TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Farmácia Hospitalar e Gestão de OPME

Por:   •  4/12/2023  •  Abstract  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Centro Universitário UNIBH

Campus Buritis

Curso de Farmácia

Relatório das atividades desenvolvidas durante o

Estágio Supervisionado em Farmácia Hospitalar e Gestão de OPME

Priscila Alexandra Godinho Silva

[pic 2]

Belo Horizonte / MG - Brasil

Mês/ano

Centro Universitário UNIBH

Campus Buritis

Curso de Farmácia

NOME: Priscila Alexandra Godinho Silva

ÁREA DO ESTÁGIO: Farmácia Hospitalar e Gestão de OPME

LOCAL: Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte/MG

PERÍODO: 18/10/2021 à 26/11/2021

CARGA HORÁRIA: 180 horas

FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL: Kátia Lopes Fernandes Bifano

CRF-MG: 40419

PROFESSORA RESPONSÁVEL PELO ESTÁGIO: Daniele Nogueira de Assis

[pic 3]

1. Introdução

Por volta de 2700 a.C. na China, já existiam provas da existência da farmácia hospitalar em período teológico, escritos sagrados publicados já traziam noções sobre farmácia e medicina. Com a evolução das ciências, especificamente da farmácia, o farmacêutico passou a ter um papel bastante ativo na comunidade hospitalar (SANTOS, 2010). No século XX, o farmacêutico era o profissional de referência para a sociedade nos aspectos do medicamento, porém, ao estudar sobre a competência do trabalho farmacêutico no desempenho de atividade hospitalar, podemos observar a importância deste profissional, em todo o mundo, principalmente em áreas mais desconhecidas ou pouco divulgadas, como o setor hospitalar de gestão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) (KUHNER & OLIVEIRA, 2010).

Além de dispensar o medicamento, o farmacêutico hospitalar é responsável também, pela manipulação e pelo controle e gestão de estoque (SANTANA, et al., 2014). Em nível hospitalar, os materiais desempenham um importante papel, já que seus gastos representam aproximadamente de 15% a 25% das despesas correntes. Dentre os diversos materiais utilizados na área hospitalar, o OPME assume maior importância econômica nas contas das instituições hospitalares (NARDINO, et al., 2011; BARRIOS-MURIEL, et al. 2020).

O farmacêutico hospitalar atualmente atua portanto trabalhando diariamente com um alto número de serviços hospitalares de alta complexidade, dentre eles: as unidades de centro cirúrgico, garantindo o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos, respondendo à demanda de medicamentos dos pacientes que passarão por procedimentos cirúrgicos, além 5 de controlar o processo de controle de estoque de medicamento e do setor de OPME do Hospital (SIMONETTI et al., 2009; MORAIS et al., 2017; NARDINO, et al., 2011).

[pic 4]

A Resolução nº 492 de 26 de novembro de 2008, regulamenta as atribuições do farmacêutico hospitalar e dá outras providências. São atribuições do farmacêutico nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde: I. Gestão; II. Desenvolvimento de infra-estrutura; III. Preparo, distribuição, dispensação e controle de medicamentos e produtos para a saúde; IV. Otimização da terapia medicamentosa; V. Informação sobre medicamentos e produtos para a saúde; VI. Ensino, educação permanente e pesquisa (BRASIL, 2008).

2. Descrição do campo de estágio – (10 PONTOS)

(Deve abranger o local, instalações, equipamentos, laboratórios, tipo de serviço prestado e etc.)

Realizei o estágio na Fundação Felice Rosso/Hospital Felício Rocho, localizado na Av. do Contorno, nº 9530, no bairro Barro Preto na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, sendo cumpridas 180 horas de estágio no total. O Hospital Felício Rocho se trata de uma instituição privada, bastante renomada e que possui um elevado conceito, tanto pela sua excelência e ótima estrutura quanto pela alta capacitação dos seus profissionais. O Hospital oferece diversos serviços de atendimento médico em geral à população de Belo Horizonte e região, a qual atende pacientes assistidos pelo SUS, pacientes particulares e aos planos de saúde conveniados com o hospital.

  • um ambiente regrado e bem organizado, com um padrão de controle de qualidade que garante toda sua eficiência e excelência. Essa entidade conta com ótimos espaços, como: banheiros para homens e mulheres, bem higienizados; refeitório grande com divisórias individuais (prevenindo o covid e outras doenças além de garantir a privacidade), o qual oferece para seus funcionários refeições de café da manhã, almoço, café da tarde e jantar; além disso, podemos observar a implantação da Norma Regulamentadora 17 pois cada sala (escritório) possui uma mesa particular para cada funcionário, computadores e assentos confortáveis com descanso de pé; entre outros espaços.

[pic 5]

A instituição conta com equipamentos de alta qualidade e tecnologia para realização dos procedimentos, inclusive cirurgias robóticas. Dessa forma, com todos esses aparatos, os profissionais conseguem executar de forma eficiente os procedimentos ali realizados, procurando sempre manter a humanização e profissionalismo. Os alunos estagiários, têm oportunidade de atender às demandas do setor de farmácia hospitalar e vivenciar na prática sua futura profissão, sob supervisão de uma equipe qualificada de farmacêuticos. É um ambiente no qual todos se respeitam e trabalham em conjunto, sendo um ótimo local para se trabalhar e crescer profissionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (382.4 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com