TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO SAPONINAS

Por:   •  15/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  1.817 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

RELATÓRIO I: SAPONINAS

MANAUS-AM

SETEMBRO/2015

ADRIANO RODRIGUES

GISELE LIRA

JAIME RIBEIRO

JÉSSICA DE ANDRADE

JÉSSICA DOURADO

JOSEMAR FÁTIMO

LANDERSON VIEIRA

RELATÓRIO I: SAPONINAS

Trabalho apresentado ao Curso de Farmácia, como requisito da nota parcial do 2º semestre, orientado pela Professora Ângela Andrade, que ministra a disciplina de Farmacognosia.

MANAUS-AM

SETEMBRO/2015

SUMÁRIO

  1. OBJETIVO

● Verificar de forma qualitativa e comparativa a presença de saponinas e a atividade hemolítica dos extratos das folhas da carqueja (Baccharis trimera).

  1. INTRODUÇÃO

 Dentre os metabólitos secundários produzidos pelos vegetais, as saponinas constituem uma das classes de maior destaque devido à sua ampla distribuição no reino vegetal e suas importantes atividades biológicas, os glicosídeos saponosídicos são compostos não nitrogenados que se dissolvem em água originando soluções afrógenas (espumantes), devido à sua ação tensoativa, a espuma formada é estável à ação de ácidos minerais diluídos, diferenciando-a daquela dos sabões comuns. Essa propriedade é a mais característica desse grupo de compostos, da qual deriva o seu nome (do latim sapone: sabão).  Essas substâncias de apresentam elevada massa molecular (600 a 2000) e, de modo geral, ocorrem em misturas complexas devido à presença concomitante de estruturas com um número variado de açúcares ou ainda devido à presença de diversas agliconas. O experimento propriamente dito foi realizado com a carqueja, Baccharis trimera (Less) DC (Asteraceae), é uma espécie vegetal de pequeno porte, característica de regiões tropicais muito utilizadas na medicina popular como anti-inflamatória, hipoglicemiante e em tratamento de problemas digestivos (ROCHA,1998).

A saponina presente na planta, apresentou atividade hemolítica devido à capacidade do glicosídeo de se combinar com as moléculas de colesterol presentes na membrana dos eritrócitos, perturbando o equilíbrio interno-externo e promovendo a ruptura da célula com conseqüente havendo a liberação da hemoglobina. O presente trabalho visa contribuir no estabelecimento das relações estruturais envolvidas com as atividades imunoadjuvante e hemolítica de saponinas.

  1. MATERIAIS, EQUIPAMENTOS, REAGENTES.

Matéria prima: Droga Vegetal, folhas da carqueja (Baccharis trimera).

 

  1. Materiais

Béquer 1000 mL

Balão volumétrico de 250mL

Funil

Pipeta graduada de 10mL

Tubos de ensaio de 5mL e 10mL

Vidro Relógio

Papel de filtro ou algodão

Pipetas pasteur

Pisseta

Seringa descartável de 5Ml.

Estante para tubo de ensaio

  1. Equipamentos

Argola

Agitador Magnético

Balança Analítica

Chapa aquecedora ou bico de Bunsen

Centrifuga

Liquidificador

Suporte Universal

  1. Reagentes

Água destilada;

Nacl (Cloreto de Sódio)

Soro fisiológico de NaCl

  1. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

Iniciou-se com o processo de pulverização da droga vegetal, em seguida pesou-se 5g da mesma, adicionando em 100mL de água destilada em um bécker, que foi levada para o agitador magnético para aquecer a solução durante 5 min, para o preparo do decoto, esfriou-se e filtrou-se completando o volume da solução extrativa em 250mL, transferiu-se para o tubo de ensaio 10mL da solução extrativa e agitou-se energicamente por 15 segundos.

Após o preparo da solução extrativa, houve também o preparo da suspensão de hemácias a 5%; retirou-se 3mL de sangue humano, transferiu-se para um tubo de ensaio, adotando um volume padrão de solução salina em 3mL, procedeu-se com a lavagem das hemácias, centrifugando incialmente durante 2min e desprezando o líquido sobrenadante. Repetiu-se o processo de lavagem por pelo menos três vezes, retirou-se 1mL do concentrado de hemácias e adicionou-se 5mL de NaCl a 0,85%, homogeneizando-a, procedeu-se ainda adicionando 4mL do extrato aquoso em um tubo de ensaio (I) e isotonizou-se com 0,036g de NaCl, afim de obter  solução a 0,9%. Em seguida adicionou-se 2mL de uma suspensão de hemácias a 5% em solução fisiológica, homogeneizou-se cuidadosamente deixando-a em repouso por 5min. Em outro tubo de ensaio (II), adicionou-se 4mL de solução fisiológica e 2mL de suspensão de hemácias, que servirá como controle. Para acelerar o processo das duas soluções e verificar se houve ou não ação hemolítica, centrifugou-se as mesmas durante 5min a 3500rpm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (547.2 Kb)   docx (406.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com