TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  18/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA

LUÍS HENRIQUE ANTUNES VIEIRA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

CAJAZEIRAS/PB

2018

LUÍS HENRIQUE ANTUNES VIEIRA

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório de estágio do Curso de Graduação em Farmácia, da Faculdade São Francisco da Paraíba em cumprimento aos requisitos para obtenção de nota na disciplina de estágio supervisionado III.

CAJAZEIRAS - PB

2018


  1. APRESENTAÇÃO

  1. Dados de identificação

NOME DO ESTAGIARIO: LUÍS HENRIQUE ANTUNES VIEIRA

MATRICULA: 4141223
ESTÁGIO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
LOCAL: PHITOFARMA  

ENDEREÇO: RUA: CORONEL PEBA, 234, CENTRO- CAJAZEIRAS / PB

CIDADE: CAJAZEIRAS

HORÁRIO DO ESTÁGIO: 13:00 ÁS 17:00 HORAS.

SUPERVISOR ACADÊMICO: KATYENNE MACIEL SOARES (CRF02947PB).
ANO: 2018


  1. INTRODUÇÃO

A Farmácia Magistral é o estabelecimento de saúde em que os medicamentos são preparados de forma personalizada, individualizado, sem corantes e conservantes, facilitando o uso de tal fármaco para aqueles que têm dificuldades de ingerirem comprimidos e/ou cápsulas, e outras mais. Este setor exige do profissional farmacêutico que nele atua um amplo conhecimento das patologias humanas, dos recursos farmacotécnicos, dos fármacos, da garantia da qualidade e entre outros, para assim, estar apto a produzir e propor soluções em medicamentos ajustadas às necessidades individuais dos pacientes.

A manipulação no Brasil confunde-se com a história da farmácia, uma vez que foram os jesuítas que trataram de instituir as primeiras enfermarias e boticas em seus colégios. Nestas boticas os Jesuítas dispensavam drogas e medicamentos, onde preparavam remédios com plantas medicinais nativas.

Atualmente, a farmácia de manipulação exerce um papel de extrema importância nos cuidados para com a saúde e, é, por isso, um segmento que vem se destacando no cenário de medicamentos brasileiro, sendo o ramo da profissão que mais cresceu nos últimos anos. É também um dos ramos que mais emprega farmacêuticos no Brasil e que melhor os remunera, porém, exige do profissional intensa e constante atualização e aperfeiçoamento.

Os medicamentos manipulados possuem varias vantagens frente aos industrializados, como por exemplo, a economia, segurança, associação de medicamentos, disponibilidade de mercado, dosagem individual, rótulo personalizado e relacionamento médico-farmacêutico. Já os medicamentos industrializados são produzidos nas indústrias em grandes quantidades, utilizando equipamentos que têm capacidade para fabricar lotes de até milhares de unidades. São produzidos em dosagens ou concentrações padronizadas, de modo a serem utilizados por um grande número de pacientes.

A fórmula manipulada é a única que atende as necessidades individuais do paciente.  A manipulação traz segurança por seguir as normas das Boas Práticas de Manipulação, determinadas pelo Ministério da Saúde.  Além disso, a qualidade das matérias-primas utilizadas e processo de manipulação são rigorosamente controlados.

Contudo, sempre que necessário medico prescritor e o farmacêutico trocam informações e esclarecem duvidas para garantir a saúde do paciente. As farmácias de manipulação hoje dispõem de um grande número de fármacos, que só existem em outros países ou foram descontinuados n a indústria farmacêutica nacional.

  1. OBJETIVOS

  • Analisar e entender as práticas do profissional farmacêutico na farmácia de manipulação.
  • Exercer as funções básicas de manipulação de medicamentos.
  • Entender o porquê da importância do farmacêutico na farmácia de manipulação.
  1. JUSTIFICATIVA

 O profissional Farmacêutico deve estar presente e apto para resolver qualquer situação que esteja ao seu alcance, pois qualquer erro ou negligencia de qualquer outra pessoa será responsabilidade do farmacêutico, pois é dele o papel de analisar e usar das boas práticas de manipulação para que o(s) medicamento(s) sejam dispensados nas suas perfeitas condições e de acordo com o que o médico ou o paciente/cliente exigiu.

  1. DESENVOLVIMENTO

O estágio Supervisionado III – de Farmácia de Manipulação, foi realizado na Phitofarma, localizada na cidade de Cajazeiras-Pb, na rua Coronel Peba, 234, no Centro da cidade, sendo realizadas as atividades de manipulação nos locais adequados para cada tipo de medicamento, no nosso estágio foram realizadas as práticas em sólidos e semissólidos, ou seja, cápsulas e gel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (745.1 Kb)   docx (488.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com