TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Por:   •  26/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

O sistema nervoso central é responsável pela maioria das funções de um organismo. Ele tem a capacidade de receber estímulos do ambiente e enviar respostas para qualquer parte do corpo. Assim, recebe, analisa e transmite informações. Ele é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal.

NEURÔNIO

Os neurônios são os principais componentes do sistema nervoso, eles comunicam-se através de sinapses (local de contato entre os neurônios); por eles propagam-se os impulsos nervosos de uma célula para outra.

ENCÉFALO

O encéfalo fica localizado na caixa craniana e é constituído pelos três principais órgãos: cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

CÉREBRO

O cérebro é a parte mais desenvolvida e importante do encéfalo, ele é capaz de armazenar toda inteligência e aprendizado. Sua superfície possui vários sulcos e depressões chamadas de circunvoluções cerebrais, e se divide em hemisfério direito e hemisfério esquerdo. Esses hemisférios são unidos pelo corpo caloso, uma ponte formada por mais de 200 milhões de fibras nervosas. A camada externa dos hemisférios cerebrais é composta por uma substância cinzenta chamada de córtex cerebral. A região interna dos hemisférios tem uma massa de cor mais clara que o córtex, e por isso é chamada de substância branca. Nessa região há neurofibras (prolongamentos dos neurônios) que levam e trazem, do córtex, informações e instruções para o funcionamento corporal. Assim, o córtex é responsável junto com outras partes do encéfalo por controlar as emoções, percepções e os atos voluntários. Também é responsável pelo pensamento, aprendizagem, linguagem, consciência, memória e inteligência. Todas as mensagens sensoriais, com exceção das provenientes dos receptores do olfato, passam pelo tálamo antes de chegar ao córtex cerebral. Esta região que fica localizada entre o tronco encefálico e o cérebro é uma substância cinzenta.

DIENCÉFALO

O tálamo atua como retransmissor de impulsos nervosos para o córtex cerebral. Ele está relacionado com alterações no comportamento emocional e é responsável pelo envio de impulsos nervosos à regiões específicas que precisam ser processados.

O hipotálamo é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais. Fica localizado sob o tálamo e tem o tamanho de grão de ervilha.  É uma região importante para o controle das emoções e regulação do equilíbrio interno do organismo, como temperatura corporal, apetite, sede, excesso ou falta de água no corpo, pressão sanguínea, raiva, instinto sexual, medo, prazer, ciclo menstrual e controle dos hormônios da hipófise.

CEREBELO

O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico, ele se liga ao córtex cerebral, medula espinhal e tronco encefálico através de inúmeras fibras nervosas.O cerebelo coordena os movimentos e a postura corporal, mantendo nosso equilíbrio e permitindo que façamos determinadas tarefas.

TRONCO ENCEFÁLICO

O tronco encefálico é constituído por mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano. Ele fica localizado entre o tálamo e a medula espinhal, suas funções são: respiração, ritmo dos batimentos cardíacos e pressão arterial. O mesencéfalo é responsável pela visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. A ponte é o centro de transmissão de impulsos para o cerebelo, e se constitui de fibras nervosas que se unem ao cerebelo e ao córtex cerebral. Além de participar de algumas atividades do bulbo, interferindo no controle da respiração. O bulbo, recebe informações de várias partes do corpo controlando as funções autônomas: ritmo cardíaco, vaso constrição, respiração e pressão cardíaca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com