TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Derivados do leite

Por:   •  6/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo: Leite é uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos (incluindo os monotremados). O líquido é produzido pelas células secretoras das glândulas mamárias ou mamas. A secreção láctea de uma fêmea dias antes e depois do parto se chama colostro. Em grande parte das espécies, existem duas glândulas (ou dois conjuntos de glândulas), uma em cada mamilo (localizado na parte frontal superior entre os seres humanos, ou na parte ventral dos quadrúpedes).

Palavra chave:Leite,Grandulas e Especie

Introdução:A proteina do leite, a caseina é alta qualidade e é particularmente adequada ao organismo para a elaboração e preparo do tecido muscular.O seu coeficiente de digestibilidade é de 97%.

O açucar do leite esta sobre a forma de lactose que não é tão doce quando o açucar da cana.

A gordura  do leite em comparação com outras gorduras é uma fonte rica de energia servindo de meio de transporte para as vitaminas lipossoluveis:A,D,E e K. A gordura esta sobre forma de emulsao e seu coeficiente de digestibilidade é de 95%.

O leite contém vitaminas hidrossolúveis (riboflavina) e lipossolúveis (vitaminas A e D). Os minerais presentes são cálcio, magnésio, potássio e sódio. É produzido pelas glandulas mamarias das fêmeas mamíferas. Contém nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais. O carboidrato do leite é a lactose, dissacarídeo que se transforma em glicose e galactose pela digestão.

Lacto albuminas, lacto globulinas e caseína são as proteínas presentes no soro. A gordura do leite é formada principalmente por triacilgliceróis com ácidos graxos saturados e insaturados, fosfolipídios e colesterol.

É produzido pelas glândulas mamarias das fêmeas mamíferas.Contem nutrientes como carboidratos,proteínas,lipídeos e sais minerais.O carboidratos de leite é a lactose dissacarídeo que se transforma em glicose e galactose pela digestão.

As proteínas do leite são de alto valor biológico isto é facilmente aproveitado pelo organismo.Quando aos minerais os que mais se destacam são o cálcio eo fósforo.

O cálcio e o fósforo são responsáveis pela formação de ossos e dentes fortes,importantes para o sangue pra saúde no sistema nervoso muscular.Na falta desse minerais há aumento do nervosismo,os ossos ficam mais frágeis.

Entre as vitaminas,em maior quantidade encontra-se a vitamina A e alguns complexo da B.

A vitamina A oferece proteção a pele,aos olhos,além de manter os cabelos saudáveis e ajuda a formação dos tecidos do corpo.

As vitaminas do complexo B são importantes para a proteção do sistema nervoso funcionamento normal dos músculos e coração,para a digestão e também na proteção da pele e dos olhos.

Gordura do leite: O leite contém glóbulos de gordura que são responsáveis por várias de suas principais funções e características: A gordura do leite da vaca sofre hidrólise durante a digestão, originando ácidos carboxílicos que são chamados de ácidos graxos (do latim grassia, que significa “gordura”). O leite de vaca possui aproximadamente 440 ésteres de ácidos graxos e os principais são o ácido palmítico e o ácido oléico. Além do ácido linoléico, a gordura fornece também outras substâncias que promovem o crescimento do Lactobacillus bifidus. Isso é fundamental para o desenvolvimento do bebê, pois essa bactéria produz ácido láctico, que impede o crescimento de bactérias que sejam nocivas ao organismo.

Lactose do leite: é o açúcar presente no leite e seus derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.É o único hidrato de carbono do leite e é exclusiva desse alimento porque apenas é produzida nas glândulas mamárias dos mamíferos: no leite humano representa cerca de 7,2% e no leite de vaca cerca de 4,7%. Seu sabor é levemente doce e as leveduras não a fermentam, mas podem ser adaptadas para fazê-lo. Lactobacilos a transformam numa função mista de ácido carboxílico e álcool, que formam o ácido lático.

Sais Minerais do Leite: Os sais minerais têm um papel fundamental para manter o nosso organismo em bom estado. O leite é uma fonte importante de cálcio e de fósforo. Um copo de leite meio gordo fornece cerca de 37,5% do cálcio e mais de 25% do fósforo que uma criança/adolescente precisa diariamente.
O cálcio e o fósforo são essenciais para fortalecer os ossos e os dentes. O cálcio tem também um papel importante no equilíbrio do sistema nervoso, no funcionamento do coração, na boa coordenação entre o cérebro, os músculos e os ossos e no funcionamento das células do corpo.

Vitaminas:São importantes para o bom funcionamento do organismo e para a protecção de muitas doenças As vitaminas que existem no leite estão dissolvidas nas gorduras e na água.
As vitaminas do leite são essenciais para uma boa visão, pele e cabelo saudáveis. São importantes também para a formação dos ossos.

Água:A água é o componente essencial de todos os líquidos do corpo humano. Permite manter estável a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.
A  água, as vitaminas e os sais minerais são indispensáveis para activar, regular e proteger os mecanismos do nosso organismo.Por conter quase todas as categorias de nutrientes indispensáveis a uma alimentação saudável, o leite pode assim considerar-se um alimento altamente nutritivo.

Processamento do Leite

Pasteurização: conservação por curto período de tempo. Destrói os microrganismos patogênicos e reduz o número total de bactérias. O leite é aquecido de 72 a 76 °C, por 15 a 20 segundos e resfriado a seguir.

Ultrapasteurização (UHT): aquecimento do leite de 130 a 150 °C, por 2 a 4 segundos e resfriamento imediato, destruindo todos os microrganismos.
Leite pasteurizado tipo A: possui elevada qualidade microbiológica contendo todo o teor de gordura original. Deve ser armazenado e transportado sob refrigeração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com