TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Leite e Derivados

Por:   •  16/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

IFC CAMPUS CONCÓRDIA - ENGENHARIA DE ALIMENTOS

BRUNA ALVES LIBARDONI

TATIANE HARTMANN

POLUIÇÃO DO AR / POLUIÇÃO INDUSTRIAL

Concórdia

2019

BRUNA ALVES LIBARDONI

TATIANE HARTMANN

POLUIÇÃO DO AR/ POLUIÇÃO INDUSTRIAL

        

Trabalho de Introdução à Engenharia de Alimentos/2019, apresentado ao Bacharelado em Engenharia de Alimentos do Instituto Federal Catarinense.

Professora: Carina Faccio

Concórdia

2019

  1. INTRODUÇÃO

Poluição do ar, conhecida também como poluição atmosférica ocorre há vários séculos. Pode-se chamar de tal quando existe qualquer tipo de contaminação que possa prejudicar o meio ambiente ou até mesmo a saúde dos mesmos que nele vivem. Podemos encontrar poluição do ar que provém da própria natureza, como por exemplo vulcões em erupção, ou de forma artificial, as quais são geradas pelo homem. Mas, como dito a poluição não vem de pouco tempo, ela sempre esteve presente em diversos lugares do mundo, porém, a partir do século XVIII ficou um tanto quanto mais forte. Com a Revolução Industrial, com a expansão industrial exacerbada, notou-se que os níveis de poluentes aumentaram de forma extrema, a queima de carvão com liberação de enxofre fez com que a qualidade do ar diminuísse absurdamente. Entre os diversos problemas que ocorrem com a poluição do ar, o que mais deixa algumas pessoas atentas é a quantidade de indivíduos que são atingidos e acabam adoecendo. Tendo em vista tal situação, são dados muitos meios para que essa poluição possa ser diminuída. Mas poucos são aqueles que levam isso em consideração, pois no momento social que vivemos o lucro, o capital acaba sendo visto como primordial.

  1. DESENVOLVIMENTO

“Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, devido a sua concentração, possa se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia. Esse tipo de poluição se dá com as substâncias que são chamadas de poluentes atmosféricos e existem em forma de gases ou partículas provenientes de fontes naturais (vulcões e neblinas) ou fontes artificiais produzidas pelas atividades humanas. De acordo com um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2014, a poluição do ar causou a morte de mais de 7 milhões de pessoas no mundo em 2012, matando mais que AIDS e malária juntas.”

eCycle. (2010). O que é poluição do ar? Conheça causas e tipos. Fonte: www.ecycle.com.br: https://www.ecycle.com.br/2949-poluicao-do-ar-atmosferica

Nos dias atuais, a principal proveniência de poluição é originada da queima de combustíveis fósseis, com destaque para os derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel, já que os mesmos são comumente utilizados nos diversos automóveis que circulam pelas ruas, sendo assim uma constante fonte de geração de monóxido de carbono e dióxido de carbono que são expelidos diretamente na atmosfera, que juntamente com os demais poluentes gerados pelas industrias num geral, causaram e continuam a causar, sérios danos a camada de ozônio, tal como ao meio ambiente, e consequentemente, afetando a vida humana. Um dos casos mais conhecidos em relação as consequências da poluição que refletiu na vida cotidiana aconteceu em 1952, em Londres- Inglaterra, onde acredita-se que doze mil pessoas moreram, e outras cem mil ficaram doentes por conta da liberação na atmosfera, por parte das indústrias, de compostos de enxofre e geração de poluição particulada, a qual nada mais é que um resíduo da queima de combustíveis, extremamente tóxico.

Almeida da Silva, A. C. (26 de 08 de 2016). O nevoeiro de1952. Fonte: prezi.com: https://prezi.com/awehnuhl3zfl/big-smoke-londres/

        A poluição do ar abrange um vasto conjunto de substâncias, sendo classificadas em poluentes primários, os quais são lançados na atmosfera diretamente, orginados pela ação dos seres humanos e fontes naturais, e secundários, que são resultado das reações químicas que ocorrem na atmosfera envolvendo os poluentes anteriormente citados. Segundo estudo realizado pelo Ministério da Saúde, “o número de mortes classificadas como decorrentes da poluição do ar aumentaram 14% em dez anos”. O estudo “Saúde Brasil 2018” revela que a maior ocorrência de casos de doenças tem relação aos grandes centros urbanos e a estados seriamente afetados pelas queimadas, sendo que dentre essas doenças as com maior incidência são isquemia do coração, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão. Um fato preocupante é que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que ocorram anualmente 4,2 milhões de mortes prematuras atribuídas à poluição do ar ambiente no mundo.

G1. (07 de 06 de 2019). Mortes causadas pela poluição do ar aumentam 14% em 10 anos, aponta ministério da Saúde. Fonte: g1.globo.com: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/06/07/mortes-causadas-pela-poluicao-aumentam-14percent-em-10-anos-aponta-ministerio-da-saude.ghtml

        Os principais poluentes atmosféricos encontrados atualmente são: Aldeídos (RCHO), Dióxido de Enxofre (SO2), Dióxido de Nitrogênio (NO2), Material, Particulado (MP), Monóxido de Carbono (CO), Ozônio (O3), Poluentes Climáticos de Vida Curta (PCVC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (203.8 Kb)   docx (109.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com