TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RAIO X CONTRASTADO ENEMA BARITADO

Por:   •  1/11/2017  •  Resenha  •  2.943 Palavras (12 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 12

RAIO X CONSTRASTADO ENEMA BARITADO

Conceição Santos de Oliveira

Germano Borges Monteiro

Renato Colares Amazonas

Suellen da Cunha Magalhães

Theully da Silva Amazonas

Ytalo Martins Colares

RESUMO

Este artigo faz especificamente uma abordagem avaliativa em forma pesquisa bibliográfica que visa analisar o desenvolvimento dos raios-x contrastado - enema baritado que vem a ser o estudo radiográfico da forma e da função do intestino grosso e concerteza é um dos mais importantes e complicados exames radiológicos com meios de contrastes e procedimentos especiais. O conhecimento deste estudo é de suma importância para a análise de algumas doenças de difícil visualização pelos exames convencionais, por isso a abordagem se prolongará também ao estudo do Intestino grosso que é de primordial importância para esse conhecimento levando em consideração principalmente os cuidados que o ser humano deve ter com este órgão tão necessário para a manutenção da vida.

Palavra-chave: Raio-X, exame, enema baritado.

ABSTRACT

This article is specifically an evaluative approach shaped literature which aims to analyze the development of x-ray contrast - enema that comes to the radiographic study of form and function of large intestine and is surely one of the most important and complicated radiological with contrast media and special procedures. The knowledge of this study is of paramount importance for the analysis of some diseases are difficult to visualize by conventional tests, so the approach will extend also to the study of the large intestine that is of primary importance to this knowledge taking into account mainly the care being human body must have with this so necessary for sustaining life.

Keyword: X-ray examination, barium enema.

1. INTRODUÇÃO

Os exames radiológicos são muito importantes na atualidade, principalmente os contrastados que necessitam de uma técnica envolvendo a utilização do composto químico Bário para a melhor visualização de certos órgãos do corpo humano e que produzem informações imprescindíveis ao diagnóstico e ao acompanhamento das doenças que não conseguem ser visíveis apenas com o uso dos raio-X convencionais. Esse estudo busca analisar os raio-X contrastado enema baritado em pacientes que possuem disfunção ou má formação.

2. RAIO-X CONTRASTADO - ENEMA BARITADO

Durante a primeira grande guerra mundial, os raios-X eram muito usados para diagnóstico e controle dos tratamentos de fraturas e identificação de corpo estranho, como balas de armas de fogo. Os médicos usando sulfato de bário, uma substância insolúvel, diluída em água e o qual atóxico quando ingerido por via oral ou anal, não deixa os raios-x passar, não podendo visualizar detalhes anatômicos do aparelho gastrointestinal durante as realizações dos exames de radiografia convencionais. Este contraste é uma substância opaca para os raios-X, quando presente no organismo apresenta-se como uma área branca. Para examinar várias partes no trato alimentar de forma clara é necessário à introdução deste contraste artificial [3].

O próximo desenvolvimento foi de telas fluoroscópicas e óculos de chumbo para que o médico possa visualizar perfeitamente os raios-X em tempo real, onde olhando diretamente para os órgãos em movimento recebem, médico e paciente, doses de radiação. Em 1955, foi desenvolvido o intensificador de imagem, usando um monitor e câmera de televisão que permitiu a analise dos raios-X em movimento. Em 1960, o fluoroscópico tornou-se bastante complexo usando um sistema de espelhos ópticos minimizando a radiação para paciente e o médico [4].

Os motivos para realizar exames contrastados podem ser por dor abdominal, sangramento retal, mudanças no hábito intestinal, rajadas de sangue no vômito, diarreia crônica ou constipação, inchaço, perda inexplicável de peso e dor ou dificuldade para engolir.

 Os meios de contrastes são compostos que vem sendo utilizados há muito tempo, desde então eles vem acompanhando a modernidade, passando por um grande processo de evolução e atualizando cada vez mais os métodos de imagem [9].

Nos exames simples de raios-x, algumas estruturas anatômicas como os tecidos ósseos são facilmente visualizadas devido à opacidade dos tecidos, existem outros órgãos, porém, que apresentam densidade semelhante em toda sua estrutura anatômica, é o caso dos rins, estômago, entre outros, impedindo sua perfeita visualização, por isso faz-se necessário o uso de contrastes radiológicos, que são substâncias químicas e que servem para opacificar o interior de órgãos, que não são visíveis nos raios-X simples [5].

3. ENEMA BARITADO

O estudo radiográfico da forma e da função do intestino grosso é de modo comum denominado ENEMA BARITADO. Esse estudo exige o uso de contraste para demonstrar o intestino grosso e seus componentes, detectando assim quaisquer alterações abdominais.

Mesmo que os meios de contrastes passaram por evoluções reduzindo as taxas de enfermidades e óbitos, ainda apresentam fenômenos indesejáveis, as chamadas reações adversas [8].

3.1. Indicação

- Divertículo, diverticulose e diverticulite;

- Colite;

- Neoplasias;

- Pólipos;

-Volvo;

- Carcinoma anular; e,

- Intussuscepção.

3.2. Contra-Indicação

- Pacientes com suspeita de perfuração ou obstrução do intestino grosso não devem receber o sulfato de bário e nem contraste iodado;

- Gestantes;

- Pacientes alérgicos ao iodo ou sulfato de bário;

- Pacientes que efetuaram biópsia durante a retossigmoidoscopia ou colonoscopia não devem receber sulfato de bários, pois ele pode causar perfuração da mucosa.

3.3. Contraste

O sulfato de bário é o tipo de contraste positivo mais comumente usado para o enema baritado, a concentração da solução varia de acordo com o estudo a ser realizado. “O bário, é outro tipo de contraste positivo e radiopaco, foi criado em 1910, utilizado no exame enema opaco, por Bache, e Guinther” [7].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com