TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPIDEMIA DE SÍFILIS CONGÊNITA

Por:   •  28/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 2

Epidemia de sífilis congênita no Brasil e relações de gênero

A sífilis e uma doença antiga, que pode ser passada para o feto através da relação sexual sem uso do preservativo, o feto pode sofrer malformações no sistema nervoso, perder a visão, a audição e até mesmo morrer.

A epidemia de sífilis no Brasil, se da pela falta de informação ou pelo fato das gerações mais jovens relaxarem  com a  prevenção , e pelo fato da maioria das doenças sexualmente transmissíveis terem cura, e á AIDS não assustar mais como doença fatal devido aos tratamentos antirretrovirais.

Com aumento da tendência no Brasil onde o jovem não quer namorar, apenas curtir e ficar com vários parceiros em busca apenas do prazer, sem se preocupar com a saúde, ocorre à relação sexual sem o uso do preservativo, com isso ocorre  o aumento de mulheres gravidas e o aumento da sífilis congênita bem como outras DSTs.

A vulnerabilidade das mulheres as DSTs se da pela não popularização do preservativo feminino, sendo muitas destas mulheres, principalmente as mais jovens não terem o devido conhecimento. Sendo a mulher  a propor ao  parceiro o uso do preservativo, desta forma muitas mulheres ficam vulneráveis, dependendo do parceiro ter ou não um preservativo.

O uso de álcool ou drogas, que cada vez é mais comum entre os jovens é outro fator que faz com que homens e mulheres percam o controle e acabe por não se prevenir.

As ações importantes voltadas ao publico masculino é á realização de programas educativos que visem a promoção da saúde sexual, voltada ao publico masculino uma vez que este tipo de ações são raras no brasil, outra forma seria a promoção de ações educativas  em escolas, redes sociais e a obrigação destas informações em garrafas de bebidas alcoólicas .

Ações voltadas aos publico masculino principalmente na adolescência, como consulta obrigatória ofertada pelo SUS,  onde para concluir sua formação no ensino básico deve apresentar o cartão de consulta para obtenção do diploma escolar.

Outra ação muito importante e a conscientização do gênero masculino seria a realização -0consultas rotineiras para avaliação da saúde num todo bem como exames para detectar alguma DST.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com