TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Patologia

Por:   •  28/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO

INFILTRAÇÃO

Nomes:

Abril, 2018

Taubaté

Introdução

O termo Patologia, cujo sentido é “estudo das doenças” deriva do grego pathos, que significa doença, e logos, que significa estudo.

Essas patologias podem se manifestar de diversos tipos, tais como: trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva na estrutura. Por ser encontrada em diversos aspectos, recebe o nome de manifestações patológicas.

Todo o edifício tem um ciclo de vida útil, o qual pode variar dependendo de fatores como a durabilidade dos materiais empregados na construção, das condições de exposição e uso do mesmo e a existência de uma manutenção periódica. A falta de manutenção faz com que pequenas manifestações patológicas, que teriam baixo custo de recuperação, evoluam para situações de desempenho insatisfatório com ambientes insalubres, de deficiente aspecto estético, de possível insegurança estrutural e de alto custo de recuperação.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo geral mostrar e identificar os fatores das causas de patologia, em uma construção antiga.

Esse pavimento foi construído em 1985, com matérias de média qualidade, porem uma parte da estrutura ficou exposto ao tempo sem proteção e sem vedação correta. Devido a exposição ao tempo podemos observar algumas de suas patologias como trincas, rachaduras e fissuras.

[pic 2]

Imagem 1: Viga horizontal exposta as intempéries.

Pela imagem podemos observar algumas de suas patologias como trincas, rachaduras e fissuras que foram as causas das infiltrações. Essas infiltrações são os danos mais comuns nas construções e é ocasionada na maior parte das vezes pela má instalação hidráulica do local. As águas de chuva com o auxílio do fator gravitacional escorrem pela fachada da edificação e adentram as rachaduras e trincas. E ao entrar nessas trincas e rachaduras as infiltrações podem dobrar o problema. 

[pic 3]

Imagem 2: As infiltrações atingem as ferragens

Na segunda imagem podemos observar a exposição da armadura ao tempo, as infiltrações acabaram atingindo a armadura causando uma corrosão.

Para que não haja exposição da armadura, as normas brasileiras recomendam um cobrimento mínimo de concreto sobre as seções de aço, isto é, deve haver um volume mínimo de concreto ao redor da ferragem para evitar a corrosão. Caso o cobrimento mínimo não seja respeitado, a estrutura corre sério risco de não atender às exigências técnicas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (343.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com