TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo de soluções

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  1.583 Visualizações

Página 1 de 6

   

RESUMO

Nos experimentos foi possível aprender a preparar soluções a partir de soluto sólido e verificar que é possível preparar uma solução diluída partindo de uma solução concentrada utilizando as fórmulas da molaridade e da concentração comum. A partir do cálculo da molaridade determinou-se a massa de NaOH necessária (2,0000g) para preparar a solução de NaOH com volume de 50mL e concentração 1M. A partir do cálculo da concentração comum obteve-se o volume que seria diluído (2,5mL) da solução de NaOH 1M a 25mL de água destilada para preparação da solução de NaOH 0,1M. E através dos cálculos da concentração e da molaridade preparou-se a solução de HCl 0,1M a partir da solução de HCl 37%.

Palavras-chave: Soluções; soluto; molaridade; concentração comum;

INTRODUÇÃO

Saber preparar soluções com composições e concentrações específicas é de suma importância na prática laboratorial, principalmente no que se refere à prática de atividades relacionadas à área da Química. Para isso, é necessário entender e saber aplicar os conceitos relativos ao preparo de soluções.

Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias. Na dissolução de uma substância em outra, a que se dissolveu (disperso) é chamada soluto e o meio em que foi dissolvida (dispersor) é chamada solvente. Ou seja, a substância em maior quantidade é o solvente e a substância em menor quantidade é o soluto.

As soluções podem ser classificadas em: iônicas ou moleculares; insaturadas, saturadas ou supersaturadas; e ainda é comum classificar as soluções em diluídas ou concentradas.

Na solução molecular as partículas dispersas são moléculas, já na solução iônica: as partículas dispersas se encontram na forma de íons.

Sobre a saturação, pode-se afirmar que a solução é insaturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura; saturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido exatamente igual ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura; e supersaturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido superior ao coeficiente de solubilidade da substância nessa temperatura.

Na solução diluída a quantidade de soluto é muito pequena em relação à de solvente, já na solução concentrada a quantidade de soluto é grande em relação à de solvente.

A partir de uma solução concentrada pode-se preparar uma solução diluída. A diluição de solução consiste na adição de um solvente a esta solução, diminuindo a sua concentração. A massa inicial e final do soluto na diluição de soluções permanece constante, apenas volume aumenta e a concentração final torna-se menor do que a inicial. Logo, pode-se concluir que volume e concentração são grandezas inversamente proporcionais, ou seja, o primeiro aumenta à mesma proporção que o segundo diminui e vice-versa.

                   

                                 OBJETIVO GERAL

Preparar soluções a começar de solutos sólidos e soluções diluídas a partir de soluções já existentes.

       

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS

  • Balão volumétrico de 50mL;
  • 2 balões volumétricos de 25mL;
  • Proveta;
  • Béquer de 50mL;
  • Bastão de vidro;
  • Capela de exaustão;
  • Pisseta;
  • Pipeta graduada de 5mL;
  • Pipetador;
  • Pera;
  • Âmbar;
  • Balança analítica;
  • Espátula;
  • Água destilada;
  • Solução de HCl à 37%;
  • NaOH em pastilha.

MÉTODOS

  1. Foram apresentadas a concentração (1M) e o volume (50mL)  da solução de NaOH que seria preparada;
  2. Através da fórmula de molaridade (M) calculou-se a massa de NaOH que devia ser pesada;
  3. O béquer foi colocado sobre a balança analítica e em seguida a mesma foi tarada;
  4. Com a espátula foram colocadas as pastilhas de NaOH no béquer sobre a balança até obtenção da massa de NaOH determinada no cálculo;
  5. Foram transferidos 30mL de água destilada da pisseta para o béquer;
  6. Com o bastão de vidro agitou-se a mistura do béquer até as pastilhas dissolverem-se na água;
  7. A solução do béquer foi transferida para o balão volumétrico de 50mL;
  8. Com a pisseta adicionou-se água no balão volumétrico até que fosse completado o volume de 50mL, formando-se, assim, a solução de NaOH 1M;
  9. A solução do balão foi transferida para o âmbar que logo após foi rotulado;
  10. Foi apresentada a diluição que seria feita: Preparar 25mL de NaOH 0,1M a partir da solução de NaOH 1M;
  11. Através do cálculo da concentração comum foi determinado o volume que seria retirado da solução de NaOH 1M;
  12. O volume determinado foi pipetado, com auxílio da pera, do âmbar que continha a solução de NaOH 1M e foi transferido para o balão volumétrico de 25mL;
  13. A solução do balão foi dissolvida a 25mL de água destilada, formando-se, assim, a solução de NaOH 0,1M;
  14. Foi apresentada a próxima diluição que seria preparada: Preparar HCl 0,1M a partir de HCl 37%;
  15. Através dos cálculos da molaridade (M) e da concentração comum foi determinado o volume que seria retirado da solução de HCl 37%;
  16.  Dentro da capela o volume determinado foi pipetado, com auxílio do pipetador, e transferido para o balão volumétrico de 25mL;
  17. O conteúdo do balão foi dissolvido a 25mL de água destilada, formando-se, assim, a solução de HCl 0,1M.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a apresentação da concentração (1M) e do volume (50mL)  da solução de NaOH que seria preparada a massa de NaOH que seria usada foi determinada através do cálculo da molaridade:

Dados:

Concentração: 1M

Volume: 50mL=0,05L

Massa molar do NaOH: 40g

               M=m/MMxV(L)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com