TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO

Por:   •  30/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 7

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga,

Teresina, Brasil. CEP: 64049-550 Contato: 3215 5870

farmaciatheufpi@gmail.com

BRUNO DE SANTANA SANTOS

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO

CURSO DE FARMÁCIA – UFPI

ESTÁGIO II

JULHO/2021

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga,

Teresina, Brasil. CEP: 64049-550 Contato: 3215 5870

farmaciatheufpi@gmail.com

Bruno de Santana Santos

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO

ESTÁGIO II

Relatório de atividades do estágio II

(45 horas) apresentado ao curso

de Farmácia como requisito para

conclusão do estágio.

Profº: MAURICIO PIRES DE MOURA DO AMARAL

1.INTRODUÇÃO

A disciplina de Estágio II ofertada no semestre 2020.2 de forma remota, teve enfoque na divulgação científica com abordagem histórica e de diferentes aspectos que envolvem a toxicologia, por meio da rede social Instagram.com na página caderno de toxicologia. O estágio se deu a partir da elaboração de publicações na referida rede social, feita de forma semanal com a elaboração de texto baseando-se em artigos científicos escolhidos pelo docente Mauricio Pires de Moura do Amaral, na qual o conteúdo de texto e imagens passava pelo crivo do mesmo, revisando todo o material.

Esse estágio gerou uma série de publicações no Instagram com embasamento em artigos, de modo a tornar o conhecimento acessível ao maior número de pessoas. As publicações envolveram os mais diversos temas como a hepatoxidade por medicamentos, o surgimento da toxicologia forense, o histórico de desenvolvimento de armas química e outros temas de grande importância no meio da toxicologia associado ao uso de medicamentos.

No decorrer desse estágio permitiu abordar aspectos essenciais envolvendo o uso de medicamento e a evolução de diferentes ramos da toxicologia, assim como implicações de seu uso.

Foram realizados ao longo da disciplina de Estágio II, sob supervisão do Prof. Dr. Mauricio Pires de Moura do Amaral diversas publicações de cunho científico na página @caderno_de_toxicologia na rede social instagram.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

O estágio II foi muito proveitoso acerca do agregamento de conhecimento apesar dos empecilhos imposto pela pandemia de Sars-CoV-2, que exigiu uma abordagem diferencia no decorrer da disciplina. O estágio II rendeu publicações que tiveram como base a leitura de artigos que envolviam os temas tratados, aliando as discussões e explicações sobre o tema. Rendendo algumas publicações como alucinógenos e seu potencial terapêutico, defesa química, arsênico e o surgimento da toxicologia forense, mecanismo de hepatoxidade e neurotoxidade da ivermectina, hepatoxidade medicamentosa e sobredosagem. Essas publicações permitiram adquirir conhecimento que são essenciais no desenvolvimento de um bom profissional farmacêutico.

. Na publicação sobre sobredosagem foi tratado quais medicamentos estavam mais propensos a causar efeitos deletérios em caso de ingestão em doses dupla, objetivo de determinar quais medicamentos ou classes de medicamentos são mais propensas a causar efeitos adversos, traçando um paralelo com as faixas etárias e os medicamentos que causam mais casos de ingestão em sobredosagem. Além de estabelecer as manifestações mais comuns relacionadas as determinadas classes de medicamentos, foi possível perceber a importância e cuidados que o paciente deve ter com controle da ingestão de medicamentos e que determinados públicos exigem cuidados diferentes em relação a classes de medicamentos que os mesmos estão mais propensos em realizar a ingestão em dose dupla.

. Na segunda temática, rendeu uma publicação sobre hepatoxidade, foi tratada as possíveis implicações da ingestão de medicamentos. Compreendendo que grande parte dos medicamentos usados rotineiramente tem potencial de toxidade hepática e que o fígado é um órgão central no processo de biotransformação de fármacos, já que uma das manifestações é que os mesmos promovem alterações metabólicas, como alteração enzimática caracterizando lesão hepática.

. Na publicação seguinte foi tratado dos mecanismos de hepatoxidade e neurotoxidade da ivermectina, foi tratado de aspectos, como a descoberta da mesma até a evolução de seu uso e benefícios da mesma no tratamento de várias parasitoses como a oncocercose, e uso off label. Porém, a toxidade da mesma foi o foco, sendo abordado aspectos como polimorfismos que afetam a metabolização da mesma, na qual, forma os mecanismos que estão relacionados a neurotoxidade e hepatotoxidade.

. A publicação posterior o papel do arsênico e o surgimento da toxicologia forense, com o seu uso difundido por grande parte população no século XIX, o arsênico era utilizado cotidianamente para diversas finalidades:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com