TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de leite e derivados

Por:   •  6/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Técnico em Agroindústria

Prof.: Henrique Reis Sereno

Disciplina: Tecnologia de leite e derivados

IVAN BISPO DOS REIS

JUCILENE DAMASCENO

UEVERTON SANTOS

RELATORIO DO DOCE DE LEITE DE CORTE 21/11/18

ALAGOINHAS/BA

2018


IVAN BISPO DOS REIS

JUCILENE DAMASCENO

UEVERTON SANTOS

RELATORIO DO DOCE DE LEITE DE CORTE

Trabalho entregue ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Alagoinhas com requisito de avaliação parcial da disciplina Tecnologia de leite e derivados ministrada pelo Profº.: Henrique Reis Sereno.

ALAGOINHAS/BA

2018

Introdução

O doce de leite de corte é um produto obtido através da mistura de sacarose e leite. E elaborado através da concentração sob adição do calor sobre esta mistura. A coloração, consistência e sabor do doce de leite são provenientes da reação do escurecimento não enzimático.

Foi adicionado num tacho inoxidável, 7 litros de leite pasteurizado e 1,75g de açúcar. Todos os ingredientes foram misturados e levados ao fogo mexendo até obter uma cor amarronzada. Ao está no ponto ideal foi colocado, para esfriar e em seguida foi cortando em forma de barras que no qual se deu resultado final de N= DV.0,093, N= (18-3).7.0,093 N 3,3g.

O doce em corte ou barra apresenta-se cristalizado sob a forma de blocos, coloração e textura uniformes.

A diferença entre os doces se dá em função do teor de sólidos totais e saca­rose (que no doce em barra é maior que no doce em pasta) e do processo de fabrica­ção, já que no doce em barra se faz a “bateção”, consistindo na cristalização induzida da lactose e da sacarose no produto.

No doce de leite em barra o teor de sacarose e de lactose na solução é mais elevado do que o doce em pasta, sendo o doce em barra mais susceptível à cristali­zação. Esta é necessária para que o doce em barra tenha as característi­cas de textura e corte desejadas. Para tal, o mesmo é submetido ao processo de cristalização con­trolada ou bateção. Na cristalização controlada ou bateção o doce passa por in­tensa agitação, ao mesmo tempo em que é resfriado lentamente. Este processo induz à for­mação de inúmeros cristais de lactose e sacarose, mudando a textura do produto.

Em função da maior concentração e da bateção manual do doce, o tempo de processo aumenta, o que implica no acréscimo dos gastos de utilidades como por exemplo a vapor, ener­gia elétrica e água gelada .Há também aumento de rendimento pela maior quantidade de sacarose, o que pode compensar o aumento dos custos, desde que se controlem as perdas operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com