TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Clinico Bioquimica

Por:   •  2/12/2023  •  Dissertação  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 9

CASO CLÍNICO 1.

Uma mulher de 60 anos de idade, com histórico de carcinoma mamário tratado por mastectomia parcial há 3 anos,  está atualmente sofrendo de mal-estar e dores na coluna. Os testes bioquímicos mostraram que os valores de fluidos  e eletrólitos, proteína total, albumina e cálcio estavam normais. Os resultados dos testes de função hepática foram:

[pic 1]A) Avalie os resultados e sugira um diagnóstico justificando-o.

Osteoporose, os nívieis muito alto de fosfatase alcalina são sugestivos de enfermidade óssea ou hepática entretanto apesar do leve aumento da ALT os valores da  gama gt e da bilirrubina estão normais o que sugere a ausência de problemas hepáticos.  

Proliferação óssea muito grande que é indicativo de metástase óssea

CASO CLÍNICO 2- Paciente do sexo feminino, 64 anos, procurou a emergência com queixas de dor no peito que iniciou  há 7 dias e piorava após esforço físico. A paciente apresenta hipertensão e é tabagista. Apresentava taquipneia e  taquicardia, pressão arterial de 170/130 mmHg e Saturação de Oxigênio de 88. Seus exames bioquímicos revelaram  elevação das troponinas, porém a CK-MB massa estava dentro da normalidade.

Qual o possível diagnóstico? Justifique os sintomas e as diferenças entre os testes bioquímicos. 

Infarto do miocárdio devido aos sintomas: tosse seca que é causada pois acontece uma alteração pulmonar e vão estimular aferentes vagais que vão ser responsáveis pela tosse. Taquicardia pois o coração está danificado e precisa fazer mais força para bombear sangue. Saturação baixa ocorre pois o dano no músculo cardíaco. Dor no peito por causa da insufiencia do sangue para células cardíacas. Aumento da pressão devido a todos esses sintomas.

Teste bioquímicos (vai levar em consideração o tempo de cada teste)

Troponinas se mantém até 14 a 10 dias depois do evento

Troponina T se mantém até 14 dias

Troponina  i se mantém até 14 dias ( mais específica )

Ck- mb massa dura apenas 2 dias então como o paciente

CK-mb massa detecta um pouco antes. São enzimas ativas e inativas. Detecta o quanto rompeu a célula

Ck-mb ativa é só o que está funcionando

  • hipertensão e tabagismo são fatores de risco para o infarto pois elas vão causar uma lesão na parte mais íntima do vaso

CASO CLÍNICO 3. Paciente do sexo masculino, 60 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, procura  atendimento de pronto-socorro por quadro de tosse seca e dispneia progressiva aos esforços na última semana. Na  radiografia de tórax foi observada presença de uma área cardíaca aumentada e um infiltrado bilateral bastante  compatível com congestão. Alguns exames foram realizados e os resultados são descritos a seguir:  

Peptídeo Natriurético tipo B: 10150 pg/mL (VR=262 pg/Ml) 

Ureia: 90mg/dL;( VR entre 13 e 43 mg/ dl) 

Creatinina: 3,8mg/dL ( VR= 0,7 a 1,3 mg/dL) 

Hemoglobina 12 g/dL (VR=12-16 g/dL), leucócitos e plaquetas normais. 

A) Qual a hipótese diagnóstica? Justifique sua resposta com base nos sintomas apresentados e resultados  laboratoriais.

Insuficiência cardíaca o  Peptídeo NAtriurético tipo B é uma enzima que é produzida e sintetizada pelos ventrículos, quando o coração está dilatado ela aumenta Peptídeo NAtriurético tipo B é um indicativo de descompensação da insuficiência cardíaca, 90% das etiologias de Insuficiência cardíaca congestiva são isquêmicas (para a confirmação do achado isquêmico é necessário Eletrocardiograma,  com aumento de segmento ST - comprovando infarto mais CKMB e Troponina aumentada) .

Além disso o peptídeo natriurético tipo B gera um aumento da área ventricular (comprovado na imagem de RX), fazendo com que tenha menor contração muscular e menor volume sistólico  e fração de ejeção do ventrículo esquerdo.

Há aumento represado de sangue retrógrado do ventrículo (o que é retrógrado são as veias pulmonares o qual leva ao sintoma de tosse e dispneia,) caracterizando Edema agudo pulmonar de origem cardiogênica.

  • Peptídeo NAtriurético tipo B é um marcador de estresse então altera tanto no infarto como na insuficiência cardíaca, geralmente altera mais na insuficiência cardíaca. Congestão, pois o ventrículo está dilatado e o líquido ficou ali, esse líquido volta para o pulmão e isso faz uma regulação renal tentando fazer a eliminação desse líquido. Se o coração está insuficiente tem que olhar o rim do paciente pois o rim precisa de muita infiltração sanguínea, no momento que esse coração não está tendo força suficiente esse fluxo não está sendo suficiente para o rim e pode causar lesão renal.

  • Pergunta o que é Pré peptídeo natriurético tipo B ele não é metabolizado rápido  pois ele não é quebrado, ele é inativo e vai se transformar no ativo que é o Peptídeo NAtriurético tipo B

B) Qual a relevância dos exames realizados no caso da paciente?

CASO CLÍNICO 4. Homem com 77 anos de idade sentiu mal estar associado com dor abdominal. A dor tem aumentado  nos últimos 4 dias, provocando vômitos (quatro vezes). Em duas ou três ocasiões nos últimos dois anos ele sentiu dor  aguda na parte superior direita do abdômen. Embora tenha bom apetite, na última semana não sente vontade de  comer. Não perdeu peso, não tem problemas urinário e intestinal, apesar de relatar escurecimento da urina há poucos  dias.

O exame clínico revelou icterícia, pressão e pulso normais. Sem problemas nos sistemas cardiovascular e respiratório.

Foram solicitados os seguintes exames:

[pic 2]

Qual a hipótese diagnóstica? Justifique sua resposta com base em todos os sintomas apresentados e resultados  laboratoriais.

Fosfatase alcalina, bilirrubina e gama gt estão elevadas e por isso o diagnóstico é icterícia obstrutiva, dano hepático pois alterou esses exames.

Fizeram os outros exames para ver a função renal pois ali diz que o paciente tinha escurecimento da urina mas isso é por causa da bilirrubina que está alterada e isso quer dizer que é a bilirrubina direta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (287.3 Kb)   docx (197.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com