TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Analítica

Por:   •  1/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 13

                       

INTRODUÇÃO

A análise qualitativa utiliza dois tipos de ensaios : reações por via seca e reações de via úmida. As primeiras são aplicáveis a substâncias sólidas, e as últimas, substâncias em solução (A. Vogel).

A fim de compreender as operações envolvidas nos ensaios de coloração de chama, é necessário ter um conhecimento da estrutura da chama não – luminosa do bico de Bunsen (A.Vogel).

[pic 1]

Figura 1 – Bico de Bunsen e as zonas da chama

Consiste de três partes : um cone interno azul(ADB), compreendendo um gás não queimado, uma ponta luminosa em D (só observamos quando o orifício de ar está ligeiramente fechado), um manto externo( ACBD), no qual produz-se a combustão completa do gás, indicadas na figura1. Em 1 temos a zona oxidante superior; em 2 zona oxidante inferior; em 3 zona redutora superior; em 4 zona redutora inferior; em 5  zona de temperatura mais baixa ,que pode ser empregada para redução de bórax fundido e pérolas semelhantes (A.Vogel).

Retornando aos ensaios de chama,  os cloretos estão entre os compostos mais voláteis , e estes são preparados in situ, misturando o composto com um pouco de ácido clorídrico concentrado antes do experimento. Coloca-se um fio de platina de cerca de 5cm de comprimento, fixado com um cabo que serve de suporte, formando uma alça. Em primeiro lugar, o fio é inteiramente limpo por imersão no HCl concentrado contido num frasco com tampa e então aquecido na zona de fusão da chama . O fio estando limpo não transmite cor a chama. O fio é mergulhado no HCl e então, numa porção da substância de exame, de modo que um pouco desta adira ao fio. Este é introduzido na zona oxidante inferior e, então , se observa a cor transmitida à chama ( A.Vogel ).

As reações por via úmida são feitos com substâncias dissociadas em solução. Percebe-se a ocorrência de formação de precipitado , por desprendimento de gás ou por mudança de cor. A maioria das reações de análise qualitativa é conduzida por via úmida. Pequenos tubos de ensaio de vidro são usados para reações que não requeiram ebulição. Quando um precipitado deve ser separado por centrifugação, geralmente empregam-se um tubo de ensaio com fundo afunilado, conhecido como tubos de centrífuga. A separação entre um precipitado e o líquido sobrenadante é realizado com auxílio de uma centrifuga. As vantagens são : velocidade, concentração do precipitado num pequeno volume, a lavagem do precipitado pode ser efetuada rápida e eficientemente, fácil manipulação dos ácidos concentrados, bases e outros líquidos corrosivos .

É essencial lavar todos os precipitados, a fim de remover a pequena quantidade de solução presente no precipitado; do contrário, este será contaminado pelos íons presentes no centrifugado. As soluções no tubo da centrífuga não podem ser aquecidas livremente na chama. O procedimento mais simples é empregar um aparelho de banho-maria ( A. Vogel).

O reagente é adicionado e a  suspensão é aquecida, até que o precipitado tenha se dissolvido .Realiza-se uma marcha analítica das substâncias para descobrir quais estão sendo eliminadas e quais estão presentes no precipitado.                                                                                                              (A. Vogel).

OBJETIVO

A aula laboratorial teve por objetivo realizar o teste de chama, via seca nos diversos sais contendo: Sódio , Potássio, Cálcio, Bário, Cobre, Estrôncio e avaliar a cor obtida, anotando-os  numa tabela. Realizou-se também o procedimento para separação e identificação dos cátions do grupo V ( Ag , Pb , Hg) , numa marcha analítica de reações químicas.

MATERIAIS UTILIZADOS

Parte 1 – Teste de chama

- Sais contendo  : Sódio , Potássio , Cálcio , Bário , Cobre , Estrôncio separados em recipientes apropriados;

- Alça metálica

- Bico de Bunsen

- HCl concentrado

Parte 2 – Separação e identificação de cátions do grupo 5

- Solução de Cátions contendo íons Ag +, Pb ++, Hg ++

- Tubos de ensaio

- Tubos de centrífuga

- Conta- gotas de plástico de 3 ml

- Solução de  HCl 6 mol/L

- Centrífuga ( CELM COMBAT- 110V )

- Pissete com água destilada

-  Cuba de Banho – Maria

-  Solução de Ácido acético  6 mol/L

- Solução de K2CrO4  1 mol/L

- Solução de NH4OH 6 mol/ L

PROCEDIMENTO : PARTE 1 – Teste de chama

  1. Colocou-se uma pequena porção dos sais em recipientes apropriados e identificados;
  2. Aqueceu-se a alça metálica para verificar se estava sem contaminantes aderidos nela;
  3. Após resfriamento, mergulhou-se alça metálica em solução concentrada de HCl , levou-se até a parte do cone superior da chama do bico de Bunsen e aguardou-se a remoção das impurezas ;
  4. Após resfriamento, procedeu-se o agarramento do sal contendo Estrôncio  na alça e posterior passagem  sobre a parte de menor temperatura  da chama do bico de Bunsen, aguardando como resultado a mudança de cor  da mesma ;
  5. Observou-se os resultados, anotou-se numa tabela
  6. Seguiu-se o resfriamento da alça , a passagem pela solução de HCl concentrada  e novo aquecimento da mesma para remoção de resíduos;
  7. Fez-se os passos  4 a 6 (citados anteriormente ) , para os demais sais de Cobre, Bário, Cálcio, Potássio e por último o Sódio.

 Resultados

       Tabela 1 – Relação Elemento químico e cor observada no teste de chama[pic 2]

            Elemento químico            Cor da Chama               Cor observada[pic 3]

                 Estrôncio                            Amarelo                     Vermelho Carmim

                  Cobre                                 Verde                                Verde

                   Bário                              Verde limão                       Verde claro

                 Cálcio                            Vermelho Tijolo                      Vermelho

                 Potássio                              Violeta                                Violeta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com