceira da cama (aproximadamente 15 cm), evitar líquidos durante a refeição, refeições volumosas e ricas em gorduras; aguardar 1 ou 2 horas após refeições antes de se deitar e cessar o consumo de tabaco; redução do peso corpóreo.

Tratamento medicamentoso

Inibidores da bomba de prótons (IBP): drogas de primeira escolha. O tratamento inicial (Omeprazol, 40mg) deve ser feito em dose plena, por um período de 4 a 8 semanas. Quando não se observa resposta satisfatória, deve ser considerado o uso de dose dobrada da medicação. No caso de recidivas frequentes, recomenda-se a terapia de manutenção com dose mínima de IBP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com