TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo de Soluções

Por:   •  27/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11
  1. INTRODUÇÃO

No processo de preparo de soluções, é de fundamental importância identificar o soluto, substância que será dissolvida e geralmente está em menor quantidade, e reconhecer o solvente, substância onde será dissolvido o soluto, assim como verificar a concentração e propriedades físico-químicas de ambos reagentes, para então, com a junção dos dois, formar uma mistura homogênea, chamada quimicamente de solução, vale lembrar que se o solvente for a água, o nome será solução aquosa, assim como se o solvente for o óleo, o nome será solução oleosa. (TEIXEIRA, 2018; PETER, 2012).

Para que o processo de dissolução seja favorecido, é necessário que soluto e solvente sejam semelhantes, pois quanto mais semelhantes forem as ligações que se rompem, maior será as que se formam, por essa razão que se diz “semelhante dissolve semelhante.” (TEIXEIRA, 2018).

As soluções podem ser classificadas quanto ao seu estado físico, ou seja, líquidas, quando o componente em maior quantidade é um líquido, sólidas, quando o componente em maior quantidade é um sólido, e gasosas, quando o componente em maior quantidade for um gás, que está exemplificado na tabela 1. (PETER, 2012).

Tabela 1. Tipos de soluções segundo o estado físico do soluto e do solvente. (PUCMG, 2004)

Solvente

Soluto

Solução

Exemplo

Gás

Gás

Gasosa

Atmosfera

Líquido

Gás

Líquida

Água-amônia

Líquido

Líquido

Líquida

Água-etanol

Sólido

Líquido

Sólida

Zinco-mercúrio(amálgama)

Líquido

Sólido

Líquida

Água-sal

Sólido

Gás

Sólida

Paládio-hidrogênio

Sólido

Sólido

Sólida

Zinco-cobre(latão)

As soluções também podem ser classificadas quanto a sua solubilidade, ou seja, insaturadas, quando a solução é homogênea com proporções de soluto e solvente adequadas. Saturada, quando o soluto está em seu limite de quantidade para ser diluído. E supersaturada, quando a solução tem soluto em excesso, ou seja, o soluto não é totalmente dissolvido. (PETER, 2012).

Para cada solução a ser preparada existem dosagens diferentes, e para isso elas são classificadas em duas partes, a dosagem comercial, onde é apresentada em porcentagem a concentração da solução nos rótulos dos produtos, podendo ser % (m/m), % (m/v) e % (v/v), indicando massa ou volume de soluto presente em 100 g ou mL de solução. E a dosagem científica, onde é apresentada a concentração da solução, podendo ser a concentração comum, que indica a quantidade de soluto em gramas por litro de solução (g L-1), ou a concentração molar, que indica número de mols do soluto por litro de solução (mol L-1), que através das fórmulas, para concentração comum: C = m(g) / V(L) e para concentração molar: M = nº de mols / V(L) é possível obter valores para o preparo de uma solução específica. (TEIXEIRA, 2018; SKOOG, 2014).

Assim como existe a dissolução, que é o preparo de uma solução, existe a diluição, onde acrescenta-se mais solvente à solução, diminuindo então sua concentração. Pode-se obter uma diluição de uma solução específica com as seguintes fórmulas: para concentração comum: Ci . Vi = Cf . Vf, para molaridade: Mi . Vi = Mf . Vf, para título: %i . Vi = %f . Vf, onde Ci, Mi e %i são as concentrações iniciais, Cf, Mf e %f são as concentrações finais, Vi é o volume inicial da solução, Vf é o volume final da solução. (TEIXEIRA, 2018; SKOOG, 2014).

Tendo em vista que a maioria das reações ocorre em soluções aquosas, assim como grande parte das substâncias químicas com as quais depara-se no cotidiano estão em forma de soluções, o preparo de soluções é vastamente aplicado nas diversas áreas, pois as soluções são empregadas em uma porção de procedimentos experimentais, como padronização de soluções, preparo de uma amostra em uma análise, diluição de um soluto ou de uma solução a ser usado em uma concentração diferente, entre outros. (MATOS, 2010).


  1. OBJETIVOS
  1. Objetivos Gerais

Preparar soluções aquosas de hidróxido de sódio (NaOH) na concentração de 0,4% (m/v), ácido clorídrico (HCl) na concentração de 0,100 mol L-1 e Etanol (CH3CH2OH) na concentração de 70% (v/v), através de cálculos teóricos específicos para cada uma.

  1. Objetivos Específicos
  • Entender o processo de preparo de uma solução;
  • Analisar o comportamento das reações envolvidas no experimento;
  • Realizar os cálculos corretamente para o preparo das soluções;
  • Aprender a rotular os frascos corretamente;
  • Responder questões solicitadas em aula.

  1. METODOLOGIA

Neste experimento foi realizado o preparo de três soluções aquosas diferentes, a primeira foi a de HCl, partindo do soluto em concentração de 37% (m/m) e densidade de 1,18 g cm-3 para uma concentração final de 0,100 mol L-1, a segunda foi a de NaOH, partindo do soluto puro para uma concentração final de 0,4% (m/v), e a terceira foi a de CH3CH2OH, partindo do soluto em concentração de 92,8% (v/v) para uma concentração final de 70% (v/v), através de cálculos específicos para cada solução foi encontrado o valor exato de soluto a ser adicionado no solvente para se obter a concentração desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (255 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com