TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso clinico Farmacologia

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  3.009 Visualizações

Página 1 de 3

Caso Clínico nº 1

I.S.L, 68 anos de idade, branca, sexo feminino, analfabeta. Foi encaminhada à Atenção pelo auxiliar de farmácia porque a paciente queria polivitamínico, apresentou várias receitas diferentes, mas nenhuma com esse medicamento prescrito. Refere fraqueza e episódio de desmaio ao levantar-se da cama. Pressão arterial de 100 x 60 mmHg. Faz uso de Enalapril 20mg 1cp 12/12h, Clortalidona 25mg 1cp cedo, Atenolol 50mg 1cp 12/12h, que foram prescritos pelo cardiologista. Também faz uso de Captopril 25mg 1cp 8/8h, Hidroclorotiazida 25mg meio cp cedo, Omeprazol 20mg 1cp em jejum e Paracetamol 500mg 1cp 8/8h se dor (eventualmente). A paciente não soube precisar a quanto tempo realiza o tratamento anti-hipertensivo. Relatou também ter interrompido por conta própria a administração do Atenolol por não saber para que o medicamento servia.

 Identifique os alvos moleculares caracterizando-o dê todas as indicações terapêutica e explique mecanismos de ação dos medicamentos do caso.  

 

Medicamentos

  1. Enalapril

Usado no tratamento de insuficiência cardíaca. Enalapril é uma pró-droga que após ação das esterases circulantes e hepáticas durante a 1ª passagem, sendo hidrolisado a  enalaprilato, um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA). A inibição da ECA resulta em diminuição da angiotensina II plasmática (em razão da remoção do feedback negativo da liberação de renina) e diminui a secreção de aldosterona, diminuindo a reabsorção tubular de água e sódio e consequentemente a pressão arterial.

  1. Clortalidona

Diurético do grupo tiazídicos utilizado em casos de hipertensão arterial essencial, nefrogênica ou sistólica isolada como terapia primária ou em combinação com outros agentes anti-hipertensivos,  insuficiência cardíaca congestiva estável de grau leve a moderado e usado no tratamento profilático de cálculo renal de oxalacetato de calcio. Tem como mecanismo de ação a diminuição da reabsorção luminal ativa de Na+ e Cl- (cotransportador) das céls. epiteliais do túbulo contorcido distal. Os tiazídicos reduzem de forma satisfatória a pressão arterial (PA) quando utilizados em baixas doses e possuem excelente ação quando associados aos inibidores da enzima conversora da angiotensina II (IECAs), bloqueadores dos receptores AT1 da angiotensina II (BRAs) e bloqueadores dos canais de cálcio (BCC).

  1. Atenolol        

Atenolol é um medicamento com atividade de beta- bloqueador cardioseletivo, indicado em caso de hipertensão, arritimia, infarto do miocárdio e angina. Atua na redução do débito cardíaco em  repouso  durante exercício , redução da pressão arterial sistólica e diastólica em repouso e em exercício, inibição da taquicardia induzida pelo isoproterenol e  redução da taquicardia ortostática reflexa.

  1. Hidroclorotiazida

É um diurético tiazídico, tendo sido avaliado em importantes ensaios clínicos. O mecanismo anti-hipertensivo dos diuréticos está relacionado, numa primeira fase, à depleção de volume e, a seguir à redução da resistência vascular periférica. Seu uso isolado é eficaz em hipertensos leves e moderados. 
Os diuréticos tiazídicos atuam diretamente sobre o rim, agindo na parte inicial do túbulo distal. O túbulo distal reabsorve apenas 5% do sódio filtrado, assim o efeito máximo dos tiazídicos é muito menor do que os diuréticos de alça. Inibem a reabsorção de sódio e cloreto e, por conseqüência, de água. Aumentam também a excreção de potássio e magnésio e em pequena escala de bicarbonato. Reduz a excreção de cálcio. A perda de potássio é significativa e pode ser grave. A excreção de ácido úrico é diminuída e a de magnésio aumentada. Os tiazídicos tem alguma ação extra-renal, produzindo vasodilatação e podendo provocar hiperglicemia.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com