TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  26/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Nota-se no caso em estudo que agricultora Dona Dair, teve uma vida com muito trabalho no campo,  foi desencadeado algumas patologia na agricultora, dentre essas doenças foi identificado dores e sangramento no ato de defecação, constipação, muito cansaço e falta de disposição.

O farmacêutico que atendeu dona Dair ao fazer uma anamnese, prescreveu as seguintes medicações:  hamamélis virginiana  duas vezes no anus por dia, Cascara sagrada (250 mg) antes de dormir, Panax ginseng (1 cap por dia).  Embora para fazer a prescrição o profssional deve avaliar as necessidades da paciente, se atentando para a quantidade adequada para o tratamento terapêutico, que pode variar. Vale ressaltar que a paciente após fazer o uso dos medicamentos sentiu uma melhora bastante significativa.

Desenvolvimento

Fitoterápicos são definidos como produtos derivados de plantas usados com proposito medicinais e para promover a saúde. São tidos como naturais, mas não necessariamente inócuos. (BOOHREM,2009).        

A Cascara sagrada (Rhamnus purshiana), usa-se sua parte seca, a casca. Sua farmacocinética em baixa absorção gastrointestinal e, em função desses mecanismos de ação, o efeito laxante aparece por volta de 7 horas após a ingestão. Em doses alteradas do usual farmacológico, pode causar nefrites (RAINFORESTTREASURE, 2008).

A indicação da cascara sagrada é de aproximadamente 20-30 mg (ANVISA, 2007).

Conclusão

O uso de fitoterápicos tem aumentado consideravelmente devido a sua eficiência no combate de patologias, porem, ao prescrever uma medicação o profissional deve se atentar se a dosagem estar adequada e interação medicamentosa, além de se atentar também nas reações adversar do fármaco.        

 Os extratos obtidos da casca e das folhas de Hamamelis virginiana (Hamamelidaceae). Contém taninos, saponinas, flavonóides (quercetol, campferol, glicosídeos flavonídicos do campferol), mucilagens e resinas, entre outras substâncias. Tem ação adstringente, hemostática, vasoconstritora, tonicovascular e anti-hemorrágica. É usado em afecções do sistema vascular venoso, como varizes, flebites e hemorróidas, e também como antidiarréico. (Teixeira,

FITOCOSMÉTICOS: AÇÕES TERAPÊUTICAS, Prof. Dr. J. B. Picinini Teixeira,

http://www.ufjf.br/proplamed/files/2011/03/Fitocosm%C3%A9ticos1.pdf

BOOHREM, R. Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais- ibpm@ibpm.org.br. Rio de Janeiro. 2005. Acesso: 24/05/2017

BRASIL. RESOLUÇÃO-RE Nº 89, DE 116 DE MARÇO DE 2014. Disponível:  http;//www.anvisa.gov.br/e-legis. Acesso: 21/05/2017.

RAINFORESTTREASURE C O M. Herbs with drug interactions- a partial list. 2008. Disponível em: www.rainforesttreasure.com/drug_interact.asp. Acesso: 20/05

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com