TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE PREPARAÇÃO LÍQUIDA CONTENDO ÁCIDO SALÍCILICO PARA USO TÓPICO

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 12

DESENVOLVIMENTO DE PREPARAÇÃO LÍQUIDA CONTENDO ÁCIDO SALÍCILICO PARA USO TÓPICO

LICODIEDOFF, Fernanda MARTOVICZ, Icaro Gabriel¹ MATIAS, Patrícia Fátima1* NUNES, Gabriela¹ ROGALSKI, Tatiane¹

BOTTON, Paulo Henrique Saldanha² DENTI, Marjorie²

HOFMANN JUNIOR, Arno Ernesto² ROSA, Priscila²

RESUMO: Os tônicos faciais são produtos que vem ganhando atenção dos consumidores de produtos estéticos, em função da sua fácil aplicabilidade e menor abrasão e danos à pele. Neste artigo, propomos o desenvolvimento de um tônico facial contendo como princípio ativo o ácido salicílico. Este princípio ativo com ação anti- inflamatoria, anti-microbiana e queratolítico é amplamente utilizada na indústria framacêutica e na cosmetologia. Suas propriedades físico-quimicas e solubilidade permitem que a formulação magistral tenha um baixo custo, pouca ou nenhuma reação alérgica, fácil aplicabilidade e boa absorção atráves da pele.

Palavras Chaves: Ácido salicílico, efeito queratolítico.

ABSTRACT: Facial tonics are products that have been gaining the attention of consumers of cosmetic products due to their easy applicability and less abrasion and damage to the skin. In this article, we propose the development of a facial tonic containing salicylic acid as the active principle. This active principle with anti- inflammatory, anti-microbial and keratolytic action is widely used in the pharmaceutical industry and cosmetology. Its physicochemical properties and solubility allow the magistral formulation to have a low cost, little or no allergic reaction, easy applicability and good absorption through the skin.

Key words: Salicylic acid, keratolytic effect.

.

  1. INTRODUÇÃO

O uso de plantas para o tratamento de doenças é historicamente conhecido. Na antiguidade o uso das cascas de salgueiro, Salix alba determinou um grande avanço para a indústria farmacêutica. Essa planta com efeito terapêutico, anti-inflamatório e antipirético, foi utilizada durante muitos anos.

Assim cientistas começaram a estudar seus efeitos terapêuticos. Das cascas do salgueiro, foi extraída a salicilina através da extração desta substância posteriormente o ácido salicílico foi sintetizado em laboratório e então observado que apesar de trazer efeitos benéficos ao organismo sua atividade analgésica, esse composto também causava distúrbios gastrointestinais, quando utilizado em excesso.

Avanços da medicina e das técnicas de análise e síntese possibilitam que esses compostos sejam estudados e tenham boa aplicabilidade para seus pacientes. Na área médica

[pic 6]

1 Discentes do Curso Farmácia, Nível V 2017/1- Faculdade IDEAU – Getúlio Vargas/RS.


o ácido salicílico é empregado como calicida, apresentando efeito queratolítico. A utilização do ácido salicílico na cosmetologia está relacionada a formulações utilizadas no tratamento da acne. Essas atuariam na camada mais superficial da pele retirando o excesso de oleosidade proporcionando, assim, um efeito menos abrasivo, porém com a mesma eficácia, quando comparados a outros produtos disponíveis comercialmente.

Tendo em vista o aumento na procura e utilização de produtos voltados ao tratamento da pele, o objetivo deste trabalho é desenvolver um tônico facial utilizando como princípio ativo o ácido salicílico.

  1. DESENVOLVIMENTO

No presente trabalho de cunho científico, visamos obter subsídios para o desenvolvimento de formulação líquida de uso tópico, contendo o ácido salicílico como substância ativa, adequada para o tratamento de algumas desordens cutâneas, inicialmente será realizada a revisão bibliográfica acerca do tema, sendo posteriormente preparada a formulação.

  1. Aspectos farmacológicos

O ácido salicílico é proveniente da casca do salgueiro Salix alba. Pertence a classe dos AINES. Este composto é o único membro da família do ácido beta-hidroxi. Recebeu essa denominação porque o ácido carboxílico aromático possui um grupo hidroxi na posição beta. É utilizado há muitos anos no tratamento da acne e compõe várias preparações farmacêuticas disponíveis na atualidade. Afeta a cascata araquidônica, portanto, exibe capacidade anti- inflamatória, tornando-se útil na rápida diminuição do eritema facial. Possui bom perfil de segurança, é atóxico e autoneutralizante, com mínima infiltração dérmica. Possui baixo custo, e fácil aplicação (ROGERI, 2018).

  1. Caracteríscticas físicas e físico-quimicas

Quanto às características físico-quimica, a Farmacopeia Brasileira (2010) declara o ácido salicílico sintético como um pó esponjoso, branco e cristalino, que se apresenta geralmente na forma de agulhas finas, de sabor que passa de doce a azedo. Já o que se obtém de substâncias naturais possui uma leve coloração de amarelo ou róseo e com o odor de salicilado de metila. É um ceratolítico e sua faixa e fusão vai de 158 °C a 161 °C.


Referente às suas características físicas, o ácido salicílico é pouco solúvel em água fria moderadamente solúvel em água quente, facilmente solúvel em etanol, éter, e acetona muito solúvel em acetona, facilmente solúvel em etanol e éter etílico, ligeiramente em propilenoglicol. (ANFARMAG, 2001; ANVISA, 2010).

Devido a sua baixa solubilidade em água, bem como ao seu pH ácido tem seu uso em formulações dermatológicas limitado pois exige que as mesmas possuam pH semelhante ao seu (TOXNET, 2013).

[pic 7]

Figura 1.

  1. Utilização do ácido salicílico

A cosmetologia é uma área de grande avanço em todo o mundo. A finalidade da criação de novos cosméticos é melhorar essas funções fisiológicas, corrigindo ou até mesmo escondendo essas imperfeições. Uma desordem comum que atinge milhares de pessoas é a acne (BARATA, 2013).

A pele é o maior órgão do corpo humano, e exige cuidados diários, exitem pessoas com determinado tipo de pele, ou seja, algumas produzem mais sebo originando oleosidade e o surgimento de acne. Alguns princípios ativos encontrados hoje em formulações magistrais, como o ácido salicílico visa a retirada do estrato córneo, efetuando assim uma limpeza mais profunda nas camadas da pele (REBELLE, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (283.5 Kb)   docx (97.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com