TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Patologia

Por:   •  27/6/2019  •  Seminário  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Distúrbios Circulatórios

Aspectos Gerais da Circulação : CIRCULAÇÃO NORMAL : O termo circulação refere-se ao movimento de um fluido ao longo de um circuito fechado. A circulação do sangue é o movimento do sangue originado pelo bombeamento do coração que o envia para as artérias. A função da circulação sanguínea é, basicamente, o transporte.

CIRCULAÇÃO LINFÁTICA : O sistema linfático é uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos que transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos de volta para o sistema circulatório.
A
circulação[a] do sangue faz-se em dois circuitos separados anatomicamente e com funções diferentes: Circulação pulmonar ou Pequena circulação pela qual

são realizadas as trocas gasosas oxigênio/gas carbônico; e Circulação sistêmica ou Grande circulação leva os elementos necessários ao metabolismo aos tecidos e recebe os produtos finais do metabolismo para serem

excretados. 
Os vasos sanguíneos são órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo, a parede dos vasos (artérias, veias e capilares) é formada por camadas de células e matriz intracelular, apresentando características de resistência sobre a superfície de suas estruturas.
Uma
diferença entre as artérias e as veias está relacionada à dimensão da camada intermediária (músculo liso e fibras elásticas): mais espessa nas artérias e mais delgada nas veias, em razão da capacidade de pressão em virtude das contrações sistólicas[b] do coração.

Os distúrbios circulatórios estão relacionados a alterações na irrigação

sanguínea e no equilíbrio hídrico. Os fluidos corporais transitam nos espaços:

intracelular, intersticial e intravascular, e esses compartimentos estão em homeostase, quando a homeostase se perde, acontecem os distúrbios circulatórios.

Um distúrbio circulatório causado por alterações intersticiais, é conhecido como
edema. Edema é o acúmulo anormal de líquido no compartimento extra-celular (intersticial) ou nas cavidades corporais (hidrotórax, hidropericárdio).
Etiopatogênese :  o edema pode acontecer pelo aumento da pressão intravascular, pela diminuição da pressão oncótica, pelo aumento da permeabilidade vascular (inflamações) ou pela obstrução da drenagem linfática.
Outro distúrbio circulatório, causado por alteração do volume sanguíneo, é a chamada
hiperemia. A hiperemia, consiste no aumento da quantidade de sangue no interior dos vasos de um órgão ou território orgânico.

             As Hiperemias podem ser classificadas em :

Hiperemia ativa : Consiste na dilatação arteriolar com aumentodo fluxo          sanguíneo local. Pode ser subdividida entre fisiológica e patológica. Hiperemia passiva : Acontece por redução da drenagem venosa . Provoca a distenção das veias distais, vênulas e capilares. Pode ainda ser subdividida entre local e sistêmica.A congestão é mais comumente avaliada nas formas “aguda” e “crônica”( A longo prazo pode ocorrer fibrose ou ruptura doscapilares;).

Outro distúrbio circulatório que podemos vir a citar, é a
Isquemia. A Isquemia é a retenção ou falta de suprimento sanguíneo em determinado tecido ou órgão. A intensidade depende de grau de obstrução vascular (rápida ou lenta).
Etiopatogenia : Diminuição da pressão entre artérias e veias/Obstrução da luz vascular/Aumento da viscosidade do sangue/Aumento da demanda.Pode ser subdividida entre isquemia relativa(possibilidade de mudanças adaptativas se o processo for lento) ou isquemia absoluta.

Hemorragia ou sangramento é o escapamento de sangue de um vaso, seja para fora do corpo, para o interior de uma cavidade do corpo, ou para tecidos adjacentes.
Hemorragia por Rexe : sangramento por ruptura da parede vascular ou do coração, com saída do sangue em jato. Principais causas: enfraquecimento da parede vascular, traumatismos, aumento na pressão sanguínea, como nas crises hipertensivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (293.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com