TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO COMPARATIVO DE DOIS MÉTODOS PARASITOLÓGICOS DE FEZES.

Por:   •  19/4/2016  •  Artigo  •  3.664 Palavras (15 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

O diagnóstico de uma patologia, dá-se por exames laboratoriais, uma alternativa eficaz, na determinação clínica. Estas investigações laboratoriais são necessárias, para definir se o paciente está infectado por parasitas e a espécie do mesmo, assim obter-se o devido tratamento com especificidade para infecções parasitarias.

O método de Hoffman, Pons e Janer, é uma técnica de sedimentação espontânea, sua vantagem é seu amplo aspecto de utilização e baixo custo. O método de Faust, é uma técnica de diagnóstico de estruturas parasitárias leves, podendo ser usado também para detecção de estruturas pesadas, sendo que resultados mais confiáveis são obtidos quando utilizados duas metodologias associadas.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 OBJETIVO..............................................................................................................06

3 JUSTIFICATIVA............................................................................................06

4 DESENVOLVIMENTO..................................................................................07

5 COMPARAÇÃO............................................................................................10

6 CONCLUSÃO...............................................................................................13

7 REFERÊNCIAS............................................................................................14

INTRODUÇÃO

As parasitoses são patologias causadas por parasitas como bactérias, vírus, protozoários e helmintos. Essas parasitoses estão associadas com higiene, saneamento, condições de moradia e conhecimento sobre os locais de risco. Acometem milhões de brasileiros todos os anos, são doenças provocadas por organismos parasitários, seres vivos que se associam a outros seres vivos, chamados hospedeiros, e usam destes para obter recursos necessários a sua sobrevivência, como alimento e abrigo (NEVES, 2004).

Uma das alternativas mais eficazes na determinação clínica de uma patologia é o diagnóstico laboratorial. Grande parte das doenças parasitarias não podem ser diagnosticadas apenas em consultas médicas, o trabalho laboratorial é importante para definir se o paciente está ou não contaminado com o parasita e qual é a espécie deste, desempenhando um papel crucial no diagnóstico da doença e auxiliando o médico na prescrição do medicamento adequado. (MACHADO et al, 2008).

Os exames parasitológicos de fezes, podem ser feitos macroscopicamente que permite a verificação da consistência das fezes, do odor, presença de elementos anormais (muco e sangue) e de vermes adultos ou partes deles, identificando os macroparasitas eliminados espontaneamente pelo organismo. E microscopicamente onde podem ser encontrados os microrganismos não vistos a olho nú, através do aparelho de microscopia óptica que permite a visualização dos ovos e larvas de helmintos e cistos e trofozoítos de protozoários. Este exame pode ser quantitativo, onde se faz a contagens dos ovos permitindo a avaliação da intensidade do parasitismo (método de Kato-Katz), e qualitativamente que vai demonstrar as formas parasitárias, sem quantificá-las, Método de Hoffman, Pons e Janer (NASCIMENTO; GOMES JUNIOR; SIQUEIRA, 2013).

A aplicação de métodos específicos, sensíveis e de baixo custo são importantes para o diagnóstico destas parasitoses. Por se tratar de um exame de custo baixo e relativamente rápido, estes exames são bastante empregados nos laboratórios na demonstração de parasitas nas fezes. A utilização de métodos confiáveis é de importância muito grande no diagnóstico, sendo fundamental avaliar quais métodos apresentam maior especificidade, sensibilidade e que tenham um baixo recurso financeiro (MENDES et al, 2005).

Um dos métodos aplicados é o Método de Hoffman, Pons ou Lutz, este método foi descrito em 1919 por Adolf Lutz, e em 1934 foi também denominado de método de Hoffman, Pons & Janer, faz parte dos métodos de sedimentação espontânea, consiste basicamente na mistura das fezes com agua, onde será filtrada e deixada em repouso, este método após coloração com lugol é possível verificar ao microscópio a presença de cistos de protozoários e ovos e larvas de helmintos (NEVES, 2005).

O método de Faust (Centrifugo-Flutuação em Sulfato de Zinco) foi descrito em 1921 pela técnica de Willis, que logo foi modificada por Faust et al, (1938), na qual a solução saturada de cloreto de sódio foi substituída pela solução de sulfato de zinco a 33%. Este método fundamenta-se na propriedade que apresentam certos ovos de helmintos de flutuarem na superfície de uma solução de densidade elevada, é um método simples e eficiente que é indicado para pesquisas de ovos com densidade especifica baixa como os ovos de ancilostomídeos, sendo assim classificado como método de flutuação espontânea.

Para a pesquisa de elementos parasitários nas fezes a técnica de Lutz, também conhecida como método de Hoffman é a mais utilizada por ser um método de baixo custo, principalmente em laboratórios com pouco recurso, mas em casos em que os ovos possuem uma densidade baixa, é empregado o método de Faust, de forma com que esses ovos flutuem até a superfície (CIMERMAN; CIMERMAN, 2008).

Com o passar dos anos, o avanço da tecnologia proporcionou uma melhora muito grande para as análises nos laboratórios clínicos, mas este avanço não atingiu o setor de parasitologia, onde estes procedimentos ainda são realizados de forma artesanal (BICA et al, 2011). A escolha do método apropriado a ser aplicado dependerá do grau de confiança e sensibilidade da técnica. Assim o presente trabalho tem como objetivo apresentar as técnicas mais utilizadas, correlacionando com a quantidade e tipos de parasitos encontrados em cada uma delas.

OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com