TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO DE SOLUÇÕES: DILUIÇÃO DE ALCOOIS E ÁCIDOS

Por:   •  12/4/2016  •  Ensaio  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SRGIPE

ALISSON DOMINGOS DOS SANTOS

LEONÁRIA DE SANTANA OLIVEIRA

RELATÓRIO: PREPARO DE SOLUÇÕES: DILUIÇÃO DE ALCOOIS E ÁCIDOS

TURMA 03ª

SÃO CRISTOVÃO – 2016

INTRODUÇÃO

Quando temos diferentes fases vistas a olho nu ou por meio de um microscópio, temos uma mistura heterogênea e não uma solução. Se tivermos somente uma fase, então, é uma solução. Podem ser classificadas segundo seu estado físico: sólido, líquido e gasoso. As soluções gasosas não podem ser uma mistura heterogênea porque os gases se misturam em qualquer proporção, sendo que as soluções gasosas possuem tipicamente a estrutura de todos os gases. As soluções sólidas são encontradas em dois tipos: substituinte – que exibe uma estrutura cristalina que tem regularidade estrutural – e intersticial – que são átomos diferentes, íons ou moléculas que possuem certa ocupação no retículo hospedeiro. As soluções líquidas possuem um arranjo molecular típico de um líquido puro: as partículas se encontram dispostas próximas umas às outras. Entretanto, uma solução líquida é composta de diferentes partículas. [1]

Podemos classificar as soluções quanto à natureza do soluto, que pode ser molecular – o soluto é formado por moléculas que não se dissociam - ou iônicas – o soluto não apenas se dissolve, mas dissocia-se em íons. De acordo com a solubilidade as soluções classificam-se como: saturadas – quando se tem a quantidade máxima de soluto para um dado solvente; insaturadas – quando a quantidade de soluto é inferior à capacidade máxima de dissolução do solvente; supersaturadas – quando se tem uma quantidade de soluto superior à quantidade máxima para um dado solvente. [2]

Concentração de uma solução é a relação entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente ou da solução. Uma vez que as quantidades de solvente e soluto podem ser medidas em massa, volume ou quantidade de matéria (número de moles) há diversas unidades de concentração de soluções. As mais utilizadas são:

Concentração em gramas por litro. Esse termo é utilizado para indicar a relação entre a massa do soluto (m) expressa em gramas e o volume (V), da solução em litros,

Concentração em quantidade de matéria (Molaridade). É a relação entre a quantidade de matéria, ou número de moles, do soluto (n) e o volume da solução (V), expresso em litros.

Composição percentual (título) Um método bastante usual de expressão da concentração baseia-se na composição percentual da solução. Essa unidade de concentração relaciona a massa (m) ou o volume (V) do soluto com a massa ou o volume do solvente ou da solução, conduzindo a notações tais como: 10% (m/m); 10% (m/V); ou 10% (V/V)[1]

Frequentemente vemos os termos concentrado e diluído. Uma solução concentrada apresenta uma concentração alta de soluto; e uma solução diluída apresenta uma concentração baixa. A palavra diluição é usada quando uma solução pode ser mais diluída pela adição de mais solvente [1].

OBJETIVO

Diluir alcoóis e ácidos de acordo com os métodos de diluição e aligação.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Pratica 1 – Diluição de ácido: Determinou-se, partindo-se da densidade e do titulo, a molaridade do HC3COOH. Com este dado calculou-se o volume de ácido necessário para se preparar uma solução 0,1 mol/L de HC3COOH. Com o auxilio de uma Pipeta, transportou-se para um béquer, contendo água destilada no seu interior, o volume de HC3COOH concentrado calculado anteriormente. Agitou-se a solução até homegeização total e fez sua transferência para um Balão Volumétrico devidamente etiquetado. Completou-se o volume com água destilada e tornou-se agitar.

Pratica 2 – Calculou-se a massa necessária para se obter  uma solução de 50 mL de NaOH a 1,5%. Com auxilio de um béquer pesou-se a massa corretamente e adicionou água destilada, fez-se a homogeneização e em seguida foi transferida para uma bureta e em seguida completou-se o volume com água destilada.

Pratica 3 – Calculou-se a massa necessária para se obter  uma solução de 50 mL de NaOH  100 ppm. Com auxilio de um béquer pesou-se a massa corretamente e adicionou água destilada, fez-se a homogeneização e em seguida foi transferida para uma bureta e em seguida completou-se o volume com água destilada.

Pratica 4 – Diluição de alcoóis: Determinou-se, partindo do álcool etílico a 99,8%, calculou-se a quantidade de água e de álcool a serem utilizados para se obter álcool a 70%. Com o auxilio de uma pipeta transportou-se a quantidade de álcool concentrado obtido no cálculo, para uma bureta e completando com a quantidade de água destilada necessária, fez-se a homogeneização e transferiu-se pra um frasco coletor devidamente etiquetado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

  1. Diluição de ácidos: Para que fosse preparado 100 mL de ácido acético glacial ( CH3COOH ) a 0,1M partindo do seu reagente PA : O volume exato de ácido PA que foi utilizado na diluição para que tenhamos uma diluição do ácido a 0,1M:

Dados:

Conc. Ácido acético glacial 99,8%

P.M : 60,05 mol/L

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com