TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA SAÚDE

Por:   •  5/6/2018  •  Artigo  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE SAÚDE – CAMPUS CUITÉ

BACHARELADO EM FARMÁCIA

COMPONENTE CURRICULAR: PSICOLOGIA DA SAÚDE

DOCENTE: IZAYANA FEITOSA

DISCENTE: CLEITHIANO CANDIDO DE FREITAS

O capitulo traz para nós a história da psicologia, mostrando duas vertentes importantíssimas: A história grega antes do cristianismo e o desenvolvimento da modernidade.

A psicologia como ciência surgiu de fato em torno de 1879. Porém muito antes já se tinha uma ideia e um desejo de olhar para dentro e se preocupar com a alma e a razão.

A Grécia bem desenvolvida com suas construções de Cidade-Estado (Pólis) sempre em busca de riquezas, o que era necessário para a manutenção de suas obras, geraram avanços na arquitetura, geometria e física o que possibilitaram o homem olhar mais para as coisas do espirito e que se interessassem pela filosofia e a arte.

Os filósofos pré-socrates surgem com a ideia de tentativa de sintetizar o pensamento, no entanto é Sócrates com suas ideias que a psicologia ganha mais consistência. Sócrates se preocupa com a razão que, para ele, fazia-nos sobrepor aos instintos que é a irracionalidade. Platão então dá continuidade, procura um lugar físico para a razão e define que é na cabeça onde se localiza a alma e a medula que a liga ao corpo. E Aristóteles surge com a ideia de que a alma e corpo são separáveis a alma como início de tudo. Podemos diz que o berço da psicologia foi a Grécia.

Com o surgimento do cristianismo na idade média, o império romano dominou todo conhecimento, com o intuito de controlar a pesquisa e os estudos, deixando assim o acesso restrito, por isso a igreja católica se torna a maior hierarquia da época, onde tudo que ela dizia tinha que ser aceitado como lei. Neste período se destacam dois grandes filósofos. Santo Agostinho, que como Platão acreditavam que alma e o corpo eram juntos. “A alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem”. São Tomais de Aquino com sua visão religiosa de que só Deus poderia ser perfeito.

Descartes então disse que o corpo sem espirito era apenas matéria, aí se abre passagem para o estudo da anatomia e fisiologia que por sua vez tem forte contribuição para os avanços da psicologia. Os avanços foram criando teorias sobre o Sistema Nervoso Central com percepção dos sentimentos humanos. Atraindo novos pesquisadores e criando a psicologia cientifica.

A história dos avanços da psicologia está intimamente ligada, em cada momento histórico.  

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com