TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Botulismo

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.293 Palavras (14 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO DE FARMÁCIA

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU – CESUFOZ

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - IESFI

BOTULISMO

Claudinei Fabris

Daiane Oliveira 1

João Victor Mendes 1

Juliana Baray 1

Matheus Graff 1

Richard Fernando Arevalo 1

Soleni Sonda 1

Professor da Disciplina: Aline Preve da Silva

RESUMO : O botulismo é uma enfermidade resultante da ação da mais potente neurotoxina de origem microbiana, produzida pelo bacilo gram negativo, anaeróbio, Clostridium botulinum. Esta pesquisa foi objetivada a partir do estudo do assunto fisiologia neurológica, onde da-se a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, revistas on-line, periódicos portais eletrônicos do Ministério da Saúde. O tipo de botulismo esta intimamente ligado com o local em que esta sendo produzida a toxina, a Exógena Indireta, conhecida como Botulismo Alimentar, Exógena direta pela infecção de bacilos em ferimentos e Endógena através da infecção do bacilo no intestino. A toxina produzida pelo bacilo não ultrapassa a barreira lipídico hematoencefálica, porém atinge o bloqueio da liberação da acetilcolina nos nervos periféricos, provocando uma paralisia funcional motora muscular, podendo evoluir a uma parada total em músculos e até mesmo a morte se atingir órgão essenciais. A complexidade da toxina produzida pela Clostridium botulinum é compartilhada desde a usos fármacológicos no tratamento de paralisia cerebral, no uso de tratamentos estéticos, como a aplicação da mesma para bloquear o movimento de músculos faciais, evitando curvatura da pele que forma as “rugas" e até mesmo como uso em armas biológicas. Ainda a muito a se descobrir sobre esta moléstia, suas prevenções são os cuidados com os focos de replicação da bactéria, no cuidado com enlatados e conservas mal higienizados e pasteurizados, alem de evitar alimentos enlatados e mel para crianças menores de 2 anos, as quais tem mais suscetibilidade da reprodução do bacilo no sistema digestívo.

Palavras chave: Botulismo, Clostridium Botulinum, Neurônio.

1. INTRODUÇÃO

O botulismo é uma doença não contagiosa, bacteriana que provoca um quadro de intoxicação grave, causado pelas toxinas do bacilo Clostridium botulinun. A doença apresenta-se de três formas: Botulismo alimentar (exógena indireta), Botulismo por feridas (exógena direta) e Botulismo intestinal (endógena). Sendo que, o diferencial destes esta relacionado com o local de produção da toxina botulínica, porém todas tem as mesmas características clinicas das manifestações neurológicas e gastrintestinais (BRASIL, 2008).

A toxina do botulismo é tem uma toxicidade de alta potência, sendo que os primeiros relatos de estudos desta datam oficialmente de 1820 por Justinus Kerner (1786-1862) no reino de Wüterburg, sobre as intoxicações produzidas por molhos de carnes, o botulismo (de botulus, salsicha em latim) (LEDERMANN, 2003), sendo que o bacilofoi isolada em 1987, na bélgica por Emile Van Ermangem (CERESER et all. 2008).

Os efeitos da toxina da Clostridium botulinum é amplamente estudado, desde sua descoberta até os dias de hoje, sendo que muito além dos efeitos nocivos deste estão os efeitos terapêuticos, como nos exemplos de tratamento de estrabismo (GOMEZ DE LIANO, 1993), tratamento de paralisias cerebrais (SILVA JUNIOR, 2000 & COSGROVE, 1994), tratamento de dor (COLHADO, 2009) e na industria da beleza (VASCONCELOS, 2017).

Devido a extrema toxicidade esta já utilizada durante a II Guerra Mundial como estudos de potencial arma biológica (MINDDLEBROOK, 1997, apud SPOSITO, 2009), contudo a assinatura da Convenção para Armas Biológicas em 1972 formalizaram o enceramento do uso deste tipo de arma.

Entre toda amplitude de estudos da doença e sua toxina surge a dúvida: Popularmente sabe-se o efeito da neurotoxina apenas como paralisados dos músculos em que esta se deposita, mas quais os efeitos da toxina, mais especificamente no sistema nervoso?

Descobrir estes efeitos da toxina no organismo possibilita uma abertura de um leque de pesquisas cientificas grande, alem complementando os estudos da fisiologia neurológica.

2. OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem por objetivo o aprendizado da matéria de Fisiologia Aplicada na instituição CESUFOZ/FAFIG, focalizando o assunto: Botulismo, as causas, patogênese, efeitos neurais, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.

3. METODOLOGIA

Trata-se de um trabalho acadêmico tendo como método de pesquisa revisão bibliográfica de livros, revistas, artigos, portais eletrônicos do ministério da saúde, de órgãos governamentais e sociedades brasileiras e internacionais. da área da saúde que abordem o assunto Botulismo.

4. REFERENCIAL TEÓRICA

4.1 BOTULISMO: CARACTERÍSTICAS DO AGENTE ETIOLÓGICO

Imagem 1 - Bacilos de Clostridium botulinum. Fonte: https://www.sciencesource.com/archive/Clostridium-botulinum--LM-SS2431515.html.

Nome do agente causador: Clostridium Botulinum, Reino: Bactéria, Filo: Firmicutes, Classe: Clostridia, Ordem: Clostridiales, Familia: Clostridiaceae, Género: Clostridium. Bactéria gran negativa, apresenta esporos ovalados, geralmente em posição terminal ou subterminal. Estritamente anaeróbica (CIRIADES, 2009).

O Botulismo é causado pela intoxicação toxina produzida pelos bacilos de Clostridium botulinum.

As toxinas botulinicas são as mais potentes toxinas conhecidas (GELLI et al. 2002). As toxinas que causam patogenicidade ao homem são do tipo A (América do norte) , B (Europa), E (Japão) e F, sendo as mais frequentes no Brasil as do tipo A e a B (BRASIL, 2008). Estas só atingem o sistema nervos periférico e órgãos internos, não ocorrendo perturbações do sistema nervoso central, uma vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com