TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO CLÍNICO FARMACOLOGIA

Por:   •  26/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

ÚLCERA GÁSTRICA

Um homem de 40 anos dá entrada na UPA com sensação de queimação, náusea e vômito. Após consulta médica o paciente foi encaminhado para a realização de uma endoscopia, foi constatado úlcera gástrica doença causada pela bactéria Gram-negativa Helicobacter pylori (H. pylori). A infecção vai ser tratada com um inibidor da bomba de prótons (Omeprazol) e dois antibióticos (Claritromicina e Amoxicilina). A medicação deverá ser ingerida via oral antes das refeições, especificamente almoço e janta omeprazol 20 mg, amoxicilina 1.000 mg de claritromicina 500 mg. O Omeprazol é uma mistura racêmica de dois enantiômeros que inibe a secreção ácida gástrica, ele age inibindo a H+, K+-ATPase da bomba protônica, por ser uma base fraca concentrada se torna ativa no meio ácido dos canalículos intracelulares da célula parietal. Por ser dose-dependente, o Omeprazol inibe a etapa final da formação de ácido no estômago, causando uma inibição altamente efetiva tanto da secreção ácida basal quanto da estimulada independente do estímulo, tem ação específica nas células parietais, ou seja, não age sobre os receptores de acetilcolina e histamina. A Amoxicilina é indicada para o tratamento de bactérias sensíveis à mesma, no caso, H. pylori possui cepas sensíveis a Amoxicilina, sua ação se dá pela inibição da biossíntese do mucopeptídeo das paredes celulares. A proteína de ligação da Amoxicilina é ligada à penicilina 1A (PBP-1A) localizada no interior da célula bacteriana, essas proteínas são responsáveis pela da síntese do mucopeptídeo, o que inibe a divisão celular e o crescimento da mesma, e produz lise. E por fim a Claritromicina é altamente potente contra uma grande variedade de organismos Gram-positivos e Gram-negativos aeróbios e anaeróbios agindo contra a bactéria H. pylori, suprimindo a síntese protéica da mesma através da ligação às subunidades ribossômicas 50S. Após diagnóstico, o paciente foi liberado para casa para dar início a seu tratamento por 7 dias.

Referência:

Microbiologia de Brock [recurso eletrônico] / Michael T. Madigan ... [et al.] ; [tradução : Alice Freitas Versiani ... [et al.] ; revisão técnica: Flávio Guimarães da Fonseca]. – 14. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2016.

Farmacologia : texto e atlas [recurso eletrônico] / Heinz Lüllmann, Klaus Mohr, Lutz Hein ; tradução e revisão técnica: Augusto Langeloh. – 7. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com