TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO E PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO HIDRÓXIDO DE SÓDIO 0,10N

Por:   •  3/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA A FARMÁCIA

MINISTRANTE: PROF. DR. SEBASTIÃO BARROS ARAÚJO

PREPARO E PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO HIDRÓXIDO DE SÓDIO 0,10N

Maria Cara Silva

Tainara Lira

Paulo Ricardo Moura

Matheus Vilarindo

TERESINA

MAIO/2016

SUMÁRIO

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

MATERIAIS E MÉTODOS        

REAGENTES:        

MATERIAIS:        

MÉTODOS        

RESULTADO E DISCUSSÃO        

CONCLUSÃO        

QUESTIONÁRIO        

REFERÊNCIAS        

RESUMO

A determinação da concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de padronização. A titulação foi realizada titulando uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) em uma solução padrão de biftalato de potássio (KHC8H4O4), utilizando-se a fenolftaleína como indicador. A partir desse processo foi possível calcular a concentração de NaOH (titulando) necessária para atingir a faixa de viragem na solução padrão.

[pic 2]

INTRODUÇÃO

A análise volumétrica ou titulometria consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar (SKOOG,2006;VOGEL,1992).

[pic 3]

A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação. A solução padrão a ser usada numa análise volumétrica deve ser cuidadosamente preparada, pois caso contrário, a determinação resultará em erros. A preparação dessas soluções requer direta ou indiretamente o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida, os reagentes com essas características são denominados padrões primários (VOGEL,1992).

Na titulação, o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substância que se titula é o titulado. Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência (ou ponto final teórico). O término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução padrão, ou nos casos mais usuais pela adição de uma substância auxiliar que não participa da reação, conhecida como indicador. O indicador e as condições experimentais devem ser escolhidos de modo que a diferença entre o ponto final visível e o ponto de equivalência seja tão pequena quanto for possível (VOGEL,1992).

Depois da reação entre a substância e a solução padrão estar praticamente completa, o indicador deve provocar uma modificação visual nítida (ou alteração de cor ou turvação) do líquido que está sendo titulado. No caso das titulações ácido-base, os indicadores são ácidos ou bases orgânicas fracas que apresentam colorações diferentes, dependendo da forma que se encontra em solução (BACCAN,2001;VOGEL,1992).

 No ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação. Numa titulação ideal, o ponto visível coincidirá com o ponto final estequiométrico ou teórico. Numa titulação ideal, o ponto visível coincidirá com o ponto final estequiométrico ou teórico. Na prática, no entanto, há quase sempre uma diferença muito pequena, o que constitui o erro de titulação (VOGEL,1992).

Objetiva-se, com essa prática, aprender como funciona o processo de titulação e a partir daí encontrar a concentração de hidróxido de sódio necessária para titular uma solução de Biftalato de potássio (C8H5KO4) contendo fenolftaleína até a sua faixa de viragem.

MATERIAIS E MÉTODOS

REAGENTES:

  • Água destilada
  • Biftalato de Potássio
  • Fenolftaleína
  • Hidróxido de Sódio(Xarope concentrado a 50%)

MATERIAIS:

  • Bureta de titulação
  • Pipeta graduada
  • Balão volumétrico 250mL
  • Pinça metálica
  • Suporte metálico
  • Balança analítica
  • Espátula
  • Papel manteiga
  • Erlenmeyer

MÉTODOS

Inicialmente, colocou-se 200 mL de água destilada dentro do balão volumétrico, juntamente com 3,3 mL de xarope de hidróxido de sódio e em seguida completou-se com água destilada até o ponto de referência. Essa solução diluída de NaOH foi colocada na bureta para a futura titulação.

 Foi pesado 0,3g de biftalato de potássio e transferido para o erlenmeyer juntamente com uma porção de água. Em seguida, adicionou-sequatro gotas de fenolftaleína.

Colocou-se o erlenmeyer abaixo da bureta de titulação sobre um fundo branco e foi iniciada a titulação gota a gota da base até ocorrer à mudança de coloração. Para futuros cálculos registrou-se o volume da base gasta. Esse procedimento se repetiu por mais duas vezes. Após estas titulações, foram calculadas as concentrações da base em cada amostra do titulado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (316.1 Kb)   docx (670.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com