TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS LINFOMAS (HEMATOLOGIA)

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE TIRADENTES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA

MARCONE HENRIQUE CASTRO FREITAS

LINFOMAS

     

                                                                                                  Pesquisa bibliográfica apresentada na

                                                                                                  Universidade Tiradentes, como pré-

                                                                                                   requisito para obtenção de nota na

                                                                                                  disciplina de Hematologia Clinica e

                                                                                                  Banco de Sangue, turma E06, curso de

                                                                                                  Farmácia.

Aracaju

2018.2

Introdução

Linfomas é um tipo de câncer provenientes das células que se chamam linfócitos. Lembrando que os linfócitos fazem parte do sistema imunológico (defesa) do corpo humano e são originados na medula óssea, onde todas as células do sangue são produzidas.

Os linfócitos, após a reprodução na medula óssea, caem na circulação e ficam rondando a procura de bactérias, vírus ou outros microrganismos que podem atacar trazendo precauções.

No organismo, temos os linfonodos que estão distribuídos em todo o corpo e os linfócitos circulam no sangue e depois entram nos gânglios ou linfonodos e podem caí novamente na circulação. Quando a gente tem o tipo de câncer provenientes dos linfócitos, estamos adquirindo Linfomas.

Os linfomas podem ser de vários tipos, mas de uma maneira em geral podemos classificar como de 2 tipos : Linfomas de Hodgkin e Linfomas de Não-Hodgkin.

Linfomas de Hodgkin acomete muitas vezes adolescentes ou adultos jovens entre 15 e 35 anos de idade e pacientes com mais de 50 anos de idade. É um linfoma altamente tratado e a primeira doença a ser combatida com quimioterapia usando múltiplas drogas na década de 70.

 

Nos Linfomas Não-Hodgkin, tem os linfomas que são provenientes da células T e de células B. E nesse grupo de Não-Hodgkin, podem apresentar linfomas de altíssimo grau e comportamento bastante agressivo onde os pacientes começam a apresentar os sintomas em questão de dias ou semanas.

Também pode-se apresentar Não-Hodgkin de baixo grau, ou seja, de pouca agressividade.  Este tipo tem um histórico muito mais indolente, onde a pessoa começa a apresentar os sintomas em questões de meses e até alguns anos. E no meio tem um grupo com características intermediárias, entre os mais agressivos e menos agressivos, mas apresentam sintomatologia. De uma maneira em geral temos mais de 40 tipos de linfomas mas eles são divididos em Hodgkin e Não-Hodgkin.

FATORES DE RISCO

Quantos aos fatores de risco os linfomas não tem uma associação com exposições ao ambiente, hábitos sociais ou dieta. Diferente de outros tipos de canceres onde a gente tem hábitos socias ou alimentares que associam aos aparecimentos de vários casos. Porém, existem associações com alguns tipos de infecções como a do vírus HIV.

Pacientes podem presentar linfomas associados com o vírus da AIDS que é considerado um grupo separado. Existem outros vírus (retrovírus) que também podem vir associados a outros tipos de linfomas. Outro exemplo é o da bactéria H. Pylori que acomete o estômago e está associado a um tipo específico de linfoma gástrico e estes citados são as principais associações.

SINTOMAS

Os linfomas têm os locais onde se distribuem por todo o corpo, na corrente sanguínea ou nos linfonodos. Uma das principais manifestações dos linfomas é o aumento dos gânglios ou dos linfonodos por conta de um crescimento anormal dos linfócitos que estão dentro destes gânglios.

Lembrando que as manifestações podem ser na região do pescoço, supra clavicular, xilas, regiões abdominais e na região inguinal.

Existem outros sintomas que cursam junto no aparecimento do linfoma chamados de sintomas B como febre, mal-estar e debilidade geral, sudorese geralmente a noite, perda de peso e falta de apetite.

Quando temos os aparecimentos de gânglios associados a estes sintomas citados anteriormente, além de ser do tipo B também pode-se denominar como ausente. Porém, existem manifestações que podem ocorrer fora dos gânglios e apresentam sintomas linfonodal e extranodal podendo haver o acometimento em todos os órgãos como pulmonar, ósseo, no fígado e no sistema nervoso central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com